12071 Q891995
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
De acordo com a Lei n. 9.394/1996, o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
12072 Q891994
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
Como se sabe, a mediação entre professores, conteúdos e alunos é uma condição para que a avaliação formativa ocorra. Nessa concepção, a avaliação possui o objetivo de:
I – regular os processos de aprendizagem para que a escola possa formar as turmas por meio de mérito. II – acompanhar a forma como o aluno aprende e orientar o professor para ajustar suas ações pedagógicas. III – orientar os professores para que possam tomar decisões quanto à hierarquização das aprendizagens dos alunos.
12073 Q891993
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP

No que se refere à organização do trabalho pedagógico, é necessário atentar-se que:


I – As escolhas pedagógicas devem ser diversificadas, observando a organização estrita dos grupos por faixas etárias, uma vez que as crianças aprendem fundamentalmente com os adultos.

II – A função indissociável do cuidar e educar é finalidade da Educação Infantil, manifestando-se apenas nas rotinas dedicadas aos cuidados especialmente dos bebês.

III – A criança e suas diferentes formas de conhecer o mundo, o que envolve brincar, movimentar-se e expressar sentimentos, levam o(a) professor(a) a criar situações diversificadas que envolvam a imaginação, a criatividade, a curiosidade e a ...

12074 Q891992
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
No que se refere às regras de organização da Educação Infantil prevista na Lei n. 9.394/1996, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Atendimento à criança de, no mínimo, 5 horas diárias para o turno parcial e de 6 horas para o turno integral. II – Avaliação mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. III – Capacitação do aluno para aprender, obtendo pleno domínio da leitura, escrita e do cálculo.
12075 Q891991
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
No que tange ao processo de alfabetização, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O letramento é a forma pela qual as pessoas funcionam no discurso da sociedade. II – O letramento se dá apenas na escola. III – O letramento e a alfabetização são fenômenos independentes.
12076 Q891990
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
De acordo com o artigo 26 da Lei n. 9.394/1996, é obrigatório(a) nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados:
12077 Q891989
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
No que se refere à função social da escola, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Os professores e diretores precisam responder às necessidades diversas de seus alunos e famílias. II – As escolas públicas têm apenas uma missão e selecionam as famílias que aceitam tal missão. III – As escolas públicas devem contribuir para a construção de cidadãos competentes, tolerantes e ativos.
12078 Q891988
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
No que se refere às contribuições dos estudos relacionados aos paradigmas educacionais modernos e contemporâneos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As formas atuais de legitimação do conhecimento, o papel das universidades, das empresas financiadoras de pesquisa nesse processo. II – O impacto da linguagem da informática na reorganização dos saberes e das disciplinas acadêmicas. III – A hipótese do fim das metanarrativas e suas implicações na articulação entre fins e valores da educação.
12079 Q891987
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
No que se refere aos desafios da educação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Criar estratégias que possam reverter o analfabetismo digital, para além do acesso aos equipamentos. II – Garantir uma educação atrelada prioritariamente aos apelos do mundo do trabalho. III – Ampliar o acesso à educação visando à continuidade dos estudos e a uma educação permanente.
12080 Q891986
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: Avança SP
“Apresenta indicações sobre conhecimentos, aptidões, interesses (ou outras qualidades do aluno). Determina a posição dos alunos no início de uma unidade de ensino, período ou ano, além das causas subjacentes de dificuldade de aprendizagem”. O tipo de avaliação descrito acima é o seguinte: