Um paciente de vinte anos de idade, previamente hígido, apresentou quadro de síndrome gripal com febre baixa, tosse seca, mialgia e prostração, evoluindo com dor retroesternal que irradiava para ombro e pescoço e piorava na posição supina. Os exames complementares mostraram um hemograma sem alterações, radiografia de tórax normal e ECG com achatamento da onda T. O agente infeccioso mais comumente envolvido nesses casos é
Recentemente, após um grande terremoto que trouxe graves consequências para o saneamento e o tratamento da água no país, o Haiti foi vítima de uma epidemia de cólera. O tratamento de escolha para essa infecção é
Qual é a melhor estratégia disponível para a prevenção da gripe (influenza) e suas consequências, proporcionando impacto indireto na diminuição do absenteísmo no trabalho e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade evitável?
Paciente de 35 anos, do sexo masculino, com 65kg, dá entrada na terapia intensiva com quadro de insuficiência respiratória aguda, agitado, sendo necessário fazer entubação orotraqueal de urgência. Quanto aos medicamentos a serem utilizados antes do procedimento, assinale a alternativa CORRETA.
Em qual das situações descritas abaixo pode ser instituída a ventilação mecânica não invasiva, em pacientes com insuficiência respiratória?
Paciente encontra-se entubado com ventilação mecânica e o monitor do respirador registra o seguinte traçado:

Qual o padrão instituído no respirador?
Paciente diabético e hipertenso portador de DPOC, admitido em franca insuficiência respiratória após período acamado, logo após início da ventilação mecânica apresenta hipotensão arterial severa. Nesses casos, qual o fator etiológico mais frequente?
Sobre a monitorização do fluxo sanguíneo, oxigenação e o estado ácido-básico, assinale a alternativa CORRETA.
O choque cardiogênico apresenta características hemodinâmicas que o diferenciam do choque hipovolêmico, EXCETO:
Em qual das situações abaixo relacionadas NÃO é necessário potencialmente a monitorização da pressão intracraniana?