8211
Q595930
Acerca das alternativas terapêuticas de pacientes portadores de esclerose múltipla, assinale a alternativa INCORRETA.
8212
Q595929
As paralisias periódicas são canalopatias que, em geral, se manifestam por episódios de paresia ou paralisia relacionados a variações nos níveis séricos de potássio. Comparando-se as formas hipocalêmica e hipercalêmica, assinale a afirmativa correta.
8213
Q595928
“Uma criança de 7 anos apresenta história de epilepsia com crises de espasmo, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e, ao exame físico, percebe-se angiofibromas faciais, hamartoma nodular retiniano e fibromas ungueais. A TC de crânio revela nódulos periventriculares calcificados e leve dilatação dos ventrículos laterais. A TC de abdômen mostra imagem sugestiva de angiomiolipoma renal associado a vários cistos renais.” Qual o diagnóstico do paciente?
8214
Q595927
As peroxissomopatias se caracterizam por envolvimento multissistêmico. Seus diversos subtipos apresentam espectro clínico variado. Qual das alternativas a seguir é a mais grave das peroxissomopatias, já presente no recém-nascido, com dismorfia facial típica, hipotonia muscular importante, distúrbios da sucção e deglutição, degeneração retiniana, hepatomegalia e cistos renais?
8215
Q595926
Com relação às diversas formas de encefalopatias crônicas não progressivas, assinale a afirmativa correta.
8216
Q595925
“Paciente do sexo masculino, 11 anos, comparece à consulta acompanhado por sua mãe, a pedido da professora, após repetir a terceira série pela segunda vez. A mãe relata isolamento social e estereotipias. Ao exame: orelhas grandes e pontiagudas, face alongada, macrorquidia importante, mãos e pés grandes.” Qual o diagnóstico mais provável para este paciente?
8217
Q595924
“Paciente, 8 anos, apresenta fraqueza de musculatura proximal, sinal de Heliotropo e Gottron. Foi feito o diagnóstico de dermatomiosite juvenil.” Comparando-se com pacientes adultos com a mesma doença, crianças apresentam tipicamente:
8218
Q595923
A síndrome do encarceramento está tipicamente associada ao infarto maciço de qual região do sistema nervoso central?
8219
Q595922
Qual das patologias está mais relacionada ao neurinoma bilateral do VIII par craniano?
8220
Q595921
