11641 Q892425
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP
Segundo as Diretrizes para Educação Básica, na organização modalidade de Educação Especial, os sistemas de ensino devem observar as seguintes orientações fundamentais, EXCETO:
11642 Q892424
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP
A Educação Inclusiva aposta na escola como comunidade educativa, defendendo um ambiente de aprendizagem diferenciado e de qualidade para todos os alunos. É uma escola que reconhece as diferenças, desenvolve-se com essa diversidade, dando sentido e significado ao ensino. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque V (verdadeiro) ou F (falso).

? De acordo com a filosofia da escola inclusiva, todas as crianças devem ser educadas numa escola isenta de barreiras pedagógicas, de organização administrativa e de gestão de recursos.
? Perante um idealismo desejável que associa a inclusão, aos direitos humanos e à equidade social é dispensável que os docentes demonstrem atitudes inclusivas nas suas práticas.
? O princípio da inclusão apela para uma escola que t...
11643 Q892423
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP
Assinale a INCORRETA. A execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
11644 Q892422
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP
Assinale a INCORRETA. As etapas da Educação Básica têm previsão de idades próprias, as quais, no entanto, são diversas quando se atenta para sujeitos com características que fogem à norma, como é o caso, entre outros:
11645 Q892421
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP
Gardner desenvolveu a teoria das Inteligências Múltiplas, abaixo está descrita a definição de uma delas, assinale entre as alternativas o nome dessa “inteligência”.

É a capacidade de comunicação verbal e não-verbal e a percepção de reconhecer as intenções e emoções do outro. Habilidade em trabalhar em grupo, tendo como forma mais avançada de ler a pessoa, mesmo que ela tente esconder seus desejos, intenções, medos e crenças, distinguindo o temperamento, humor e motivações. Associa-se à empatia, à relação com o outro e sua plena descoberta. (DIEDERICHS, s/d).
11646 Q892420
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP
De acordo com as Diretrizes para Educação Básica a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas:
I. Avaliação da aprendizagem. II. Avaliação de redes de educação básica. III. Avaliação institucional interna e externa.
Estão CORRETAS:
11647 Q892419
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP

De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória). Analise as afirmativas a seguir sobre tais funções e marque V (verdadeiro) ou F (falso).


? A avaliação diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer.


? A avaliação formativa é utilizada objetivando pré-determinar a maneira pela qual o educador deverá encaminhar, através ...

11648 Q892418
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP
O cuidar, o educar e o brincar devem ser considerados importantes para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. Cuidar necessita construir vínculos entre quem cuida e quem é cuidado, envolve habilidades em observar as especificidades, individualidade, ideias e emoções da criança e ajudá-la em todos os seus aspectos.
II. O Cuidar envolve questões afetivas, biológicas, como alimentação e cuidados com a saúde e higiene da criança, porém o Cuidar não deve ser considerado parte integrante da educação.
III. O Cuidar na perspectiva da Educação Infantil é uma ação cidadã, da qual os professores necessitam estar atento e ter consciência dos direitos das crianças, que é um ser ativo em todo o processo, devendo contribuir eficientemente...
11649 Q892417
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP

Leia o trecho a seguir:


O conceito de letramento surgiu de uma ampliação progressiva do próprio conceito de alfabetização. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa apresenta a seguinte definição estrita de alfabetização. Ela é o “ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras”. Assim, uma pessoa alfabetizada é entendida como aquela que domina as “primeiras letras”, que domina as habilidades básicas ou iniciais do ler e do escrever.



Fonte: Soares, Magda. Alfabetização e letramento: caderno do professor / Magda Becke...

11650 Q892416
Pedagogia
Ano: 2020
Banca: GUALIMP
Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas através do seu próprio Estatuto, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, como é realizado o processo de renovação dos conselheiros, dentre outros assuntos que competem a essa instância. Neste sentido, cabe aos conselhos escolares, EXCETO: