Questões de Pedagogia da CONSULPLAN

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Pedagogia da CONSULPLAN

#Questão 1052380 - Pedagogia, , CONSULPLAN, 2022, MPE-PA, Técnico – Pedagogo

De acordo com José Carlos Libâneo, na obra “Pedagogia e pedagogos para quê?”, o curso de Pedagogia deve “formar um profissional qualificado para atuar em diversos campos educativos, para atender demandas socioeducativas do tipo formal e informal e não formal [...]”. Nessa abordagem, a pedagogia não escolar orienta-se por princípios que consideram a necessidade de: 

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e de seu sistema de ensino, terão a incumbência de:


I. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.


II. Promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas.


III. Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.


IV. Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.


Está correto o que se afirma apenas em

#Questão 1052381 - Pedagogia, , CONSULPLAN, 2022, MPE-PA, Técnico – Pedagogo

Os jesuítas foram os principais educadores de quase todo o período colonial, atuando no Brasil, de 1549 a 1759. No contexto de uma sociedade de economia agrário-exportadora-dependente, explorada pela metrópole, a educação não era considerada um valor social importante. A tarefa educativa estava voltada para catequese e a instrução dos indígenas; entretanto, para a elite colonial, outro tipo de educação era oferecido. O plano de instrução era consubstanciado no Ratio Studiorum, cujas características eram:
I. O ideal era a formação do homem universal e cristão. A educação se preocupava com o ensino de cultura geral, enciclopédico e alheio à realidade da vida de colônia. A visão era de que o homem é constituído por uma essência universal e imutável, que deve empenhar-se para atingir a perfeição, para fazer por merecer a dádiva da vida sobrenatural.
II. A ação pedagógica dos jesuítas foi marcada pelas formas críticas de pensamento contra o pensamento dogmático. Privilegiava o exercício da memória e o desenvolvimento do raciocínio; dedicava atenção ao preparo dos padres-mestres, dando ênfase à formação do caráter e à formação psicológica para conhecimento de si e do aluno.
III. O enfoque sobre o papel da didática, ou melhor, da metodologia de ensino, como é denominada no código pedagógico dos jesuítas, está centrado em seu caráter meramente formal, tendo por base o intelecto, o conhecimento e marcado pela visão existencialista de homem.
Está correto o que se afirma em

As teorias curriculares nos auxiliam a compreender a realidade curricular na medida em que analisam, interpretam e criam novas acepções sobre o currículo. No decorrer da história da educação, foram sistematizadas três teorias sobre o currículo: teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas. Cada teoria, diferentemente, tem contribuído para a discussão, a produção e o desenvolvimento curricular, em determinado contexto histórico.” 


Considerando o exposto, relacione as teorias às características indicadas a seguir. (Um número poderá se repetir.)


1. Tradicionais.

2. Críticas.

3. Pós-críticas.


( ) O currículo é concebido como uma questão técnica, com função burocrática e organizativa, cujo planejamento deveria alcançar a eficácia na mudança de comportamento do aluno.


( ) Não se preocupam em estabelecer modelos ou técnicas de organização do currículo, mas em questionar e desenvolver conceitos que levem à compreensão sobre o que o currículo faz com as pessoas. Analisa a relação entre ideologia e currículo a partir do cotidiano escolar.


( ) O currículo deve ser pensado e estruturado a partir dos princípios do pensamento educacional moderno, tais como: racionalidade; neutralidade; disciplinarização; unidade; centralidade; verdade; linearidade; dentre outros. O currículo deve ser como uma rede complexa que contemple as diferentes dimensões afetiva; cognitiva; social; e, ética dos sujeitos.


( ) O sistema educacional deveria ser tão eficiente quanto uma empresa desse setor, desenvolvendo as capacidades necessárias aos indivíduos para atuarem no mundo produtivo, devendo o currículo especificar os objetivos e os resultados pretendidos, estabelecer métodos e formas de avaliação para controle do processo educativo, assim como a indústria faz em seu processo de produção.


A sequência está correta em 

É correto afirmar que essa aula aplicou qual(is) tipo(s) de conhecimento(s)?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis