Pessoas com experiência de lesões cariosas apresentam uma correlação entre os níveis salivares de alguns tipos de microrganismos e a atividade cariogênica existente (WAYNE;HARARI, 2004). Quais são, especialmente, estes microrganismos?
"Uma das principais limitações da odontologia tradicional corre por conta de sua incapacidade de valorizar a detecção clínica de outros níveis de perdas minerais dentárias menos severos do que a presença de cavidade na dentina". Para ilustrar esta afirmativa, Pitts, em 1996, organizou um 'iceberg' no qual demonstrou como a nossa profissão subestima a real prevalência de lesões cariosas na população. Considerando as afirmativas,
A. É possível o controle da progressão das perdas minerais antes do aparecimento de uma cavidade na dentina.
B. A cavitação na dentina é um evento irreversível que exige o preparo do dente e aposição de uma restauração.
C. A forma de atenção odontológica baseada em procedim...
Sabendo-se que o tratamento restaurador deve ser baseado em atividade de cárie que o paciente apresenta (SILVA et al, 2005), qual a afirmativa correta?
O nitrato de alumínio a 0,005 M, quando utilizado na técnica de remineralização de cárie incipiente (mancha branca), tem a função de
O percentual de redução nos níveis de ataque de cárie, propiciado pelo uso de dentifrícios fluoretados, é na ordem de
Texto para as questões de 55 a 57
É imprescindível que o técnico em higiene dental (THD) conheça as técnicas para a execução de exames e coleta de dados, os valores numéricos a serem utilizados e os resultados obtidos, a fim de colaborar nos levantamentos e estudos relacionados à cavidade bucal de determinada população.
Para caracterizar a quantidade de dentes permanentes que foram afetados pela doença cárie, utiliza-se o índice
O dentifrício é um agente importante na manutenção da saúde dos dentes, visto que ajuda a limpar e a polir as superfícies dentárias, em combinação com a escova de dentes. Os fatores que devem ser observados na escolha do dentifrício mais adequado incluem
I atividade de cárie.
II controle da placa bacteriana.
III grau de manchamento dos dentes.
IV presença de erosões e recessões gengivais.
A quantidade de itens certos é igual a
Acerca da cárie dentária, assinale a opção correta.
Considere-se um paciente que apresente alto índice de cárie, inúmeras lesões cavitadas, restaurações defeituosas ou com excesso de material restaurador, raízes residuais, tártaro e gengivite. Nessa situação, a definição da ordem de prioridades para proporcionar a diminuição do número de microrganismos cariogênicos e introdução do tratamento preventivo-restaurador é princípio do(a)
Em relação ao diagnóstico de lesões de cárie em esmalte, é INCORRETO afirmar: