631 Q603665
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

A utilização da cantiga na alfabetização buscando reconhecer unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão relacionados com a utilização da

632 Q603664
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Dadas as afirmativas a respeito da matrícula no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos,

I. Abrange a população na faixa etária dos 5 (cinco) aos 14 (quatorze) anos de idade.

II. Estende-se, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

III. É desenvolvido numa carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

633 Q603663
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
634 Q603658
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

Para Pimenta e Anastasiou (2002), a ensinagem é um processo que não polariza o ensino ou a aprendizagem.

Analise as seguintes afirmativas relativas à docência no ensino superior, tendo em vista a ensinagem.

I. A ação de ensinar não se restringe à mera exposição dos conteúdos, mas inclui a necessidade de um resultado bem-sucedido daquilo que se intenciona ensinar.

II. O ensino e a aprendizagem constituem unidade dialética no processo, tendo como características o papel condutor do professor e a autoatividade do aluno, em que o ensino provoca a aprendizagem por meio de tarefas constantes dos sujeitos do processo.

III. Apreender / compreender é um processo que demanda a escolha e a execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de e...

635 Q603646
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Na organização do processo de ensino-aprendizagem, a gestão da matéria tem a ver com a

636 Q603645
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Dadas as afirmativas a respeito da relação entre transversalidade e interdisciplinaridade na educação,

I. A interdisciplinaridade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

II. A transversalidade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

III. Deve-se considerar que na transversalidade existem afinidades maiores entre determinadas áreas e determinados temas, como é o caso de Ciências Naturais e Saúde ou entre História e Geografia.

IV. A inserção de temas que integrem as áreas convencionais de conhecimento de forma a estarem presentes em todas elas, relacionando-as às questões da atualidade, é chamado de transversalidade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

637 Q603644
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
Para Piaget (1975), a aprendizagem ocorre sempre que um conjunto de processos dentro do sistema nervoso aciona os esquemas cognitivos para processar e identificar a entrada de estímulos. Quando a criança adquire novas experiências através da interação com o ambiente, vendo ou ouvindo coisas novas, ela adapta os novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui. O autor considera o processo cognitivo através de duas dimensões – aprendizagem e desenvolvimento – apresentando os seguintes estágios do desenvolvimento cognitivo da criança:
638 Q603643
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL

Na educação de crianças, a repressão do movimento do corpo é

639 Q603642
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: COPEVE/ UFAL
Uma das principais características do lúdico é o(a)
640 Q603641
Pedagogia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito do uso de tecnologias digitais na educação básica, julgue os itens a seguir. O emprego de diferentes mídias no ensino de sociologia no ensino médio deve provocar o estranhamento dessas mídias e levar os alunos a uma postura crítica em relação a elas, cumprindo as finalidades de formação para a autonomia e para o exercício da cidadania, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.