151 Q935164
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
O Código de Ética para Museus estipula padrões mínimos para a prática profissional e atuação dos museus e de seu pessoal. O código dá linhas guias para aquisição, proteção e alienação de acervos, para que os museus mantenham acervos em benefício da sociedade.
Sobre a relação entre profissionais dos diversos campos correlatos aos museus, como galerias de arte e profissionais da Antropologia, entre outros, o Código salienta que:
152 Q935163
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
A política de gestão de acervo é documento fundamental e serve como orientação para os profissionais do museu. Trata-se de um documento público e registrado, que estabelece os parâmetros de aquisição, preservação, uso e descarte do acervo.
Nele, a instituição: 
153 Q935162
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
O museu é um espaço dialógico e a pesquisa de perfil é fundamental para conhecer seu público. Existem inúmeras metodologias para entender e saber quem é o público (net promoter score, bilheteria, questionário), porém, todas precisam seguir um passo a passo, que é: 
154 Q935161
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
O Programa de Acervos é fundamental para o desenvolvimento dos bens musealizados, pois as ações a serem planejadas em torno do acervo do museu estão diretamente vinculadas a todos os outros programas do Plano Museológico. O Programa de Acervos pode ser traduzido por um conjunto de diretrizes que orientam, por exemplo, a política de aquisição e descarte, o registro, a catalogação, a conservação-restauração, o compartilhamento de informações e o acesso às coleções do museu.
Sobretudo, gestão de acervos implica a implementação de uma prática de gerenciamento baseada: 
155 Q935160
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
A acepção atual ou moderna de museu como instituição pública surgiu, precisamente: 
156 Q935159
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
Os primeiros museus no Brasil datam do século XIX. Entre as iniciativas culturais de D. João VI está a criação, em 1818, do Museu Real, atual Museu Nacional, considerada a primeira instituição científica do país.
Nesse cenário, ao lado do Museu Real, os dois importantes museus etnográficos existentes até hoje e que se destacam são:
157 Q935158
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
Peter Van Mensch, grande teórico de Teoria Museológica no Icom e professor da Reinwardt Academy – Museology Department of the Amsterdam University, identifica três matrizes para a abordagem dos objetos museológicos como portadores de informações necessárias para ações de preservação, pesquisa e comunicação, as quais redimensionam o papel da documentação dentro dos museus.
São elas, respectivamente: 
158 Q935157
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
Cada bem cultural requer cuidados específicos com base na sua natureza material, na sua fragilidade, no seu estado de conservação e no seu valor patrimonial. Todo tipo de acervo está sujeito a riscos diversos, mas cada material apresenta vulnerabilidade a determinados fatores. No contexto de avaliação de riscos e da conservação preventiva, analise a lista de acervo, considerando os principais fatores de risco.
Lista de acervo:
I. Coleção de fotografias em papel II. Coleção de esculturas em metal III. Coleção de manuscritos em papel IV. Coleção de bandeiras e flâmulas em tecido V. Coleção de porcelanas
Principais fatores de risco:
P. vulnerabilidade ao ataque de pragas em ambiente com limpeza insuficiente e índices de temperatura e umidade elevadas;
Q. vulnerabilid...
159 Q935156
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
As atividades de higienização, manuseio e acondicionamento são rotineiras e estão relacionadas com a gestão, preservação e segurança do acervo dentro dos museus, consideradas imprescindíveis para prolongar a vida útil dos objetos museológicos.
Para objetos em suporte em papel como documentos, gravuras, fotografias, desenhos, jornais, cartas, livros, revistas, mapas etc., a higienização, o manuseio e o acondicionamento adequados são, respectivamente:
160 Q935155
Museologia
Ano: 2023
Banca: FGV
Entre os visitantes, usuários e funcionários de museus, pode haver pessoas com deficiência (PCD). É indispensável superar as barreiras físicas, sensoriais e cognitivas que impedem o pleno acesso aos museus e ao patrimônio cultural, como também é preciso vencer as barreiras de natureza social, econômica e cultural, ampliando o acesso dos diversos públicos aos seus serviços e produtos.
Muitas das limitações ao acesso de PCD se devem a uma falha: