171 Q182780
Odontologia
Ano: 2013
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

O edentulismo resulta da perda parcial ou total de dentes, e apresenta como principais causas:

172 Q182842
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Paciente com 51 anos de idade, sexo masculino, relata ser portador de diabetes mellitus. O exame clínico mostra que o uso de prótese total com adaptação insatisfatória produziu uma sequela, requerendo conduta clínica específica expressa no quadro abaixo em:

173 Q182681
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

“O preparo deve ser executado de tal forma que a restauração apresente espessura suficiente de metal, metal e porcelana e de porcelana, para resistir às forças mastigatórias e não comprometer a estética e o tecido periodontal”. O texto acima se refere a qual princípio mecânico que deve ser levado em consideração durante um preparo protético?

174 Q182679
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Em relação às próteses totais, analise.

I. O restabelecimento da dimensão vertical de oclusão pode ser realizado através do acréscimo em resina autopolimerizável ou placa de mordida.

II. Durante a confecção da base de prova de um modelo superior, a colocação do rolete de cera deverá ser feita à frente do rebordo superior 12 mm à frente da papila incisiva.

III. A utilização do esquadro de “fox” para regularização do plano de cera superior leva em consideração paralelismo ao plano de Frankfort.

IV. O ajuste do plano de orientação inferior deve levar em consideração a linha alta do sorriso e a distância entre as comissuras labiais.

Estão corretas apenas as afirma...

175 Q182100
Odontologia
Ano: 2012
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

O paciente P.S.C. apresenta as seguintes ausências dentais 18, 28, 34, 35, 36, 38 e 48 com todos os outros elementos dentais presentes e hígidos. Baseado na Lei de “Ante”, quantos dentes pilares serão necessários para confecção de uma ponte fixa?

176 Q182097
Odontologia
Ano: 2012
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Segundo Shillinburg, em 1998, as desvantagens das próteses parciais fixas adesivas são

I. preparos feitos somente em esmalte.

II. custo reduzido.

III. longevidade incerta.

IV. margens dos prepares supragengivais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s)

177 Q182094
Odontologia
Ano: 2012
Banca: Fundação Guimarães Rosa (FGR)

Os requisitos básicos para confeccionar um preparo cavitário indireto do tipo Onlay, são, EXCETO:

178 Q182039
Odontologia
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

A classificação dos desdentados ajuda os profissionais de saúde envolvidos a planejar melhor o caso. Com base no exposto, em relação à classificação de Kennedy, um paciente que não possui nenhum dos dentes anteriores pertence a qual classe?

179 Q182037
Odontologia
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

Na escolha dos dentes artificiais, assinale a alternativa que não é uma vantagem dos dentes em resina acrílica:

180 Q182035
Odontologia
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

Em relação à prótese total, a montagem dos dentes artificiais deve ser feita em posições determinadas, sabendo disso, assinale a alternativa que não está de acordo com a posição dos incisivos centrais superiores: