2221 Q935072
Medicina Médico da Família Pediatria e Neonatologia Saúde da Criança na Atenção Básica
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Sobre as características das meningites bacterianas, analisar os itens abaixo:
I. O período de incubação é, em geral, de 10 a 20 dias, e em média, de 15 a 16 dias, mas pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável.
II. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções da nasofaringe.
III. O Streptococcus agalactie é o principal causador da doença no Brasil.
IV. As crianças menores de cinco anos, principalmente as menores de um ano, e pessoas maiores de 60 anos são mais suscetíveis à doença.

Estão CORRETOS:
2222 Q935071
Medicina Médico da Família Pediatria e Neonatologia Saúde da Criança na Atenção Básica
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A respeito da meningite meningocócica, analisar os itens abaixo:
I. É a forma mais frequente de doença meningocócica invasiva.
II. Em lactentes com meningite, a pesquisa de sinais meníngeos é extremamente difícil e a rigidez de nuca nem sempre está presente.
III. Em lactentes jovens, sobretudo no período neonatal, a suspeita de meningite torna-se notadamente mais evidente, pois a febre e a icterícia estão sempre presentes.
IV. A ocorrência da meningite meningocócica, assim como a presença de sinais neurológicos focais, é menos frequente que nas meningites por pneumococo ou por Haemophilus influenzae sorotipo B.
Estão CORRETOS:
2223 Q935070
Medicina Médico da Família Pediatria e Neonatologia Saúde da Criança na Atenção Básica
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Considerando-se as orientações relacionadas à alimentação complementar, analisar os itens abaixo:
I. Para evitar o consumo de açúcar de cana por crianças com até 12 meses de vida, o mel é altamente recomendado para adoçar os sucos e/ou chás devido às suas propriedades expectorantes.
II. Para garantir o aporte de nutrientes, a papa salgada deve conter um alimento de cada grupo desde a primeira oferta, principalmente carne, para prevenir a anemia.
III. A partir dos oito meses de idade do bebê, alguns alimentos da família já podem ser oferecidos à criança, amassados ou desfiados, desde que não tenham sido preparados com excesso de temperos.
IV. A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de form...
2224 Q935069
Medicina Médico da Família Saúde do Adolescente na Atenção Básica
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Sobre a puberdade precoce, analisar os itens abaixo:
. Considera-se precoce o aparecimento de caracteres sexuais secundários antes dos oito anos em meninas e antes dos nove anos em meninos.
I. A manifestação inicial em meninas é o surgimento do botão mamário e, em meninos, o aumento do volume testicular maior ou igual a 4mL.
III. Em meninas, 2/3 dos casos estão associados a anormalidades neurológicas e, destas, 50% dos casos estão relacionados a tumores.
Está(ão) CORRETO(S):
2225 Q935068
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A icterícia é um achado comum no período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. Na maioria das vezes, é benigna, mas, em virtude do potencial de toxicidade da bilirrubina em concentrações elevadas, os recém-nascidos (RN) devem ser monitorados, a fim de prevenir o quadro mais grave. A forma crônica e permanente da encefalopatia bilirrubínica, em que o RN desenvolve paralisia cerebral atetoide, neuropatia auditiva, displasia dentária e, ocasionalmente, deficiência mental, é chamada:
2226 Q935067
Medicina Otorrinolaringologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A infância é o período de primeiro contato com os antígenos, principalmente pelos tratos respiratório e digestório, o que torna as faringotonsilites (FTs), expressas clinicamente por “dor de garganta”, uma das principais queixas em consultórios e pronto atendimentos pediátricos. O quadro agudo de tonsilite palatina é também conhecido como angina. O quadro de angina pseudomembranosa apresenta as seguintes manifestações clínicas:
2227 Q935066
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Durante o exame clínico, o pediatra deve estar atento aos sinais de carência nutricional de macro e micronutrientes. Os casos mais graves de desnutrição (3º grau, segundo o critério de Gómez) incluem diferentes formas de manifestação dos graves déficits nutricionais. Os lactentes desnutridos graves são classificados, conforme aspectos clínicos e laboratoriais, em, EXCETO:
2228 Q935065
Medicina Médico da Família Pediatria e Neonatologia Saúde da Criança na Atenção Básica
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Sobre a suplementação vitamínica e mineral da criança, analisar os itens abaixo:
I. O recém-nascido deve receber, ao nascimento, vitamina K1 na dose de 0,5 a 1mg por via intramuscular ou 1 a 2mg por via oral.
II. A suplementação de ferro não está indicada para lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional a partir da introdução de alimentos complementares.
III. A administração de vitamina B12 é aconselhável para crianças cujas mães sejam vegetarianas estritas.
IV. Crianças em aleitamento materno não necessitam de suplementação de vitamina C, desde que a mãe tenha dieta adequada.

Estão CORRETOS:
2229 Q935064
Medicina Pediatria e Neonatologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
A sepse neonatal é uma síndrome clínica caracterizada por sinais sistêmicos de infecção acompanhados pela presença de bacteremia no primeiro mês de vida. Sobre a sepse neonatal, analisar os itens abaixo:
I. A sepse precoce é aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida.
II. A sepse tardia está relacionada a fatores pós-natais e múltiplos procedimentos na UTI aos quais os recém-nascidos estão sujeitos.
III. As manifestações clínicas do recém-nascido são inespecíficas.
IV. Na sepse tardia, o esquema empírico inicial é ampicilina e gentamicina, considerando os microrganismos mais encontrados na sepse neonatal tardia e a sensibilidade destes.

Estão CORRETOS:
2230 Q935063
Medicina Gastroenterologia
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Sobre as principais bactérias envolvidas nas doenças diarreicas agudas, os modos de transmissão, reservatórios e grupos etários dos casos, analisar os itens abaixo:
I. O Bacillus cereus afeta todos os grupos etários, tendo como principal modo de transmissão a contaminação dos alimentos, e os principais reservatórios são os alimentos e o ambiente.
II. O Campylobacter spp afeta todos os grupos etários, tendo como principais modos de transmissão a contaminação fecal-oral, por alimento, água e animais domésticos, em que o principal reservatório são aves, bovinos e ambientes.
III. A E. coli enteropatogênica afeta todas as crianças, tendo como principais modos de transmissão a contaminação fecal-oral, por alimento, água e pessoa a pessoa, em que o principal reservatório são os hu...