
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
No processo de planificação do trabalho pedagógico, o professor deverá analisar e prever quais resultados pretende obter em relação às aprendizagens dos alunos.Em um curso de formação continuada ofertado a professores da educação superior, adotou-se a seguinte sistemática avaliativa: após estudarem diferentes metodologias de ensino e aprendizagem, os professores aplicaram os conhecimentos aprendidos no curso de formação em turmas de alunos dos cursos de graduação nos quais eles atuavam como docentes; ao final, os professores apresentaram aos colegas do curso de formação suas dificuldades e sucessos durante o processo, como forma de reflexão para melhorar sua própria atuação docente em sala de aula. Foram aprovados nesse curso de formação os professores que conseguiram elaborar uma reflexão acerca de sua atuação e propor mudanças na postura docente.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de a...

Considerando a pirâmide de aprendizagem apresentada na figura precedente, em que as porcentagens indicam as taxas médias de retenção da informação com relação a cada atividade apontada, julgue os itens a seguir, acerca de aspectos pedagógicos e técnico-didáticos do treinamento.
A utilização de apenas uma das atividades apresentadas na pirâmide é suficiente para garantir uma aprendizagem efetiva.
Com referência aos temas transversais, eles “abrem a possibilidade de um trabalho integrado de várias áreas”, oferecendo bastantes possibilidades de uso efetivo das linguagens oral e escrita. Que situação de uso da língua portuguesa NÃO deve enquadrar-se nessas possibilidades?
O professor, no processo de produção de textos escritos, deve basear a sua prática didático-pedagógica na expectativa de que o aluno: 
A partir da tirinha acima, julgue os itens subsequentes, considerando a intencionalidade da prática pedagógica e suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula.
O ensino das ciências da natureza nos anos iniciais tem como objetivo o desenvolvimento da cidadania, por meio da utilização dos conhecimentos científicos e tecnológicos.