6581 Q945893
Pedagogia Principais Autores Paulo Freire
Ano: 2023
Banca: FGV
“O professor que desrespeita a curiosidade do educando, o seu gosto estético, a sua inquietude, a sua linguagem, mais precisamente, a sua sintaxe e a sua prosódia; o professor que ironiza o aluno, que o minimiza, que manda que ‘ele se ponha em seu lugar’ ao mais tênue sinal de sua rebeldia legítima, tanto quanto o professor que se exime do cumprimento de seu dever de propor limites à liberdade do aluno, que se furta ao dever de ensinar, de estar respeitosamente presente à experiência formadora do educando, transgride os princípios fundamentalmente éticos de nossa existência.”
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Com base no trecho acima, é correto afirmar que o professor deve
6582 Q945892
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença
Ano: 2023
Banca: FGV
“Pensar em práticas educacionais inclusivas implica na compreensão da garantia de direito de todos às condições materiais concretas para a efetivação das aprendizagens e desenvolvimento, de modo que a organização do espaço escolar as ofereça a todos os estudantes, indiferente de sua condição física, social, emocional, cognitiva, étnica, cultural, de gênero, religiosa ou econômica.”
São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Vulnerabilidade e educação. São Paulo: SME/COPED, 2021.
Com base no trecho, assinale a opção que apresenta corretamente uma perspectiva educacional inclusiva.
6583 Q945891
Pedagogia Principais Autores Paulo Freire
Ano: 2023
Banca: FGV
Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Ana Maria Saul e Alexandre Saul, 2017 (adaptado).
Segundo o infográfico acima, é correto afirmar que o saber/fazer docente na obra freireana
6584 Q945890
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Teorias e Práticas para o Ensino de Artes
Ano: 2023
Banca: FGV
Leia o fragmento a seguir.
A cultura maker, também chamada de movimento maker, parte do princípio de que pessoas comuns realizam ações de forma individual ou coletiva e buscam a solução de problemas ou a execução e viabilização de suas ideias e planos.
De acordo com o fragmento acima, a cultura maker também é conhecida como
6585 Q945889
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Teorias e Práticas para o Ensino de Artes
Ano: 2023
Banca: FGV
A robótica educacional está ligada a um movimento de apropriação de tecnologia na prática e do “aprender fazendo”, características que combinam com os princípios da cultura maker. Nesse contexto, sugiram as propostas de Fab Labs. Sobre as Fab Labs, assinale a afirmativa correta. 
6586 Q945888
Pedagogia Tecnologias Educacionais
Ano: 2023
Banca: FGV
Segundo o Currículo da Cidade de São Paulo, que tem como foco promover o pensamento computacional por meio de uma abordagem construcionista, assinale a opção que indica os três eixos estruturantes das tecnologias para a aprendizagem.
6587 Q945887
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Teorias e Práticas para o Ensino de Artes
Ano: 2023
Banca: FGV
O professor deve promover práticas pedagógicas diferenciadas, reflexivas, colaborativas e dialógicas que, necessariamente, utilizem TIC, para que as crianças e os jovens vivenciem situações de possíveis usos das TIC, sempre com base em seus hábitos, crenças e atitudes, de maneira que se apropriem delas nas mais variadas situações de vida na sociedade.
De acordo com a afirmativa, assinale a opção que indica o objeto de conhecimento ligado ao terceiro eixo do currículo de Tecnologia para Aprendizagem.
6588 Q945886
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2023
Banca: FGV
Assinale a opção que identifica corretamente uma finalidade da educação básica a partir do Ensino Médio, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/1996).
6589 Q945885
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio
Ano: 2023
Banca: FGV
A alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação pela Lei nº 13.415/2017 substitui o modelo único de currículo do Ensino Médio.
Sobre esta mudança, é correto afirmar que
6590 Q945884
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Educação Sexual: na família, na escola
Ano: 2023
Banca: FGV
“O processo de ‘fabricação’ dos sujeitos é continuado e geralmente muito sutil, quase imperceptível. Antes de tentar percebê-lo pela leitura das leis ou dos decretos que instalam e regulam as instituições ou percebê-lo nos solenes discursos das autoridades (embora todas essas instâncias também façam sentido), nosso olhar deve se voltar especialmente para as práticas cotidianas em que se envolvem todos os sujeitos. São, pois, as práticas rotineiras e comuns, os gestos e as palavras banalizados que precisam se tornar alvos de atenção renovada, de questionamento e, em especial, de desconfiança.” LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 2014.
O trecho acima discorre sobre a influência dos ambientes institucionais na construção das diferenças, o que inclui a escola...