61 Q608552
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Lactente de 8 meses é levado à consulta com quadro de exantema. A mãe refere que há 4 dias iniciou com febre até 39 ºC e hiporexia. Quando a febre baixava, a criança ficava bem. Fez uso de ibuprofeno. No dia anterior à consulta, não teve mais febre, mas surgiram lesões cutâneas. Ao exame, você observa que a criança encontra-se afebril, ativa, com um rash eritematoso maculopapular, que desaparece à compressão, principalmente em face, pescoço e tronco. Qual a hipótese mais provável para o caso?
62 Q607697
Medicina
Ano: 2014
Banca: Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

No caso de exumação de cadáver, havendo dúvida sobre a identidade do mesmo, proceder-se-á ao reconhecimento pelo Instituto de Identificação e Estatística ou repartição congênere ou pela inquirição de testemunhas, lavrando-se auto de reconhecimento e de identidade, no qual se descreverá o cadáver, com todos os sinais e indicações. Sobre a exumação de cadáver pode-se afirmar:

I. As roupas encontradas junto ao cadáver poderão ser utilizadas como meio auxiliar de identificação do mesmo.

II. Passado o estado de putrefação do cadáver o mesmo não poderá ser identificado.

III. Exumar é o ato de retirar um cadáver de uma sepultura; e a perícia a ser realizada, poderá identificar inclusive as circunstâncias do crime.

IV. O exame de arcada dentária é fundam...

63 Q607465
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Em relação às doenças profissionais e à classificação de Schilling, assinale a alternativa correta.
64 Q607464
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Sobre capacidade laborativa, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Capacidade laborativa é a condição física e mental para o exercício de atividade produtiva.

( ) A impossibilidade de desempenhar as atribuições definidas para os cargos, funções ou empregos, decorrente de alterações patológicas consequentes a doenças ou acidentes, é denominada de capacidade laborativa reduzida.

( ) A capacidade laborativa implica ausência de doença ou lesão.

( ) A incapacidade laborativa pode ser parcial ou total.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

65 Q607463
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Funcionário do TJ ergue bimanualmente a primeira caixa de uma pilha com quatro caixas que contém dez resmas de papel sulfite. O peso aproximado da caixa é de 24 kgf. Após erguê-la, a caixa é deslocada para uma bancada com 85 cm de altura. Assinale a alternativa que apresenta um fator a ser considerado no cálculo do Limite de Peso Recomendado pela equação revisada do NIOSH de 1994.
66 Q606831
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
São situações de notificação compulsória, EXCETO:
67 Q606636
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Assinale a alternativa que apresenta uma situação passível de enquadramento como alienação mental.
68 Q606635
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Sobre os transtornos de personalidade, considere as seguintes afirmativas:

1. O transtorno paranoide de personalidade é caracterizado por um padrão constante de persecutoriedade.

2. São transtornos de personalidade pertencentes ao grupo (cluster) B: narcisista, antissocial e borderline e dependente.

3. No transtorno de personalidade esquiva, existe uma timidez excessiva. Nesses casos, o contato social é temido e evitado, porém desejado.

4. O transtorno de personalidade esquizotípico se caracteriza por excentricidade de pensamento e comportamento. Dos transtornos de personalidade do grupo A, é o mais relacionado com diagnóstico posterior de esquizofrenia.

Assinale a alternativa correta.

69 Q606634
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A risperidona é um antipsicótico atípico amplamente usado no tratamento da esquizofrenia. Sobre seus efeitos colaterais, é correto afirmar:
70 Q606633
Medicina
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Sobre a esquizofrenia, considere as seguintes afirmativas:

1. A migração para um país de língua diferente da nativa é um fator de risco relacionado à esquizofrenia.

2. Os sintomas psicóticos aparecem mais frequentemente no final da adolescência e início da idade adulta, mas sintomas prodrômicos são comuns desde a infância.

3. Além de sintomas psicóticos, causa grande prejuízo cognitivo, tendo os pacientes acometidos um QI médio inferior ao da população geral.

4. Homens têm um início mais precoce dos sintomas em comparação às mulheres.

Assinale a alternativa correta.