2151 Q943863
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2023
Banca: UECE-CEV
No Capítulo II - da Educação Básica, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9394/1996, constam, na seção 1, artigos que abordam diferentes proposições à organização curricular do Brasil. 

Considerando essas proposições, atente para as seguintes afirmações:
I. O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório da educação básica.

II. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno.
III. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
IV. No currículo do ensino...
2152 Q943862
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2023
Banca: UECE-CEV
Considerando a organização do ensino fundamental de acordo com a LDB (1996), assinale a afirmação verdadeira.
2153 Q943861
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2023
Banca: UFSC
Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), é estabelecido que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Identifique quais dos seguintes princípios servem de base para o ensino, de acordo com o artigo 3º da referida lei, e assinale a alternativa correta.
I. Respeito à liberdade e apreço à tolerância II. Garantia de padrão de qualidade seguindo os princípios da meritocracia escolar III. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais IV. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino V. Respeito à diversidade...
2154 Q943860
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2023
Banca: UFSC
Identifique as finalidades da Educação Superior, de acordo com o artigo 43 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), e assinale a alternativa correta.
I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento linear.
II. Formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.
III. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive.
IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnic...
2155 Q943859
Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais Legislação da Educação
Ano: 2023
Banca: UFSC
Identifique quais dos itens abaixo completam corretamente o texto e assinale a alternativa correta. As Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais, ao reconhecerem a importância do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na Educação Básica e na Educação Superior, apresentam, entre seus objetivos, proporcionar uma educação que forme cidadãos conscientes na manutenção de uma sociedade:
I. eurocêntrica. II. democrática. III. multicultural. IV. pluriétnica.
2156 Q943858
Pedagogia Legislação da Educação Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações
Ano: 2023
Banca: UFSC
De acordo com a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Atribuições de autonomia universitária poderão ser estendidas a instituições que comprovem alta qualificação para o ensino ou para a pesquisa, com base em avaliação realizada pelo poder público.
( ) Caberá à União assegurar, anualmente, em seu orçamento geral, recursos suficientes para manutenção e desenvolvimento das instituições de Educação Superior por ela mantidas.
( ) As instituições públicas de Educação Superior obedecerão ao princípio da gestão democrática, assegurada a existência de órgãos colegiados deliberativos,...
2157 Q943857
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Gestão Democrática
Ano: 2023
Banca: UFSC
A gestão democrática na escola consiste em um exemplo de gestão que busca a participação do coletivo no momento de realizar determinadas ações na instituição de ensino. Sendo assim, os(as) professores(as), funcionários(as), gestores(as), estudantes, familiares e colegiados podem opinar a respeito das decisões. Identifique quais dos princípios abaixo norteiam a gestão democrática e assinale a alternativa correta.
I. Igualdade II. Liberdade III. Participação IV. Centralização das decisões V. Meritocracia
2158 Q943856
Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
Ano: 2023
Banca: UFSC
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, de 2004, foram pensadas para a Educação Básica e, em especial, para as instituições de nível superior que trabalham com a formação inicial e continuada de professores(as). Nas referidas diretrizes, constam princípios que precisam ser seguidos por sistemas de ensino, unidades escolares e professores(as). Identifique esses princípios e assinale a alternativa correta.
I. Consciência política e histórica da diversidade II. Fortalecimento de identidades e de direitos III. Propostas que visem segregar a população negra que sofre discriminação IV. Ações educativas de combate ao racismo e às discriminações
2159 Q943855
Pedagogia
Ano: 2023
Banca: UFSC
Com relação à avaliação nos processos de apropriação do conhecimento, analise as concepções abaixo e enumere as colunas. Em seguida, assinale a alternativa correta. 
1 – Somativa 2 – Diagnóstica 3 – Formativa
( ) Realizada comumente no fechamento de um ciclo de aprendizado, seja ele anual, semestral, trimestral etc. Para quantificar e categorizar os resultados, geralmente as instituições de ensino estabelecem critérios como conceitos ou notas médias a serem atingidos pelos(as) estudantes.
( ) A sua proposta se baseia em avaliar o(a) estudante de forma particular, considerando as suas principais necessidades e os seus desafios no processo de ensino. Esse tipo de avaliação vem para dar ao(à) estudante o papel de coautor(a) no desenvolvimento de sua aprendizagem.
( ) É um...
2160 Q943854
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Tendências Pedagógicas
Ano: 2023
Banca: UFSC
As tendências pedagógicas são constituídas por um conjunto de pensamentos de filósofos e autores a respeito da educação e como ela é compartilhada. Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo. 
I. Tendências pedagógicas liberais II. Tendência tradicional III. Tendência tecnicista IV. Tendência libertadora V. Tendências progressistas 
( ) Promove(m) uma análise crítica das realidades sociais.
( ) Articula(m)-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho.
( ) O indivíduo deve se adaptar às normas e valores da sociedade de classe.
( ) Centraliza(m)-se na discussão de temas sociais e políticos e o(a) professo...