Sobre os erros refrativos em idosos, analise as asserções a seguir: I - Na população de idosos existe um grande número de pessoas com vícios de refração não corrigidos. II - Refração e a utilização dos óculos receitados resolvem grande parte dos problemas visuais da população idosa. III - As intervenções para diminuir a deficiência visual por alterações de refração não são custo-efetivas e não têm importante impacto no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida. É correto o que se afirma em:
Sobre a Velocidade de Onda de Pulso (VOP), considere V para verdadeiro e F para falso. A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: (__) A VOP tem sido considerada padrão-ouro na avaliação da rigidez arterial, não apenas pela facilidade em sua obtenção, mas também devido ao grande corpo de evidências demonstrando sua associação a doenças CV, independentemente dos fatores de risco tradicionais. (__) Calcula-se a VOP carotídeo-femoral (VOPc-f) dividindo-se a distância percorrida pelo tempo (VOPc-f= distância/ tempo). O tempo pode ser medido, diretamente, na mesma onda de pulso ou, indiretamente, por meio da utilização do eletrocardiograma. (__) O aumento da rigidez arterial é um preditor de desfechos.
Considerando a classificação clínica de Bamford relacionado ao Acidente Vascular Cerebral Agudo, sinais de hemiparesia atáxica, relaciona-se com qual tipo de síndrome?