31421 Q592933
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

A esquistossomose hepatoesplênica resulta da resposta imune do hospedeiro à presença dos ovos do Schistosoma e da reação granulomatosa desencadeada pelos antígenos que eles secretam. As alterações hepáticas constituem as mais importantes manifestações da doença, sendo característico o quadro anatomopatológico da fibrose de Symmers. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A doença é essencialmente mesenquimal e não parenquimatosa.

II. A arquitetura dos lóbulos hepáticos não é alterada.

III. Não há hiperplasia nodular regenerativa.

IV. Os sinusóides hepáticos não estão colapsados.

Estão corretas as afirmativas:

31422 Q592932
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Os tumores malignos primários do fígado correspondem à quinta causa de câncer e à terceira causa de morte por câncer no mundo. O carcinoma hepatocelular (CHC) corresponde de 85 a 90% das neoplasias primárias do fígado. Dentre os principais fatores de risco do carcinoma hepatocelular, estão:

I. Cirrose hepática.

II. Hepatite A.

III. Hemocromatose.

IV. Aflatoxina B1.

V. Diabete melito.

Estão corretas as afirmativas:

31423 Q592931
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Quanto à síndrome hepatopulmonar (SHP), no exame anatomopatológico pode-se, também, evidenciar vasodilatações pleurais, comunicações anatômicas arteriovenosas pulmonares, bem como anastomoses venosas portopulmonares. O diâmetro normal dos capilares pulmonares é de aproximadamente __________, podendo chegar a 500 mcm nos pacientes com SHP.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

31424 Q592930
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Sobre as hepatites virais, leia atentamente as afirmativas atribuindo valores (V) para verdadeiro e (F) para falso e a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) O vírus da hepatite A (HAV) é do tipo RNA, classificado entre os picornavírus. É transmitido principalmente por via fecal-oral, sendo rara a via parenteral, dado o curto período de viremia.

( ) O vírus da hepatite B (HBV) é do tipo DNA, classificado entre os hepaDNAvírus. Pode ser transmitido por via parenteral, sexual e vertical. Atinge todas as faixas etárias, predominando entre os 20 e os 40 anos de idade, em função da transmissão via sexual.

( ) O vírus da hepatite C (HCV) é do tipo RNA, semelhante aos flavivírus e classificado atualmente como um hepacivíru...

31425 Q592929
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

A hepatite B é uma das doenças infecciosas mais prevalentes no mundo. Com relação à sua patogenia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. As vias parenteral e sexual são altamente efetivas para a transmissão.

II. Sabe-se que o vírus é estável em superfícies inanimadas e pode persistir viável no meio ambiente por cerca de setenta dias sem perder sua infectividade.

III. O vírus da hepatite B (VHB) é passível de infecção quando localizado em soro, sêmen, secreção vaginal, exsudatos, serosas e líquor.

IV. O risco de infecção por contato com saliva, urina, fezes, lágrima, suor e bile é alto.

V. Apesar de ser detectado em leite materno, a transmissão pela amamentação não se mostra efetiva.

Estão corretas as afirmativas:

31426 Q592928
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

A hepatite autoimune (HAI) é uma doença hepática crônica e caracteriza-se pela presença de hipergamaglobulinemia e autoanticorpos circulantes e pela resposta ao tratamento imunossupressor. Sobre a hepatite autoimune (HAI) analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Apesar de se manifestar em qualquer idade, a incidência bimodal é observada na faixa de 5 a 25 anos e entre a 4ª e 6ª décadas de vida.

II. A HAI afeta mais homens que mulheres e ocorre em todos os grupos étnicos.

III. Ao exame físico, destoa o bom aspecto geral das pacientes adolescentes com o grau de lesão hepática.

IV. Cerca de 50% dos pacientes apresentam curso insidioso, que pode durar de semanas a meses, caracterizado por astenia, anorexia, perda ponderal e icterícia flu...

31427 Q592927
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

A deficiência de alfa-1-antitripsina (DAAT) é condição de herança autossômica co-dominante associada a determinadas variantes alélicas do gene Pi. Dentre as principais manifestações clínicas estão doença hepática neonatal, enfisema pulmonar e cirrose hepática de instalação precoce. As manifestações hepáticas compreendem, entre outras:

I. Hemorragia digestiva alta.

II. Hepatomegalia.

III. Prurido.

IV. Hipertensão portal.

Estão corretas as afirmativas:

31428 Q592926
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
Os primeiros sinais e sintomas da Doença de Wilson (DW) podem se dar na infância, na adolescência ou na juventude, e tendem a assumir proporções incapacitantes e até mesmo letais. Dentre as alterações psiquiátricas mais frequentes na doença neurológica assinale a alternativa incorreta.
31429 Q592925
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Sobre a Doença de Wilson (DW) e seu quadro clínico, as manifestações neurológicas são de linha extrapiramidal ou cerebelar, e dentre elas estão:

I. Alteração da marcha.

II. Distonia.

III. Atetose.

IV. Hipertonia plástica.

V. Disartria.

Estão corretas as afirmativas:

31430 Q592924
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)
A Doença de Wilson (DW) resulta do balanço positivo de cobre. Sobre a sua etiologia e fisiopatologia, é INCORRETO afirmar que: