Medicina
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

Na situação de uma criança de 2 anos com escore Z – 2 abaixo da mediana de peso/estatura, segundo a Classificação da OMS (Organização Mundial de saúde). Seu estado nutricional é:

Medicina
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

No quadro de anemia por deficiência de ferro

Medicina
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

As necessidades diárias de ferro de um lactente a termo são de:

Medicina
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

Paciente de 5 anos com Hb = 8 mg/dL, leucócitos totais= 12500/dL e plaquetas = 150.000 e VCM= 96, com diarreia crônica por intestino curto, considerar:

Medicina
Ano: 2012
Banca: Instituto Ludus

Analise as afirmativas abaixo com base na Lei nº 8.142/90, Art. 2°: “Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:”

I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;

II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;

III - investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;

IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

Assinale a alternativa correta:

Medicina
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

Paciente com 3 anos apresenta-se com febre de 38°C, dispnéico, com tiragem moderada de fúrcula, intercostal baixa, estridor, ausculta com sibilos e roncos disseminados. A hipótese diagnóstica mais provável é de:

Medicina
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

Criança de 5 anos de idade, aparece subitamente com lesão eritematosa confluente no rosto, que piora pela manhã e no sol, sem nenhuma outra queixa. Refere ter comido camarão há 5 dias, e há 10 dias teve febre por 1 dia, tendo tomado dipirona. Ao exame, além do eritema do rosto, apresenta exantema macular, tênue confluente, na região proximal dos membros. O diagnóstico provável é de infecção pelo:

Medicina
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

Constituem exemplos de cardiopatia congênita com hiperfluxo pulmonar, EXCETO:

Medicina
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

É fator de risco para a primeira convulsão febril:

10 Q236601
Medicina
Ano: 2012
Banca: ATAME Grupo

Lactente de 9 Kg de peso está internado na enfermaria por diarréia aguda. A prescrição correta do soro de manutenção é: