Dia 19 de julho é aniversário da escola em que dona Emília trabalha e o almoço dos alunos e funcionários será caprichado: Frango aos três queijos. Veja a lista de ingredientes:
- 4 litros de leite - 200g de maisena
- Duas latas de creme de leite
- 1 kg de queijo minas
- Dois copos de requeijão
- 200g de queijo parmesão
- 4 kg de peito de frango
- Três cebolas
- Quatro tomates
A receita acima tem rendimento para 20 pessoas. Considerando que o almoço será servido para 200 pessoas, a lista de compras será:
Os moradores de uma alameda (vila de casas), com o objetivo de amenizar o calor, resolveram plantar árvores em toda extensão da rua, dos dois lados. Sabe-se que a rua tem 112 metros de extensão e que os moradores dispõem de 16 mudas de árvores para serem plantadas nos dois lados da alameda, uma bem no início e outra bem no fim da alameda, em igual distância. Desta forma, a distância entre uma árvore e outra deverá ser de:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática para os terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, o Meio Ambiente se constitui como um dos temas transversais que pode e deve ser tratado integra-damente com a construção de conceitos e idéias mate-máticas. Uma das justificativas para tal recomendação se baseia no fato de que a aprendizagem da Matemática propicia