Idoso, pós-operatório de enxerto aorto-ilíaco há 9 dias por aneurisma de aorta. Iniciou quadro infeccioso no sítio do enxerto com sinais de comprometimento da revascularização realizada. A conduta para preservar a vida e a revascularização dos membros inferiores é:
Mulher de 40 anos, dona de casa, com queixa de “cansaço nas pernas”. Ao exame físico, apresentava apenas vasos dilatados de médio calibre nos membros inferiores, predominando na face medial das pernas, sem edema, hiperpigmentação ou lesões tróficas. Considerando a classificação clínica da paciente, a melhor opção de tratamento é:
Mulher de 53 anos com queixa de dor nas pernas há 10 anos e varizes de membros inferiores. Ao exame físico notam-se varizes subcutâneas, edema e dermatite ocre. Na classificação CEAP, seu diagnóstico é:
Em relação à profilaxia da Trombose Venosa Profunda (TVP) e do Tromboembolismo Pulmonar (TEP), é INCORRETO afirmar que:
A aferição do RNI é utilizada para monitorar o efeito terapêutico com anticoagulantes orais. A respeito do RNI nos casos de TVP, pode-se afirmar, EXCETO:
Sobre a Trombose Venosa Profunda (TVP) é correto afirmar que:
Sobre o diagnóstico clínico da TVP aguda, é correto afirmar que:
Uma mulher de 33 anos, com quadro de TVP de membro inferior direito e antecedente obstétrico de 3 abortamentos espontâneos. Deve-se levantar principalmente o diagnóstico de:
Durante uma operação policial, o comandante é atingido por um projétil de arma de fogo na coxa direita. Chega ao hospital queixando-se de dor no membro e parestesia no pé direito Ao examiná-lo, você constata um grande hematoma na coxa direita, um pulso fraco distal à lesão e ausente na perna e pé. Além disso, o comandante não consegue mexer o pé esquerdo. Qual a conduta adequada frente o caso:
Senhor de 76 anos foi submetido a angioplastia coronariana via femoral esquerda. Evolui com dor e abaulamento no local da punção, recebendo o diagnóstico de pseudoaneurisma de artéria femoral. Sobre esta entidade nosológica, é INCORRETO afirmar que: