Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
O câncer gástrico tem seu prognóstico e tratamento definidos pela localização e estadiamento do tumor e número de linfonodos ressecados e acometidos. Em relação à classificação TNM, assinale a associação INCORRETA.
Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

As úlceras de decúbito têm relação direta com a idade do paciente e com as características da instituição onde este se encontra. As estratégias de prevenção envolvem seis elementos fundamentais: avaliar a admissão, diariamente reavaliar, inspecionar a pele, controlar a umidade da pele, adequar a nutrição e a hidratação e minimizar a pressão sobre as áreas corporais. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Do ponto de vista nutricional, os seguintes fatores devem ser avaliados como risco para desenvolvimento de úlcera de decúbito: anorexia (IMC < 18,5 kg/m2), presença de hipoalbuminemia e anemia, alterações imunológicas, associação com doença gastrointestinal e câncer.

( ) São fatores de risco para a ocorrência de úlceras d...

Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) acomete 4‐8% dos homens acima dos 60 anos e 10% dos octogenários e são raros em pessoas com menos de 50 anos (< 1%), sendo mais comuns em homens e com maior incidência entre brancos. Assinale a alternativa correta sobre a evolução e o valor da prevenção.
Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
No Brasil, a insuficiência cardíaca é a terceira maior causa total e a primeira entre as doenças cardiovasculares de internação pelo SUS em pacientes acima de 65 anos de idade. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Os critérios de Beers‐Fick são úteis para a prevenção do uso de fármacos potencialmente inapropriados em idosos. Multiplicidade de doenças e de fármacos associada a alterações relacionadas ao envelhecimento desencadeia, com constância, graves interações medicamentosas e reações adversas nesses pacientes. Segundo os critérios de Beers‐Fick, assinale a alternativa correta.
Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

A Infecção do Trato Urinário (ITU) é um importante problema clínico. Representa uma das infecções mais comuns em mulheres, afetando de 6% a 10% das mulheres jovens, mas com incidência dramaticamente elevada na mulher idosa. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os agentes infecciosos são semelhantes tanto para os casos sintomáticos quanto assintomáticos de ITU, sendo que os agentes etiológicos mais comumente relacionados a ITU nas mulheres idosas são germes Gram‐negativos entéricos, em especial a Escherichia coli.

( ) Contribuem para o aumento da incidência de ITU a deficiência estrogênica e a diminuição da concentração dos lactobacillus, acarretando aumento do pH vaginal e favorecendo, por conseguinte, a colonização ...

Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
A prevalência de demências apresenta grande variação, de acordo com os critérios utilizados para o diagnóstico. Em uma população de zona urbana do interior de São Paulo, varia de 1,6%, na faixa de 65 a 69 anos, até 38,9%, acima de 84 anos, dobrando a cada cinco anos com o aumento de idade. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
A Doença de Alzheimer (DA) é uma síndrome com comprometimento da memória associada a um prejuízo em pelo menos uma das funções cognitivas (linguagem, gnosias, praxias ou funções executivas) e que interfere no desempenho social e/ou profissional do indivíduo e representa um declínio em relação ao nível de funcionamento anterior. No Brasil, a taxa estimada de DA foi de 7,7 por 1.000 pessoas‐ano em indivíduos com mais de 65 anos. Diante do exposto, assinale a afirmativa INCORRETA.
Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

A incidência da Leucemia Mieloide Crônica (LMC) aumenta com a idade, passando de, em média, um caso para cada 1 milhão de crianças nos primeiros dez anos de vida, a um caso em cada 100 mil indivíduos aos 50 anos e, ainda, a um caso em cada 10 mil indivíduos acima de 80 anos. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O diagnóstico de LMC depende da demonstração do cromossomo Filadélfia (22q‐) resultante da translocação t(9; 22) (q34; q11), e/ou o rearranjo do BCR‐ABL no sangue periférico ou nas células da medula óssea.

( ) Em pacientes com LMC em tratamento com imatinibe por seis meses, o número de transcritos b2a2 (e13a2) é mais baixo quando comparado ao número de transcritos b3a2 (e14a2), sugerindo maior sensibilid...

10 Q324083
Medicina
Ano: 2015
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)
Catarata é a denominação dada a qualquer opacidade do cristalino, que não necessariamente afete a visão. As causas não estão bem definidas, porém estudos epidemiológicos revelam associação de catarata à idade. Assim, estima‐se que 10% da população norte‐americana têm catarata e que esta prevalência aumenta em 50% no grupo etário de 65 a 74 anos, enquanto em pessoas acima de 75 anos a incidência aumenta para 75%. São fatores de risco que podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, EXCETO: