421 Q607418
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Em atendimento ocorrido no serviço de atenção à saúde de trabalhador que tenha sofrido acidente de trabalho com material perfurocortante no ato de punção venosa em paciente, o protocolo de Profilaxia pós-exposição − PEP ao vírus da imunodeficiência humana − HIV recomendado é:
422 Q607417
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Para os trabalhadores de serviços de saúde de assistência, que nunca tenham sido imunizados para hepatites A e B, o esquema de vacinação recomendado é
423 Q607416
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Um trabalhador mecânico, 50 anos, apresenta quadro de acnes disseminadas em região abdominal, desenvolveu uma doença ocupacional, por contato frequente com graxa, conhecida como
424 Q607415
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
Para o médico do trabalho que busca adequar a ergonomia dos ambientes de trabalho, cabe:
425 Q607414
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
São dimensões psicossociais avaliadas no modelo teórico de estresse ocupacional, conhecido como desequilíbrio esforço-recompensa:
426 Q607413
Medicina
Ano: 2017
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)
No exame periódico de um profissional de enfermagem que presta serviço ao sistema judiciário, o médico do trabalho detecta elementos clínicos de exaustão emocional com esvaziamento afetivo, relato de distanciamento e insensibilidade no atendimento ao público e a percepção de uma baixa realização profissional, que pode indicar um quadro de
427 Q607412
Medicina
Ano: 2015
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Sobre a epidemiologia dos acidentes de trabalho no Brasil, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

1ª. A taxa de mortalidade específica por acidentes de trabalho no Brasil aumentou na década 2000-2009.

2ª. A taxa de mortalidade específica por acidentes de trabalho no Brasil entre as mulheres diminuiu na década 2000-2009.

428 Q607411
Medicina
Ano: 2015
Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Sobre a epidemiologia dos acidentes de trabalho no Brasil, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

1ª. A taxa de incidência de acidentes e doenças do trabalho em segurados da Previdência Social aumentou entre 2001 e 2010.

2ª. A taxa de incidência de acidentes e doenças do trabalho em mulheres seguradas da Previdência Social aumentou entre 2001 e 2010.

429 Q572192
Medicina
Ano: 2015
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
De acordo com o Caderno de Atenção Básica n.º 5 – Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde (2002), trabalhador é toda pessoa que exerce atividade de trabalho, independentemente de estar inserido no mercado formal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar e(ou) doméstico. A partir dessas informações, julgue os itens de 116 a 118, acerca da Previdência Social: funcionamento, legislação e conduta médico-pericial. Na avaliação médico-pericial, devem ser considerados o objetivo da perícia e as características médicas e legais do trabalhador. Assim, é possível que o benefício previdenciário auxílio-doença seja concedido a um trabalhador portador de determinada patologia, e não a outro com a mesma patologia, ocupante do mesmo cargo, sem qu...
430 Q577261
Medicina
Ano: 2014
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)
Qual das alternativas abaixo lista corretamente ocupações com alto risco de violência?