A ampola de Vater, ou papila maior, está localizada _______________________ região do duodeno.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
A úlcera, de acordo com a classificação de Sakita e Forrest é, respectivamente, ____ e ____.
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é
A terapêutica endoscópica mais recomendada é
De acordo com a Classificação de Paris, a lesão descrita é tipo _______________.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Em relação à lesão descrita no caso 2, a biópsia revelou adenoma túbuloviloso com displasia de alto grau. O tratamento recomendado para esta lesão é Paciente com 52 anos há cerca de três meses vem apresentando episódios de melena. Apresenta mucosas descoradas +++/+4. A hemoglobina é igual a 7g/dl. Realizou duas endoscopias digestivas altas as quais foram normais. Foi submetido à colonoscopia a qual foi normal até o ceco. Internada para investigação diagnóstica.
A sequência de exames recomendada para esclarecimento diagnóstico é
Paciente com 60 anos, submetido à endoscopia digestiva alta que revelou lesão elevada séssil em antro, medindo cerca de 3cm, superfície com mucosa normal, sinal da tenda positivo e consistência aumentada. Indicada ecoendoscopia para esclarecimento diagnóstico. O exame revelou lesão hipoecóica, homogênea, ovalada e com doppler negativo. Realizou punção aspirativa com agulhaPAAF e o resultado mostrou ser GIST.
A _____________________________ é a mais provável camada da parede gástrica onde foi encontrada essa lesão na ecoendoscopia.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Paciente com 32 anos, com dor abdominal e vômitos, teve diagnóstico de pancreatite aguda. Evoluiu com manutenção da dor abdominal. A ultrassonografia e a tomografia revelaram pseudocisto pancreático, medindo 10 x 8cm, sem sinais de colelitíase. Após quatro semanas, apresenta febre, leucocitose, aumento do tamanho do pseudocisto para 14 x 12cm e exibindo imagem sugestiva de conteúdo heterogêneo à tomografia.
Diante desse quadro clínico, a conduta terapêutica recomendada é Antibioticoterapia e __________________.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
Paciente com cinco anos engoliu por acidente bateria de relógio que ficou impactada em terço proximal de esôfago.
A melhor recomendação de tratamento é endoscopia digestiva alta (EDA) _____________________.
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é