40601 Q335797
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), doença autoimune sistêmica, caracterizada pela produção de autoanticorpos, formação e deposição de imunocomplexos, inflamação em diversos órgãos e dano tecidual. Em relação a essa patologia afirma-se:

I – Complicações neuropsiquiátricas incluem manifestações focais ou difusas, agudas ou crônicas.

II – Etiologicamente está bem definida e esclarecida, e que o surgimento da doença é diretamente relacionado aos fatores hormonais e ambientais.

III – A maioria dos pacientes não apresenta fotossensibilidade após exposição à radiação solar ou artificial.

IV – A clássica lesão em asa de borboleta, caracterizada por eritema malar e no dorso do nariz, preservando o sulco nasolabial, é identificada em menos de 50% dos casos.

...
40602 Q335795
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a segunda maior causa de morte e a principal causa de incapacidade no mundo. São classificados como hemorrágico ou isquêmico e que:

I – AVC isquêmico o mais frequente, representando a maioria dos casos.

II – AVC hemorrágico o mais frequente, representando a maioria dos casos.

III – Aterosclerose de pequenas e grandes artérias cerebrais é apenas responsável pelos AVCs hemorrágicos.

IV – Clinicamente, tanto o hemorrágico quanto o isquêmico manifestam aparecimento súbito de déficits neurológicos característicos, de acordo com a região cerebral envolvida que, por sua vez, dependerá da circulação afetada.

V – A circulação mais comumente afetada é a anterior ou carotídea.

Está correta a alternativa:

40603 Q335793
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Paciente apresenta indicações clínicas de cirrose com evidências macronodular, com acúmulo de cobre nos hepatócitos, notando-se vacuolização dos núcleos dos hepatócitos, esteatose e, ocasionalmente, a presença de corpúsculos de Mallory. Depreende-se que, o paciente é portador:
40604 Q335791
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

O estado de anemia, notadamente a anemia crônica, tem consequências ao portador e que podem ser resumidas em mecanismos que alteram processos fisiológicos resultantes de sua ação normal, a saber:

I - O transporte deficitário de oxigênio pela redução da hemoglobina diminuem as atividades metabólicas de todas as células e induz em disfunções orgânicas generalizadas, cujos principais sintomas caracterizam-se por cansaço, fraqueza e mal estar.

II - O organismo procura se adaptar à situação patológica com evidentes desgastes fisiológicos, especialmente para o sistema endócrino.

III - O transporte deficitário de oxigênio pelo aumento da hemoglobina aumenta as atividades metabólicas de todas as células e induz em disfunções orgânicas generalizadas, cujos principais sint...

40605 Q335790
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Atualmente, os critérios aceitos para o diagnóstico de Diabetes Mellitus com utilização da glicemia:

I - Sintomas de poliúria, polidipsia e perda ponderal acrescidos de glicemia casual > 200 mg/dl. Compreende-se por glicemia casual aquela realizada a qualquer hora do dia, independentemente do horário das refeições;

II - Glicemia de jejum ≤ 126 mg/dl (7mmol/l). Em caso de altas elevações da glicemia, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste em outro dia;

III - Glicemia de 2 horas pós-sobrecarga de 75 g de glicose > 200 mg/dl;

IV - Glicemia de jejum ≥ 126 mg/dl (7mmol/l). Em caso de pequenas elevações da glicemia, o diagnóstico deve ser confirmado pela repetição do teste em outro dia.

Está correta a alternativa:...

40606 Q335788
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

A leishmaniose visceral ou calazar é uma doença crônica grave causada por parasito pertencente ao gênero Leishmania. A letalidade humana reduz-se em razão de tratamento adequado, tais como:

I - Os medicamentos à base de antimônio - antimoniato de metilglucamina -, são, no Brasil, utilizados como primeira escolha na terapêutica da leishmaniose;

II - O antimoniato de metilglucamina é especialmente eficaz no tratamento de leishmaniose cutânea, mucocutânea e visceral.

III - O antimoniato de metilglucamina provoca regressão lenta das manifestações clínicas e hematológicas da doença, sem alcançar, entretanto, a esterilização do parasita;

IV - A Organização Mundial de Saúde preconiza que as doses de antimoniais não devem ultrapassar 20mg/kg/dia e o limite de 850...

40607 Q335786
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Uma criança de dois anos de idade apresenta um tipo de câncer caracterizado pela produção maligna de linfócitos na medula óssea, disseminando-se rapidamente por todo o organismo através da corrente sanguínea, sendo, portanto uma neoplasia do tipo hematológica. Essas características indicam ser:
40608 Q335784
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
A manifestação mais comum da febre reumática em mais de 70% dos casos, com evolução autolimitada e sem sequelas, constatado como único critério maior, principalmente em adolescentes e adultos, trata-se de
40609 Q335782
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

A doença renal crônica constitui importante problema de saúde pública mundial. Contudo, dados sobre prevalência e comorbidades são escassos no Brasil. Fatores de risco para progressão da insuficiência renal crônica:

I – Hipertensão arterial (PAS > 130 mmHg).

II – Hiperglicemia.

III – Ingesta proteica elevada.

IV – Anemia.

V – Doença aterosclerótica.

Está correta a alternativa:

40610 Q335780
Medicina
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
As hepatites virais constituem atualmente uma relevante questão de saúde pública no Brasil e no mundo. O diagnóstico preciso e precoce desses agravos permite um tratamento adequado e impacta diretamente a qualidade de vida do indivíduo, assim, são empregados no diagnóstico das hepatites virais os seguintes imunoensaios, EXCETO: