11 Q544268
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2013
Banca: Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG)

Em sistemas operacionais que utilizam a plataforma AS/400 da IBM, utiliza-se uma linguagem de scripts com comandos utilizados para invocar programas tradicionais e/ou obter informações. Os comandos não estão limitados a funções do sistema, também podem ser utilizados à nível de usuário de aplicações:

12 Q544266
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2013
Banca: Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG)

I5/OS ou OS/400 é o nome dado ao sistema operacional desenvolvido pela IBM e utilizado pela primeira vez em 1988 nos sistemas AS/400. Em 2008 a IBM lançou a série IBM i, dando continuidade ao desenvolvimento de servidores de alto desempenho.

Acerca do I5/OS, assinale a alternativa correta:

13 Q524550
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2012
Banca: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Atualmente, no mercado, há vários sistemas operacionais. Caracterizam-se como exemplos de sistema operacional:
14 Q544264
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2011
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

São exemplos de versões ou distribuições de sistemas operacionais, EXCETO:

15 Q544263
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2010
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca dos componentes funcionais de computadores, julgue os itens que se seguem.

Os sistemas operacionais têm por função homogeneizar o acesso dos aplicativos aos dispositivos fixos e são responsáveis por operar entre o hardware e os software de aplicação. Por serem acessados por interfaces de alto nível, não procedimentais e determinísticas, o funcionamento dos circuitos eletrônicos depende da tecnologia utilizada em sua contrução, gerando grande diversidade nas formas de acesso a diferentes componentes físicos.

16 Q544261
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2010
Banca: CCV / UFC Coordenadoria de Concursos

Assinale a alternativa que descreve a função da ferramenta boot camp do Mac OS X.

17 Q544259
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2010
Banca: Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC)

Nas afirmações abaixo, indique qual a CORRETA:

18 Q544256
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2010
Banca: Dom Cintra Fundação

Analise as seguintes sentenças:

I – O UNIX é um sistema operacional de grande eficiência, escrito na linguagem C, que se caracteriza por sua grande portabilidade.

II – O DOS é um sistema operacional de 32 bits, que possui um ambiente gráfico e objetos caracterizados por janelas, ícones e botões.

III – O Windows Vista possui uma versão popular denominada ultimate, com recursos limitados, encontrada somente em fabricantes de máquinas prontas (OEM).

Sobre as sentenças acima, pode-se afirmar que apenas:

19 Q544249
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2010
Banca: Dom Cintra Fundação

São exemplos de sistemas operacionais os abaixo relacionados, EXCETO:

20 Q544258
Informática Básica / Microinformática
Ano: 2009
Banca: Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR)

Existem vários sistemas operacionais no mercado. Todos, porém, realizam as mesmas operações básicas. Com relação aos sistemas operacionais, podemos considerar:

I. Conjunto de programas que gerenciam os recursos do computador, como acesso ao disco, gerenciamento de memória e gerenciamento de arquivos.

II. Conjunto de editores de textos, banco de dados, planilhas eletrônicas para automação comercial.

III. Conjunto de programas que faz a interface entre o usuário e o computador.

IV. Conjunto de programas que tem como objetivo a segurança do computador, como firewall, antivírus e criação de cópias de segurança.

 

É correto o que se afirm...