371 Q682026
Odontologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
A cárie dentária
372 Q682025
Odontologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A prevenção de cárie dentária é feita por meio de

I. uso de gomas de mascar com baixo teor de sacarose.

II. mastigação vagarosa, com preferência a carboidratos de consistência pastosa.

III. administração de saliva artificial contendo íons de cálcio, fosfato, sódio, magnésio e potássio e pH entre 6 e 7.

IV. ingestão de suco de frutas cítricas.

V. aplicação de gel de flúor-fosfato-acidulado com concentração de 1,23% de fluoreto em ácido ortofosfórico a 0,1 M.

Está correto o que consta APENAS de

373 Q681994
Odontologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Recomendações sustentadas por fortes evidências com viés limitado provêm de estudos
374 Q681993
Odontologia
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O baixo fluxo salivar e a reduzida capacidade tampão da saliva são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de cárie dentária, segundo recomendações baseadas em opiniões de especialistas.

A partir desta informação, considere:

I. O risco de cárie deve ser documentado no prontuário do paciente; contudo, prescinde da adoção de medidas específicas relativas ao manejo do fluxo salivar.

II. A função salivar é essencial à saúde dos dentes, mas há falta de estudos longitudinais que indiquem que alterações nesta função constituam um forte fator preditivo isolado do aparecimento de futuras lesões cariosas.

III. Apesar de evidências serem su...

375 Q682043
Odontologia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A terapia fotodinâmica pode ser utilizada, como uma medida alternativa, contra os fatores etiológicos da cárie dentária. Os elementos envolvidos nessa técnica terapêutica incluem
376 Q682042
Odontologia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Na terapia fotodinâmica para tratamento contra a cárie dentária, a combinação de fatores como fotosensibilizador (PS), ativação da luz e oxigênio molecular promove a
377 Q682041
Odontologia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Um paciente do sexo masculino, com oito anos de idade, apresentava o seguinte quadro clínico no atendimento odontológico: gengivite marginal, principalmente nos dentes em processo de erupção; dentes 16 e 26, na arcada superior, com erupção parcial e lesão de mancha branca opaca nas vertentes das cúspides próximas às cicatrículas; dentes 55, 54, 53 e 63 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 12, 11, 21 e 22 com erupção parcial; dentes 36 e 46, na arcada inferior, com lesão de cárie oclusal cavitada; dentes 75 e 74 com lesão interproximal ativa ultrapassando o limite amelodentinário; dentes 73, 83, 84 e 85 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 31, 32, 41, 42 hígidos e em processo final de erupção.

Com base nesse caso clínico, assinale a ...

378 Q682040
Odontologia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Em termos populacionais, as estratégias de controle da cárie variam de acordo com o CPOD local e a tendência à cárie dentária. Em se tratando de um grupo populacional com baixa incidência de lesão de cárie, é correto afirmar que
379 Q682039
Odontologia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Com relação ao tratamento de lesões cariosas pela técnica de ART, assinale a opção correta.
380 Q682038
Odontologia
Ano: 2017
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Uma família composta de dois adultos e três crianças, com idade entre três e oito anos de idade, procurou orientação profissional a respeito de cuidados preventivos, devido ao fato de eles estarem prestes a se mudar para uma região onde, de acordo com informações, não existe fluoretação das águas de abastecimento. As crianças não apresentam lesões de cárie, e os adultos estão sob controle, já que não apresentam novas lesões de cárie há mais de cinco anos.

Considerando esse caso clínico, o profissional deve