1031 Q692858
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

Um paciente cirrótico por doença hepática gordurosa não alcoólica, atualmente descompensado, com classificação Child-Pugh B (sete pontos) e insuficiência renal crônica não dialítica com creatinina 2,1 e clearance de 28 mL/min, evoluiu com glicemias de jejum de 156 mg/dL e 172 mg/dL em ocasiões diferentes.

Nessa situação hipotética, a medicação mais adequada para controle glicêmico é a

1032 Q692857
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix
Para o tratamento de infecção relacionada à prótese de quadril por Staphylococcus aureus resistente à oxacilina em um paciente de 55 anos de idade, são os antibióticos que mais bem se concentram no biofilme o(a)
1033 Q692856
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

Uma paciente de 21 anos de idade, branca, sem comorbidades, há três meses, apresenta, de maneira recorrente, aftas dolorosas na boca e, nas duas últimas semanas, ulceração na vulva, bem mais dolorosa que as da boca. Acompanhando o quadro, notou perda da acuidade visual à direita. Em recente consulta com oftalmologista, foi diagnosticada uveíte anterior.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a melhor hipótese diagnóstica para a paciente.

1034 Q692855
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix
O losartano, além de atuar como bloqueador de receptores de angiotensina II, possui ação modesta como
1035 Q692854
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix
No tratamento da hipertensão arterial, a associação do inibidor da enzima conversora de angiotensina com o bloqueador do receptor de angiotensina II
1036 Q692853
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

Um paciente de 64 anos de idade, hipertenso há vinte anos e sem tratamento, há seis meses, começou a apresentar dispneia aos esforços. Foi ao médico, que diagnosticou miocardiopatia hipertensiva e insuficiência cardíaca. Poucos dias depois, apresentou edema agudo de pulmão, evoluindo a óbito no hospital. Tinha diagnóstico de câncer de próstata há seis meses.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o preenchimento correto da declaração de óbito do paciente.

1037 Q692852
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

Um paciente de 34 anos de idade encontra-se em avaliação de morte encefálica após queda de andaime.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a condição obrigatória para o diagnóstico de morte encefálica no paciente, além de coma arresponsivo e aperceptivo.

1038 Q692851
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

Uma paciente de 27 anos de idade, com antecedente de pielonefrite, deu entrada no serviço de emergência discretamente sonolenta, com perfusão lentificada, FC de 120 bpm, FR de 28 ipm, PA de 80 x 60 mmHg, giordano positivo e lactato arterial de 4,2 mmol/L.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta a conduta correta no manuseio da paciente segundo o Surviving Sepsis Campaign: International Guidelines for Management of Sepsis and Septic Shock: 2016.

1039 Q692850
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

Um paciente de 54 anos de idade foi levado pelo SAMU ao serviço de emergência sem pulso central. Quando monitorizado pelas pás do desfibrilador, apresentou o ritmo mostrado a seguir.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de ações a serem realizadas.

1040 Q692849
Medicina
Ano: 2017
Banca: Instituto Quadrix

Um paciente de 55 anos de idade, hipertenso, etilista e tabagista, foi admitido no serviço de emergência devido à queda da própria altura após libação alcoólica. Deu entrada com ferimento cortocontuso em face e confusão mental. Após tomografia de crânio normal, o paciente foi mantido em observação neurológica, evoluindo na manhã seguinte com agitação psicomotora, tremores de extremidades, sudorese e um episódio de crise convulsiva tônico-clônica generalizada. No momento, apresenta confusão mental, agitação importante, tremores, PA de 170 x 110 mmHg e FC de 130 bpm.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a conduta inicial.