Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Pesquisa em Educação Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos + 1
Ano: 2022
Banca: INEP BRASIL
Ao assumir a função de Coordenadora Pedagógica em uma escola pública, Ana percebeu que havia muitos ajustes a serem realizados e resolveu estabelecer objetivos e metas para a organização dos processos pedagógicos na instituição.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção que apresenta uma ação correta a ser tomada por Ana. 
Pedagogia Elaboração do Planejamento de Ensino Currículo (Teoria e Prática) Planejamento Educacional + 1
Ano: 2022
Banca: FCM
Planejar tem uma série de aproximações com outras práticas que envolvem alguns de seus elementos básicos (representação, antecipação e outros). Todavia, é importante perceber também suas diferenças e, com isso, ter maior clareza do próprio conceito.
A este respeito, é correto afirmar que planejar difere de (da)
Pedagogia Elaboração do Planejamento de Ensino Currículo (Teoria e Prática) Planejamento Educacional + 1
Ano: 2022
Banca: FCM
Um plano nunca é perfeito porque representa o que conhecemos do alvo (ou problema) naquele momento em que foi organizado. Entre muitas de suas funções, o planejamento nas instituições busca garantir o cumprimento de metas e prazos e o atendimento das prioridades.
Em relação ao processo de planejamento é INCORRETO afirmar que
Pedagogia Elaboração do Planejamento de Ensino Currículo (Teoria e Prática) Planejamento Educacional + 1
Ano: 2022
Banca: FCM
Analise as asserções e a relação proposta entre elas.

I - Planejar significa antever uma intervenção na realidade visando sua mudança
PORQUE
II - a pertinência do planejamento está intrinsecamente ligada ao reconhecimento da possibilidade da transformação vir a acontecer, visto que o campo dos possíveis é o objetivo em direção ao qual o agente supera uma situação objetiva.

A respeito das asserções, é correto afirmar que
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos
Ano: 2022
Banca: CONSULPLAN

A especificidade da atuação do coordenador pedagógico, segundo Vasconcelos (2002), refere-se aos processos de aprendizagem, onde quer que ocorram, e para que este papel possa se efetivar na instituição de ensino, e o Coordenador Pedagógico possa ajudar a produzir as mudanças indispensáveis nas práticas de ensino são necessárias as condições “objetivas” e “subjetivas”.


Quando se fala de mudança da prática de sala de aula para educadores, não há uma adesão imediata; ao contrário, manifesta-se amiúde uma certa resistência, comentários que deixam transparecer nas entrelinhas descrença ou desânimo [...]. Para dar conta deste desafio, a coordenação pedagógica deverá ser capacitada nas d...

Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos
Ano: 2022
Banca: CONSULPLAN

As escolas regulares enfrentam dificuldades de comunicação entre os jovens e seus professores decorrentes do mesmo tipo de inadequação. É comum observarmos situações escolares nas quais os professores buscam explicar alguns conteúdos aos alunos, de acordo e a partir de suas próprias perspectivas e entendimentos, e estes não compreenderem o que ocorre, ou não terem nenhum de seus interesses despertados pela aula. Mais uma vez, o que percebemos é que os critérios e modos de seleção e organização curricular não buscam dialogar nem com os saberes nem com os desejos e expectativas dos jovens a que se destinam, permanecendo enclausurados nas certezas de uma “ciência” que, em nome das suas supostas objetividade e neutralidade, abdica de se comunicar com o mundo d...

Pedagogia Elaboração do Planejamento de Ensino Currículo (Teoria e Prática) Planejamento Educacional + 2
Ano: 2022
Banca: FUNDATEC
De acordo com Vasconcellos, o ato de planejar está associado à organização de uma determinada ação. Com base nessa informação, analise as seguintes assertivas quanto à realização do planejamento e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) No âmbito das atividades escolares, o planejamento é fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e para o bom funcionamento da escola, pois é imprescindível para orientar a ação educativa de acordo com as necessidades e possibilidades de cada instituição.
( ) Ao realizar seu planejamento, a escola define qual tipo de formação vai oferecer e organiza as etapas do trabalho a ser realizado, o que servirá de eixo condutor aos professores de diferentes componentes curriculares.
( ) O planejamento também é um mom...
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos
Ano: 2022
Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE
O currículo escolar no Ensino Fundamental deve:
Pedagogia Elaboração do Planejamento de Ensino Currículo (Teoria e Prática) Planejamento Educacional + 1
Ano: 2022
Banca: Prefeitura de Fortaleza - CE
Acerca do planejamento de atividades, marque a opção correta.
Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade Currículo: planejamento, seleção e organização dos conteúdos
Ano: 2022
Banca: FCC
A formalização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo Conselho Nacional de Educação provocou muitas controvérsias. Muitos atores com forte influência sobre as instâncias decisórias da política educacional e, predominantemente, da esfera universitária, eram contrários à BNCC em levantamento feito entre o final de 2013 e o início de 2014. Nessa época, o estudo realizado observou que há distintas visões sobre o que é um currículo.
(Disponível em: https://abrelivros.org.br)
Considerando essas reflexões, o conceito de currículo escolar pode ser entendido como