Jornalismo Construção social da realidade Agenda Setting Teorias da Comunicação + 5
Ano: 2022
Banca: IBFC

“Ao preencher todo o silêncio e vazio do espaço de tempo dos indivíduos, a mídia proíbe que ele possa e consiga pensar sobre outros assuntos que não estão ali mencionados”. (Cirino, Tuzzo e Temer, 2014). Tomando como base essa análise dos autores, relacionada a leitura crítica da mídia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Uma das principais críticas que se faz aos meios de comunicação diz respeito à divulgação de produtos e ideologias para o controle social.

( ) Ao privilegiar entretenimento, a mídia segue seu papel de ser espelho da sociedade, mostrando o que interessa aos receptores.

...
Jornalismo Construção social da realidade Teorias da Comunicação Principais Teorias e Escolas + 3
Ano: 2022
Banca: IBFC

“Não há como não perceber que a ______, tratando especificamente dos conglomerados midiáticos, transformou também o próprio papel do jornalismo, gerando uma economia da informação (SODRÉ, 2009) que outrora não existia, fazendo com que a ______ seja algo extremamente perigoso nas mãos apenas do jornalista (MARSHALL, 2003), incentivando o desenvolvimento do mercado publicitário e de gerenciamento de comunicação que produz e distribui informações através até dos próprios jornalistas, por um processo silencioso da tentativa de controle da ______.” (Cirino, Tuzzo e Temer, 2014)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Jornalismo Construção social da realidade Teorias da Comunicação Representação Social
Ano: 2022
Banca: IBADE

Imagem associada para resolução da questão

A Propaganda Institucional tem características próprias, diferente da propaganda comercial. Analise a charge e marque a opção daquela característica que foi DESPREZADA pelo criador da campanha. 
Jornalismo Construção social da realidade Gêneros Jornalísticos Ética Jornalística + 9
Ano: 2022
Banca: IBADE
Julgue se as afirmações abaixo são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I. A narrativa jornalística, por mais que se pretenda isenta e imparcial, é também fortemente determinada por um fundo ético ou moral. Os jornalistas só destacam certos fatos da realidade como notícia porque esses fatos transgridem algum preceito ético ou moral, alguma lei, algum consenso cultural. A notícia representa sempre uma ruptura ou transgressão em relação a algum significado estável. Cabe ao analista identificar, interpretar e elucidar esse significado simbólico
II. A análise da narrativa jornalística deve observar particularmente o contrato cognitivo implícito entre jornalistas e audiência em seu contexto operacional. Esse contrato segue as máximas da objetividade, da co-constru...
15 Q846792
Jornalismo Teorias da Comunicação Construção social da realidade Público, Massa e Audiência + 19
Ano: 2020
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
16 Q846789
Jornalismo Teorias da Comunicação Construção social da realidade Principais Teorias e Escolas + 3
Ano: 2020
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20 e de 60, conhecidas como Mass Communication Research,foram influenciadas fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias, destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao público.
Esta teoria ficou conhecida como
17 Q846788
Jornalismo Teorias da Comunicação Construção social da realidade Opinião Pública + 5
Ano: 2020
Banca: Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP)
Entre as correntes teóricas da comunicação, uma abordagem importante para a compreensão das pesquisas na área é a hipótese do agenda setting, que