61 Q180572
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A formulação de políticas de promoção de saúde, objetivando a redução da prevalência de traumatismos dentários entre crianças, deve levar em consideração a necessidade de

I. desenvolvimento de normas técnicas relativas a parques e equipamentos de diversão para crianças com o objetivo de reduzir o potencial de acidentes.

II. fiscalização sobre o uso de cadeiras especiais em automóveis para o transporte de crianças abaixo de 2 anos de idade.

III. criação de ambientes seguros quanto ao mobiliário escolar, devido à baixa ocorrência de acidentes nas áreas recreativas da escola. IV. notificação da suspeita de maus tratos à criança, uma vez que o domicílio constitui o local mais frequente de ocorrência de trauma...

62 Q180568
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Energia Essencial

“Vem a necessidade de se reduzir as disparidades sociais e regionais existentes em nosso país. Este princípio reafirma que essa necessidade deve dar-se também por meio das ações e dos serviços de saúde. Ainda são grandes as disparidades regionais e sociais do Brasil. No entanto, há uma sinergia e uma série de externalidades positivas geradas a partir da melhora das condições de saúde da população, o que faz concluir que de fato a saúde é fundamental na busca de uma maior igualdade.” O trecho acima refere-se a qual princípio do Sistema Único de Saúde – SUS?

63 Q180566
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Energia Essencial

A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS tem como propósitos:

I – Aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão;

II – Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bemsucedidas;

III – Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção.

Quais afirmativas acima estão corretas?

64 Q180564
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Energia Essencial

"É um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, foi criado em 1988 pela Constituição Federal do Brasil para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros." O trecho acima refere-se ao conceito de:

65 Q180562
Odontologia
Ano: 2012
Banca: SERCTAM

Por atenção primária à saúde entendem-se:

66 Q180560
Odontologia
Ano: 2012
Banca: EDUCA Assessoria Educacional

Sobre as atribuições comuns aos profissionais de saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, assinale a alternativa INCORRETA.

67 Q180559
Odontologia
Ano: 2012
Banca: EDUCA Assessoria Educacional

Sobre os pressupostos da reorientação do modelo de atenção em saúde bucal, de acordo com as diretrizes da política nacional de saúde bucal, assinale a alternativa INCORRETA.

68 Q180557
Odontologia
Ano: 2012
Banca: EDUCA Assessoria Educacional

Com relação aos aspectos de inclusão ou atuação da Equipe de Saúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família, assinale alternativa INCORRETA.

69 Q180554
Odontologia
Ano: 2012
Banca: EDUCA Assessoria Educacional

O planejamento em saúde bucal tem como base promover mudanças significativas entre a realidade encontrada e a desejada.

Qual das alternativas abaixo apresenta fatores com menor importância para o planejamento em saúde bucal?

70 Q180552
Odontologia
Ano: 2012
Banca: EDUCA Assessoria Educacional

A Política Nacional de Saúde Bucal tem como eixos orientadores ações de: