551 Q145596
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

A motivação está presente como processo em todas as esferas de nossa vida – no trabalho, no lazer, na escola. A preocupação do ensino tem sido a de criar condições tais, que o aluno se motive a estudar. A motivação é, portanto, o processo que mobiliza o organismo para a ação. Isso significa que, na base da motivação, está sempre um organismo que apresenta uma necessidade, um desejo, uma intenção, um interesse, uma vontade, uma predisposição para agir.

 O estudo da motivação considera três tipos de variáveis:

552 Q145594
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

O Dr. Cipriano Carlos Luckesi vem expondo e sinalizando em seus escritos e falas a diferença entre avaliar e examinar. O ato de examinar tem como função a classificação do educando, minimamente, em “aprovado ou reprovado”, no máximo, em uma escala mais ampla de graus, tais como notas. Ao ato de examinar não importa que todos os estudantes aprendam com qualidade, mas somente a demonstração e a classificação dos que aprenderam e dos que não aprenderam. Eisso basta. Diversamente, o ato de avaliar tem como função investigar a qualidade do desempenho dos estudantes, tendo em vista proceder a uma intervenção para a melhoria dos resultados, caso seja necessário. Assim, a avaliação é diagnóstica. Nesse sentido, é correto afirmar que o ato de avaliar:

553 Q145590
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Em uma escola, um aluno com aproveitamento superior ao mínimo exigido e percentual de faltas superior a 25% deve ser:

554 Q145588
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Sobre a avaliação do rendimento escolar NÃO é correto afirmar que:

555 Q145586
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Consideremos pedagogia como a área de conhecimento que estuda a educação no seu todo e na sua historicidade, segundo o prof. Libâneo: “As disciplinas, que estudam a educação sob um determinado ângulo, são denominadas pedagógicas.” Entre as disciplinas pedagógicas está a Didática que tem como objeto de estudo:

556 Q145584
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Podemos afirmar que fazem parte de um planejamento de aula:

557 Q145582
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Guimarães Rosa (FGR)

A tirinha do Calvin ilustra a relação professor/aluno e o fazer pedagógico. Observando a tirinha e tendo como base o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que estabelece as incumbências do docente, marque a alternativa INCORRETA:

558 Q145580
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Guimarães Rosa (FGR)

Cada portfólio é uma criação única porque o aluno seleciona as evidências de aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido. Tendo como referência o trabalho com o portfólio, podemos afirmar, EXCETO:

559 Q145577
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: Fundação Guimarães Rosa (FGR)

Sobre as recomendações metodológicas para favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita, marque a alternativa INCORRETA:

560 Q145566
Pedagogia
Ano: 2012
Banca: CEC Concurso

Considere a seguinte situação para responder às questões 29 e 30.

Analise as seguintes afirmativas em relação à atividade realizada pela aluna em questão. Depois, assinale a alternativa correta:

I. Caroline não conhece o significado da palavra CASA.

II. Caroline sabe que o som [S], no final da palavra CASAS, indica o plural, mas ainda não sabe representar alfabeticamente essa ideia.

III. Em hipótese alguma há lógica na representação escrita da palavra CASAS (no plural).

IV. Na escrita da palavra CASAS (no plural), a aluna repete a pala...