A respeito dos gessos utilizados no laboratório, temos o seguinte quadro de classificação:

É possível então dizer que:
Para compor o diagnóstico, além de observar os sintomas e sinais clínicos, o profissional deve lançar mão do teste térmico para avaliar a vitalidade pulpar e presença de alterações pulpares. Sobre a relação entre o estado da polpa e suas reações frente às variações térmicas, considere as afirmações abaixo.
I A polpa normal apresenta ligeira sensibilidade quando aplicado estímulo térmico, que cessa imediatamente quando este é removido.
II A polpa com inflamação aguda em fase inicial (pulpite irreversível inicial) não apresenta resposta ao frio.
III A polpa com inflamação aguda em fase avançada (pulpite irreversível avançada) pode apresentar alívio da dor pelo frio e aumento da dor pelo calor.
IV A polpa necrosada não responde ao frio e, às vezes, responde dolo...
Considere as informações abaixo sobre a correta execução de todas as etapas da terapia endodôntica, que vão desde o diagnóstico até sua proservação.
I Para obtenção do diagnóstico, deve-se realizar a avaliação clínica através do exame clínico, anamnese, inspeção dentária, percussão, palpação, sondagem, teste de sensibilidade pulpar, sendo a avaliação radiográfica um recurso dispensável para atingir o diagnóstico preciso.
II O isolamento absoluto do campo operatório é manobra indispensável no tratamento endodôntico. Tem como objetivo a criação de uma barreira garantindo condições assépticas, evita deglutição de instrumentos e protege os tecidos moles da ação de substâncias químicas irritantes, o protocolo preciso e seguro aponta o uso de recursos auxiliares como etil-cianoc...
O sucesso do tratamento endodôntico está diretamente ligado ao conhecimento da anatomia da cavidade pulpar e suas variações. Considere as afirmações abaixo.
I O canal cavo-interradicular encontra-se no assoalho da câmara pulpar, saindo deste e percorrendo a dentina inter-radicular até alcançar o ligamento periodontal em nível de furca.
II A presença do canal cavo-interradicular é um fator de manifestação clínico-patológica, como rarefação óssea, envolvendo a estrutura periodontal na região de furca de dentes multirradiculares.
III O inciso central inferior, por seu achatamento no sentido vestíbulolingual, não raro, pode apresentar dois canais radiculares.
IV O ombro lingual do incisivo central inferior (quando há presença de dois canais) deve ser removido tot...