21601
Q688033
A ergonomia aplicada ao trabalho apresenta diferentes níveis de importância, de acordo com as áreas de atuação. Assim é que a área de
21602
Q688032
Na oficina da frota automotiva da empresa, um mecânico de caminhão procurou o serviço médico por apresentar as seguintes alterações no seu exame periódico:
1. Hemograma: hemácias 3,8 x 106/mm3, hemoglobina 11,8 g/dL, hematócrito 38%, leucometria 6.800/mm3, com diferencial normal;
2. Aspartato aminotransferase (AST) 187U/L e alanina aminotransferase (ALT) 223 U/L.
Diante da suspeita de ação de poluentes primários, o agente que poderia ser o causador desse quadro é o
21603
Q688031
O grande crescimento do número de pessoas trabalhando em centros de teleatendimento (call centers) é uma característica marcante do mercado de trabalho de diversos países nos últimos anos, incluindo o Brasil. As características relacionadas a esse tipo de atividade profissional são:
21604
Q688030
O conceito de risco grave e iminente no campo da saúde do trabalhador é de fundamental importância para as ações de vigilância em saúde do trabalhador. Assim sendo,
21605
Q688029
Diversas condições nos processos de trabalho no Brasil têm sido consideradas acidentogênicas, relacionadas a riscos arcaicos, a novos fatores de morbidade ou à combinação de antigos e novos fatores de adoecimento. Nesse contexto, observa-se que
21606
Q688028
Carpinteiro de 47 anos, obeso, tabagista de 30 cigarros/ dia desde os 17 anos, é trazido para o serviço médico da empresa desacordado e com desidratação intensa, após esforço físico extenuante na jornada de trabalho com calor excessivo. No seu último periódico, 10 meses antes, apresentava-se em bom estado geral, índice de massa corporal de 32,2 kg/m2, pressão arterial de 130/85 mmHg, circunferência abdominal de 105 cm, glicemia de jejum de 167 mg/dL, colesterol total de 281 mg/dL, sem outras alterações, tendo sido orientado a procurar atendimento médico pelo plano de saúde da empresa, o que ele fez tão logo teve oportunidade. O que poderia ter sido feito pelo médico da empresa naquela ocasião para prevenir a última ocorrência?
21607
Q688027
No campo da saúde ocupacional, o interesse sobre os efeitos biológicos causados por radiação eletromagnética não ionizante tem crescido, devido ao tempo maior de exposição de algumas categorias profissionais e à capacidade de aquecimento causado ao organismo humano, em particular nos seguintes órgãos críticos:
21608
Q688026
Há grupos profissionais que, de acordo com os riscos biológicos a que estão expostos em suas atividades, precisam de um tipo específico de imunização. Sendo assim, a vacina e o grupo profissional que deve recebê-la estão corretamente indicados em:
21609
Q688025
Qual método complementar é o mais importante na investigação diagnóstica do benzenismo clínico em trabalhadores de postos de combustíveis?
21610
Q688024
Os acidentes com múltiplas vítimas podem ser ocorrência do trabalho na indústria do petróleo e seus derivados e, dessa forma, há necessidade de treinamento das equipes de saúde da empresa em medicina de desastres, que difere do atendimento dos serviços de emergência rotineiros (medicina de emergência). Na comparação dessas duas áreas da medicina, verifica- -se que