Um paciente em estado terminal por câncer gástrico faleceu durante o transporte entre o serviço de Pronto Atendimento (PA) e o hospital. Contudo, o médico que o acompanhou na ambulância não se considera apto a preencher a Declaração de Óbito (DO). Na condição de diretor clínico do PA, pressupondo que a causa de morte foi natural e que o paciente possui registros de outros atendimentos na unidade, assinale a alternativa que apresenta o tipo de conduta administrativa que deve ser adotada neste caso.
Não é fatordesencadeante (gatilho) de edema agudo de pulmão:
Trata-se de uma zoonose de grande importância social e econômica, por apresentar elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, como também por sua letalidade, que pode chegar a 40%, nos casos mais graves. (Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde). O texto refere-se a:
A Rubéola é uma doença exantemática aguda, que apresenta alta contagiosidade, acometendo principalmente crianças. (Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde, adaptada). O agente infeccioso da rubéola é:
Com relação ao Sarampo, complete a frase abaixo. “O vírus do sarampo pertence ao gênero _______________, família ____________________.”
O modo de transmissão do sarampo é:
Doença infecciosa aguda, transmissível, de distribuição universal. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Ocorre sob as formas endêmica e epidêmica. Em lactentes, pode resultar em número elevado de complicações e até em morte. (Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde). O texto refere-se a:
A vacina DTP é indicada para:
A Parotidite Infecciosa (caxumba, papeira ) é uma doença viral aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. (Guia de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde). O reservatório do vírus é:
Com relação a Poliomielite, são funções da educação em saúde: