Para Horn (2003), alguns aspectos revelam a concepção pedagógica do educador, quais sejam:
I. O modo como organiza materiais e móveis.
II. A forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem.
III. O olhar do educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula.
Quais estão corretas?
A história mostra que, durante muito tempo, não havia instituição que junto com a família ajudasse e compartilhasse no desenvolvimento da criança. O surgimento das instituições de Educação Infantil ocorreu, conforme afirma Craidy (2001), junto ao aparecimento do pensamento e da escola moderna. As creches e pré-escolas, por sua vez, surgem associadas ao trabalho materno fora de casa com a revolução industrial e, também, ao fato de que:
I. Muitas teorias da época se interessavam em descrever as crianças, sua natureza moral e as suas inclinações boas ou más.
II. Surgiram diversas ideias novas sobre a infância e o papel da criança na sociedade.
III. Desta maneira, haveria uma seleção das crianças conforme a classe social a que pertenciam.
Quais...
De acordo com o pensamento de Hoffmann (1998) em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um dos princípios norteadores da avaliação mediadora para fundamentar a elaboração de registros de avaliação é o da complementariedade.
( ) A avaliação na Educação Infantil é justificada pela interação adulto/criança e não as certezas, os julgamentos e as afirmações inquestionáveis sobre o que ela é ou não capaz de fazer.
( ) Conceber a avaliação implica em conceber a criança que se avalia, sendo que essa é uma prática neutra.
( ) É possível uniformizar e padronizar o que se observa de cada uma das crianças de um grupo.
( ) O processo avaliativo mediador também pod...
O conteúdo educacional varia de uma sociedade para outra, de acordo com os fatores e interesses dos diversos segmentos sociais. Libâneo (2001) afirma que a pedagogia intervém na prática educativa dando-lhe sentido e condições organizativas e metodológicas, mostrando, assim, a intencionalidade como o traço mais característico da prática educativa. Sobre a intencionalidade, analise as assertivas abaixo:
I. É o fator que reduz drasticamente o poder do docente em relação ao espaço escolar e a sala de aula.
II. É a dimensão ética e normativa da prática educativa.
III. Obriga os educadores a considerarem os conteúdos culturais veiculados pela mídia.
Quais estão corretas?