33461 Q611437
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Sr. José, 57 anos, comparece à consulta com queixas de leve ardência na boca. O quadro iniciou há cerca de três meses e vem piorando progressivamente. Sem qualquer outro sintoma. O exame físico revela apenas palidez de mucosas. Na consulta de retorno, traz hemograma que mostra hematócrito de 22,4%, hemoglobina de 7,4 g/dL, VCM de 124 fL. Na hematoscopia, há descrição de hipersegmentação de neutrófilos. O manejo clínico correto desse paciente deverá incluir, primeiramente:
33462 Q611436
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Acerca da terapêutica estabelecida pelo I Consenso Brasileiro de Doença do Refluxo Gastroesofágico, analise as afirmativas.

I - A identificação endoscópica da esofagite indica a utilização de medicamento inibidor da bomba de prótons, embora não haja consenso quanto à dose a ser empregada.

II - Moderar a ingestão de alimentos tais como cítricos, café, bebidas alcoólicas e ou gasosas, menta, hortelã, tomate faz parte das medidas comportamentais para redução dos sintomas.

III - Os medicamentos procinéticos têm a propriedade de retardar o esvaziamento gástrico e fazer relaxamento transitório do esfíncter inferior do esôfago.

Estão corretas as afirmativas

33463 Q611435
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada

Sobre as orientações brasileiras para doença pulmonar obstrutiva crônica, considere:

I - Recomenda-se a realização da espirometria para detecção de casos da DPOC apenas na população igual ou acima de 60 anos de idade, exposta a tabagismo e/ou à fumaça de lenha, com ou sem sintomas respiratórios.

II - Há alta evidência de que a eficácia de agentes muscarínicos de ação prolongada em monoterapia é semelhante à da terapia combinada de agentes beta-2 agonistas de ação prolongada com corticosteroide inalado para melhora da dispneia, qualidade de vida e função pulmonar.

III - Existe atualmente forte recomendação a favor do uso de corticosteroides sistêmicos orais em exacerbações que requerem tratamento ambulatorial ou hospitalar.

IV - Há forte evidência a f...

33464 Q611434
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Em relação à duração do ciclo menstrual, pode-se afirmar que o principal determinante é:
33465 Q611433
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Considerando-se a fisiopatologia do climatério, pode-se afirmar:
33466 Q611432
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
A leucorreia consiste no aumento do fluxo vaginal que pode estar associado ou não a sintomas e possui como causa frequente a vaginose bacteriana que pode ser caracterizada por
33467 Q611431
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) representa a principal causa de anovulação crônica diagnosticável. Com base no consenso de Rotterdam ESHRE/ASRM (2004), a SOP pode ser definida pela presença de pelo menos dois critérios em pacientes com idade ≥ 19 anos:
33468 Q611430
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
É o mais comum agente etiológico da infecção urinária na gestante:
33469 Q611429
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
De acordo com o International Association of Diabetes and Pregnancy Study Groups (IADPSG), no pré-natal o teste de TOTG de 75 g deve ser realizado
33470 Q611428
Medicina
Ano: 2017
Banca: Banca não informada
Durante o uso do sulfato de magnésio, é recomendado o controle dos seguintes parâmetros: