Paciente chega à emergência com fortes dores abdominais. Para diagnóstico mais preciso, o médico plantonista solicita uma radiografia simples do abdome. Com esse tipo de radiografia é possível observar a(s)(os)
I. sombra dos músculos psoas.
II. calcificações renais e vasculares.
III. fistula vesicureteral.
IV. cálculos vesicais.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
O BIRADS é um manual de padronização que permite analisar as características das lesões mamárias (cistos, nódulos, calcificações) e estimar o risco de ser câncer de mama. A categorização é usada da seguinte maneira: o profissional médico que está fazendo e/ou analisando a mamografia exame de imagem, irá avaliar as alterações presentes no teste e classificá-las dentro dos critérios do BIRADS. Relacione a coluna A, classificação, com a coluna B.

A tuberculose é um dos principais problemas nos lúpus eritematosos sistêmicos (LES). Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A tuberculose tende a se apresentar nas formas extrapulmonares nos pacientes com LES. A TB renal é a causa mais frequente de TB extrapulmonar.
II. Pacientes com LES apresentam maior índice de infecções devido a vários fatores, incluindo neutropenia/linfopenia, defeitos na quimiotaxia, distúrbios do sistema reticuloendotelial, deficiência do complemento, deficiência da lectina ligada à manose, uso de agentes imunossupressores, particularmente corticosteróides em altas doses. Além destas, é importante ressaltar que fatores étnicos, como raça negra, situação socioeconômica precária e anticorpos anti-DNA de dupla hélice seriam preditores d...
Sobre as possíveis complicações do tratamento da artrite reumatoide, analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA.
I. Na manutenção das doses de quaisquer agentes anti‐TNF, tanto no início quanto ao final de anos de tratamento, o mais frequente e importante dentre os eventos adversos é representado pelas infecções, que costumam ser prioritariamente bacterianas, afetando principalmente trato respiratório, pele, partes moles e trato urinário. Quando ela é viral, o risco de hospitalização é duas vezes maior no paciente em uso de anti‐TNF do que nos pacientes em uso de MTX isolado e este risco aumenta quatro vezes quando se considera o primeiro semestre de tratamento.
II. O uso de agentes anti‐TNF parece estar associado a alto risco de alteraçõe...
A sarcoidose é uma doença granulomatosa de etiologia indefinida cujas manifestações cutâneas podem ser o primeiro sinal clínico da doença. Os órgãos mais frequentemente atingidos são os pulmões e gânglios linfáticos. Quanto à sarcoidose, analise as afirmativas e marque a opção CORRETA.
I. O acometimento muscular acontece mais frequentemente com apresentação isolada, sem envolver outros órgãos, tendo a miosite aguda como apresentação mais comum.
II. Pacientes com a síndrome de Lofgren apresentam excelente resposta à corticoterapia, com taxas de remissão acima de 90%.
III. A presença de adenopatia hilário bilateral como achado único na radiografia simples de tórax prediz doença de mal prognóstico, com taxas de remissão de 20%.
IV. A diabetes insípida, o hip...