Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo
Ano: 2025
Banca: IF Sul Rio-Grandense
O processo de educação escolar, por ser intencional e sistemático, implica a organização de experiências pedagógicas a serem desenvolvidas e experienciadas na escola. Nesse contexto, o currículo é um meio de dar sentido às diversas atividades realizadas no interior da escola. Seus princípios básicos são os objetivos educacionais; a seleção, organização e distribuição dos conteúdos; metodologia e avaliação. No entanto, esses princípios precisam ser ampliados, de forma que seja levado em consideração o currículo oculto.

Sobre o currículo oculto, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Leva em consideração as diversidades culturais, étnicas e de gênero.
II. É aquilo que efetivamente acontece na escola, embora não tenha sido planejado e sequer admiti...
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos
Ano: 2025
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Moran (2004) destaca como importante desafio no planejamento do currículo em face às novas tecnologias, em especial aquelas conectadas à internet,
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo
Ano: 2025
Banca: IF-ES
De acordo com Ramos (2004), no texto "Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado", o currículo integrado visa a superar a fragmentação do conhecimento e promover uma formação que contemple as múltiplas dimensões do ser humano, cuja relação entre conhecimentos gerais e específicos deve ser construída ao longo da formação, sob os eixos do trabalho, da ciência e da cultura. Assim, a autora propõe como “movimentos no desenho do currículo integrado” as seguintes opções, EXCETO:
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Currículo e Diversidade Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade
Ano: 2025
Banca: DECORP
A organização curricular pode adotar diferentes abordagens, cada uma com objetivos específicos e formas distintas de integrar os conteúdos escolares. O modelo que busca promover a articulação entre áreas do conhecimento, favorecendo a construção de significados a partir de problemas e situações reais do cotidiano, é denominado: 
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo + 1
Ano: 2025
Banca: FAU
Sobre a relação entre a Didática e o Currículo, podemos afirmar como alternativa correta: 
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática)
Ano: 2025
Banca: OBJETIVA
A educação constitui um processo de produção de sentidos e de criação de significados. A forma como as instituições escolares se organizam para produzir esses processos é o currículo. Considerando-se um currículo que enfatiza seu aspecto produtivo e interativo, analisar os itens.

I. É constituído por informações, conceitos e princípios, que são passados para os alunos e organizados sob a forma de lista de conteúdos que devem ser ensinados.
II. Refere-se ao que as crianças e os professores produzem ao trabalhar com os mais variados materiais, como objetos de estudo que podem incluir os mais diversos elementos da vida das crianças e de seu grupo, ou as experiências de outros grupos e de outras culturas, que são trazidos para o interior da escola.
III. De...
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Currículo (Teoria e Prática) Interdisciplinaridade e Contextualização + 1
Ano: 2025
Banca: Inovaty
Nível mais avançado de agrupamento, envolve uma espécie de equipe ou “força-tarefa” entre disciplinas para explicar um assunto em comum a partir de perspectivas diferentes. Ela pode contar com múltiplos professores em uma mesma aula ou o uso de jogos educativos e outras atividades lúdicas. Em provas de vestibulares atuais, é comum ver questões que misturam, por exemplo, conceitos de geografia e biologia, como o aquecimento global, ou de química e português, por meio da interpretação de texto do enunciado das questões.
Disponível em: https://blog.mindmakers.com.br/transdisciplinaridade-na-educacao-e-seus-beneficios/. Acesso em: 06 fev. 2024

A assertiva acima refere-se à
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo
Ano: 2025
Banca: Inovaty
Ao conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade dá-se o nome de 
Pedagogia Projeto Político-Pedagógico Temas Educacionais Pedagógicos Currículo (Teoria e Prática) + 1
Ano: 2025
Banca: COMPERVE - UFRN
Os professores, diariamente, atuam de maneira a realizar os objetivos da educação pública, expressando a eficiência e a abrangência do seu escopo. No exercício da docência, a Lei Complementar nº 241/2024 define para os professores uma série de atribuições, a partir das quais devem ser analisadas as assertivas a seguir:
I Participar da elaboração do projeto político-pedagógico e do regimento interno da unidade de ensino.
II Ministrar os conteúdos curriculares de sua competência, cumprindo integralmente as quantidades de dias letivos e de aulas estabelecidas, sendo vedado o trabalho nos finais de semana.
III Sugerir alterações nos currículos, considerando os documentos legais vigentes.
IV Participar da elaboração do plano de ação escolar dissociado do proj...
Pedagogia Projeto Político-Pedagógico Temas Educacionais Pedagógicos Currículo (Teoria e Prática) + 1
Ano: 2025
Banca: COMPERVE - UFRN
A Educação Integral considera importante que os estudantes se desenvolvam como seres únicos e complexos, em suas diferentes dimensões: física, emocional, intelectual, social e cultural. Sendo assim, a escola deve ter uma clara compreensão dessa educação para a organização do seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Em relação à Educação Integral, considere as afirmações abaixo.
I A Educação Integral não implica, necessariamente, o Ensino em Tempo Integral, que exige aumentar a carga horária.
II O desenvolvimento das atividades na Educação Integral deve ser limitado ao espaço escolar, conforme a disponibilidade do tempo destinada a cada componente curricular.
III A Educação Integral implica a ampliação de novos conteúdos escolares com a finalidade de garantir as a...