A educação obrigatória é uma experiência universal inerente às sociedades do mundo moderno. Consiste em um projeto educativo reconhecido como um direito universal que deveria contribuir para a inclusão social e para o progresso da humanidade. Assinale a proposição verdadeira:
Os pedagogos como agentes sociais capazes de atuar no e sobre o universo educativo devem assumir a condição de protagonistas e produtores de sua profissão em constante articulação com o desenvolvimento de redes formativas que propiciem a troca de experiências e partilha de saberes. Os especialistas podem exercer esse papel
Conforme o autor assinale a alternativa correta:
O papel do Pedagogo – Orientador Educacional diante das perspectivas atuais deve ser numa dimensão:
O espaço escolar representa um modelo organizacional constituído por diferentes segmentos que interagem permanentemente, cada qual com capacidade de promover intervenções, a fim de concretizar o ato pedagógico. O Pedagogo - Orientador pode contribuir como:
I. Construtor de projetos inseridos no projeto político-pedagógico.
II. Pesquisador da realidade.
III. Articulador na prática educativa.
IV. Controlador dos problemas dos alunos.
Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:
Sobre o papel do professor na instituição escolar, é correto afirmar:
O Pedagogo que pretende atuar junto às camadas populares, precisa levar em consideração aspectos sociais, psicológicos e educativos. Com base neste pensamento, analise as afirmativas abaixo.
I. Ao considerar a dimensão individual e a social em relação ao trato com crianças e adolescentes em situação de risco ou exclusão social, é preciso respeitar as diferenças. Para isso, as medidas sócio-educativas devem ter um caráter disciplinador, isolando-os e evitando a sua interação com outros menores, repressor e punitivo para evitar desvios de conduta, baseando-se nas experiências negativas como exemplos, para evitar que estes adolescentes e jovens retornem às situações de risco e/ou à criminalidade.
II. Em relação à questão da identidade cultural, Freire apresenta contribuiçõe...
Sobre os novos caminhos para a ação do pedagogo, alguns autores defendem que cabe a este profissional assumir com os educadores uma postura de parceria, ao invés de imposição. Esta forma de atuar pode servir tanto à burocracia estatal quanto à escola, ajudando a torná-la viável, autônoma e sedutora. Com base nesta reflexão, analise as afirmativas abaixo.
I. "Agir de modo autoritário não combina com a educação, mas perder a autoridade também não." (Pedro Demo)
II. "A questão fundamental é realmente a nova maneira de conceber a autoridade dentro da organização."(Myrthes Alonso)
III. "(...) o poder não é principalmente manutenção e reprodução das relações econômicas, mas, acima de tudo, uma relação de força....
De acordo com Philippe Perrenoud in Construir as Competências desde a Escola, analise as afirmativas a seguir.
I. Trabalhar na perspectiva de construir competências e habilidades, implica transformar a relação dos professores com o saber, suas metodologias em sala de aula, a forma como lidam com os alunos, o currículo, a avaliação e a produção do conhecimento.
II. É possível desenvolver competências e habilidades nos alunos, se houver investimento na construção da identidade do professor e no desenvolvimento de suas próprias competências profissionais.
III. Desenvolver competências no contexto escolar implica lidar com desafios e tarefas complexas, mobilizando saberes diversos para...
O professor Dermeval Saviani, em seu livro Escola e Democracia, propõe que a concepção de Louis Althusser sobre a escola como Aparelho Ideológico de Estado seja colocada no rol das correntes "crítico-reprodutivistas", isto porque:
Em relação às mudanças ocorridas na educação do sistema e no sistema educacional brasileiro, observamos que, nas últimas décadas, o MEC tem apresentado algumas propostas e diretrizes para nortear a prática pedagógica, o currículo e a avaliação na Educação Básica. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo.
I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais são documentos que possuem estas orientações, embora não se constituam em definições que devam ser seguidas rigorosamente.
II. A partir do momento em que o MEC cria os PCNs, o Governo Federal soluciona os problemas educacionais brasileiros na medida em que centraliza as ações pedagógicas, os c...
A Educação é o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada. A partir desse conceito, entende-se que o ensino:
I- tem a finalidade de promover o crescimento pessoal do aluno mediante a assimilação e a aprendizagem da experiência social culturalmente organizada.
II- corresponde a um plano de ação organizado pelo Poder Público.
III- está necessariamente vinculado às práticas pedagógicas construtivistas.
IV- é a resposta coletiva que um grupo s...
Leia e analise o texto a seguir.
Dentre as novas competências julgadas prioritárias para o ensino, o texto acima refere-se:
De modo geral, o currículo orientado para a construção de competências consiste, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, em transformar o sistema educacional tradicional em um sistema de ensino reflexivo. Sobre esta questão, analise as afirmativas.
1. Interdisciplinaridade e contextualização compreendem partes significativas do ensino por competências.
2. A formação por estímulos a respostas originais e criativas são características da Escola Tradicional.
3. O ensino do conhecimento fragmentado está voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades.
4. Os exercícios que reproduzem informações integram de maneira consistente o modelo da Escola Tradicional.
5. A utilização de meios de comunicação e informática são recursos ind...
Autores afirmam que muitos docentes, em várias ocasiões, elaboram provas para reprovar e não, para auxiliar os alunos na sua aprendizagem. Podemos inferir dessa afirmação que
Quanto as saberes pedagógicos do Pedagogo, é correto destacar:
Para melhor concretizar a proposta pedagógica da escola e garantir a integração da comunidade escolar, o pedagogo deve:
Na dinâmica do cotidiano escolar, cabe ao pedagogo, segundo suas especificidades:
Assinale a alternativa que apresenta as atividades que caracterizam a ação do pedagogo, considerando seus saberes pedagógicos específicos.
No tocante ao atual processo de globalização, incluindo o de conhecimento, assinale a opção incorreta.
Em uma classe de ensino médio, quando os alunos estavam vivenciando uma dinâmica voltada para a escolha de carreira profissional, dois alunos manifestaram o desejo de se tornarem professores de matemática. Indagados sobre seus desejos, eles revelaram que aprenderam a gostar de matemática por influência do professor dessa disciplina.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
De acordo com o depoimento dos alunos, os educadores têm grande influência na formação da individualidade dos alunos. Sendo assim, é necessário que o professor busque refletir sobre sua prática pedagógica, pois sua atuação pode marcar positivamente ou não os alunos.Ao refletir sobre as características e as conseqüências da participação na sociedade, Gandin apresenta basicamente dois tipos de participação, sendo que
Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:
A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando
A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógica quanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada com professores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá
É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.
“A Educação, no seu verdadeiro sentido, não se faz sem autoridade, pois o educando precisa do referencial do educador a fim de ter base para a construção do seu próprio referencial. Muitas vezes, o professor não consegue disciplina porque não tem autoridade diante dos alunos. Normalmente, o professor fica esperando que o aluno traga ‘reconhecimento natural’ para com a sua pessoa. Atualmente, esse tratamento de respeito tem que ser conquistado pelo professor.” (Celso Vasconcellos)
Para tanto, o professor precisa exercer sua autoridade nos domínios:
Leia a notícia.
Escala da sujeira Henderson faz parte de uma lista de lugares do mundo reconhecidos como patrimônio da humanidade pela Unesco, a agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, que descreve "praias intocadas" e "paisagens exuberantes". Uma imagem que não poderia ser mais diferente das divulgadas por Lavers e os colegas. "Quase todas as ilhas do mundo e quase todas as espécies no oceano, de alguma forma, estão sendo afetadas por nosso lixo. Nenhum país e nenhuma pessoa está impune", afirmou a cientista. Lavers explicou que o plástico é especialmente devastador para os oceanos porque boia e é para lá de durável uma garrafa, por exemplo, demora uma média de 450 anos para se degradar.
A notícia apresenta um quadro criado e mantido pela ins...
Observe a charge:

Considerando as características do desenvolvimento da criança e de suas necessidades psicossociais, podemos concluir que ela satiriza o(a)