A caixa de diálogo Configurar Documento do Adobe PageMaker NÃO tem a opção:
A tecla de atalho para sair do Microsoft Excel 2000 é:
O arquivo executável que inicia o Microsoft Excel 2000 é:
É FALSO em relação à utilização de material visual na apresentação:
No Microsoft Word 2000 é possível salvar um arquivo nos formatos abaixo, EXCETO:
Os efeitos de apresentação conhecidos como efeitos de transição no Microsoft PowerPoint 2000 referem-se à:
Quando criamos uma nova apresentação no Microsoft PowerPoint 2000, uma caixa de diálogo aparece mostrando algumas opções, EXCETO:
O atalho para a opção Visualização de Tela Cheia no Corel Draw 10 é:
O número máximo de páginas por publicação que o Adobe PageMaker 6.5 aceita é:
O Adobe PageMaker permite importar elementos gráficos em uma série de formatos, porém a melhor opção é:
Para colocar um comentário em um célula do Microsoft Excel 2000 é preciso:
No Microsoft Excel 2000, para selecionarmos a opção Macro, devemos:
A fim de alcançar o máximo de aproveitamento no ensino de adultos, é necessário ao instrutor acomodar as necessidades dos alunos, EXCETO:
O arquivo executável que inicia o Microsoft Word 2000 é:
No Microsoft PowerPoint 2000, em relação ao espaço reservado, é VERDADEIRO:
Uma nova característica do PowerPoint 2000, conhecida como Clipboard Múltiplo, é usada para:
No Corel Draw 10, a opção Inserir Objeto de Internet está localizada no menu:
Na caixa de diálogo Gerenciador de Grades do Adobe PageMaker NÃO é possível:
O atalho do Adobe PageMaker usado no Windows para acrescentar uma página ao fim de uma publicação é:
No Microsoft Excel 2000, o atalho para a caixa de diálogo Imprimir é:
As extensões de arquivos ASP, DOT e TXT referem-se, respectivamente, ao
O principal dispositivo de armazenamento de grandes quantidades de informação em um computador é denominado
O armazenamento ótico de dados, para o seu meio apropriado, usa
O programa Internet Explorer é utilizado
Para marcar pastas não sequenciais de um arquivo, você aciona o botão esquerdo do mouse e tecla
Para minimizar a janela do Windows Explorer, usando o teclado, você aciona
Quantos bytes tem um megabyte ?
Qual a capacidade aproximada de armazenamento da memória holográfica?
O Windows 2000 possui alguns botões de padronização de aparência em suas janelas.
Assinale a alternativa que indica a função dos botões das figuras abaixo, respectivamente.

A Internet é um mecanismo de disseminação da informação e divulgação mundial, além de um meio para colaboração e interação entre indivíduos. Sobre a Internet é INCORRETO afirmar:
Ao aplicar-se a fórmula I na planilha da figura abaixo, editada no MS Excel 97, tem-se como resultado o valor 7. Indique qual o resultado obtido ao aplicar-se a fórmula II:

Ao ser digitado um arquivo no MS Word 97, possuidor de 10 páginas, deseja-se que somente a oitava página esteja em configuração de orientação de página para paisagem e todas as outras nove páginas em orientação de página para retrato; assim, torna-se necessária a inserção de:
Tendo-se um arquivo como demostrado na figura abaixo,

Assinale a alternativa que indica como se coloca senha de gravação em um arquivo digitado pelo MS Word 97.
Instrução: As questões de 56 a 58 se referem ao Processador de Textos WORD

O Outlook Express usa uma fonte padrão para exibição de suas mensagens. Como é possível alterar a configuração padrão e escolher outra letra?
Quando você trabalha off-line, o Outlook Express faz download das mensagens de correio para seu computador local. Quando você decide trabalhar on-line novamente, o que acontece?
I. as mensagens marcadas para exclusão são removidas
II. as mensagens na Caixa de saída são enviadas
III. perdem-se todas as ações que foram executadas off-line
IV. todas as ações executadas off-line são concluídas
Quando você recebe correio eletrônico, você pode adicionar o nome do remetente e o endereço de correio eletrônico ao seu Catálogo de endereços no Outlook Express. Como isto deve ser feito?
No Excel 2000 a função CONT.VALORES retornará:
Quando ocorre o erro #VALOR! no Excel?
I. quando o tipo de argumento ou operando incorreto é usado
II. quando o Excel não consegue converter o texto no tipo de dado correto
III. quando se insere texto no caso em que a fórmula requer número
No Excel, o sinal & (E comercial) é um operador de:
O Modo de Slides no Power-Point 2000 é utilizado para:
Quando você digita um nome próprio como "João Silva" próximo ao fim da linha no Word 2000, o Word pode separar as palavras colocando "João" em uma linha e "Silva" em outra. O que deve ser feito (se é que é possível) para que o Word mantenha as duas palavras juntas na mesma linha?
Como pode ser descoberta a data de hoje no Windows?
Se o Windows 2000 não está detectando uma nova parte de hardware que acabou de instalar fisicamente, qual é o primeiro procedimento a ser tomado?
No Windows 2000 é possível a exclusão de algum arquivo sem enviá-lo para a lixeira?
Analise as seguintes afirmações abaixo:
I - BROWSER são programas utilizados para navegação pela Internet.
II - HTML é uma linguagem de 2.ª geração usada para manipulação de dados científicos.
III - CAVALO DE TROIA são programas baixados da Internet com o propósito de espionar o conteúdo do seu disco rígido, extraindo informações e enviando para o autor do programa via Internet.
IV - INTERNET2 é uma nova versão da Internet, cujo acesso é restrito a cientistas, instituições de pesquisa e universidades.
São corretas as afirmações :
A divisão do número hexadecimal 168 pelo número binário 100100 resultará no número decimal
Atenção: As questões de números 26 e 27 referem-se ao Microsoft Word 2000.
"Manter linhas juntas" é uma opção de
Na Internet, cada página WWW possui um endereço único, que é chamado de
No Excel, ao se digitar a fórmula =soma(A5:A8) em uma célula, o resultado será
Na configuração padrão do Word, para se retirar apenas o itálico de um texto já selecionado e formatado com Negrito e Itálico, deve-se
Para acrescentar uma nova fonte no Windows 98 deve-se utilizar o ícone Fontes
Analise as seguintes afirmações relativas a conhecimentos básicos de microcomputadores PC.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
No âmbito da informática, cópia de segurança ou Backup são procedimentos através dos quais o usuário armazena (guarda) os dados (arquivos, documentos, imagens) existentes no disco rígido do computador em um outro dispositivo de armazenamento, para que possa recuperá-los em caso de defeito irreversível no disco. Das opções a seguir, a que apresenta somente dispositivos utilizados nos procedimentos de backup é a
Atualmente, os profissionais de diversas áreas dispõem de muitos recursos para fazer apresentações em seminários, congressos, aulas, que facilitam e tornam essas tarefas bem mais agradáveis e produtivas, pois existem programas que possibilitam a exibição de textos, imagens, fotos, vídeos e até efeitos especiais de animação na forma de Slides. Um exemplo desses programas é
Tomando por base a figura abaixo, que apresenta uma janela do Excel 2000, é correto afirmar:

Dos processadores de textos existentes no mercado, o Microsoft Word é o mais utilizado. Sobre o Word 97 e Word 2000, é correto afirmar:
Sobre o Windows 98 é correto afirmar:
Navegadores são programas que possibilitam o acesso a páginas da internet. Entre os vários disponíveis, os mais conhecidos e utilizados são o Internet Explorer e o Netscape. Sobre esses programas, é correto afirmar:
Sobre INTERNET e a INTRANET é correto afirmar:
Com relação ao MS Word é errado afirmar que:
Sobre seleção de texto no MS Word é incorreto afirmar que:
sobre vírus de computador é incorreto afirmar que:
Em relação à utilização de impressora no MS Word é correto afirmar que:
Com relação às cópias de segurança (backup) é incorreto afirmar que:
Com relação aos programas do grupo Acessórios é correto afirmar que:
Sobre a Barra de Tarefas do Windows é errado afirmar que:
Situações em que o usuário intencionalmente torna inoperável um servidor de informações da Internet resultam condição de
CONTÉM IMAGEM
CONTÉM IMAGEM
contém imagem
Toda imagesseter utiliza uma matriz para construir um ponto :e retícula. O número de linhas e colunas desta matriz definirá:
Das alternativas abaixo relacionadas, qual a que melhor define a função do RIP no processo de saída de filmes?
Quando um trabalho a ser impresso possui as 4 cores de processo ou de es-cala mais uma cor adicional, denominamos essa quinta cor de:
contém imagem
São objetivos dos processos de montagem e da imposição, EXCETO:
O tratamento de imagens coloridas deve proporcionar todos os aspectos qua-litativos abaixo relacionados, EXCETO:
Quando convertemos uma imagem do espaço RGB para CMYK, a transformação que ocorre na imagem é?
Com relação à resolução ótica de um Scanner, a opção correta é:
É correto afirmar que quando aumentamos a resolução de uma imagem, tam-bém aumentam os fatores abaixo, EXCETO:
O modo de cor utilizado para impressão em cores é definido como modo:
Qual das alternativas abaixo corresponde à melhor resolução que deve possuir uma imagem para ser impressa em offset, utilizando uma lineatura de 85 LPI?
Qual das alternativas abaixo define melhor o termo lineatura?
Quando dizemos que uma área de ponto possui 70%, estamos afirmando que possui uma:
As imagens digitalizadas, para serem impressas pelo sistema offset, passam por um processo de decomposição em pequenos pontos. Esse processo de decomposição é denominado:
A resolução de saída é determinada pelo número de pontos por unidade de comprimento. O termo mais usado é:
A resolução de um scanner pode ser mais bem definida como:
Quando dizemos que os arquivos vetoriais são independentes de resolução, é correto concluir que:
Este formato de arquivo tem todas as características da questão de número 16, acrescido da capacidade de carregar informações de máscara e do total compatibilidade com a linguagem PostScript. Assinale-o.
Largamente utilizado no PC e MAC, este formado de arquivo prima pela sua capacidade de carregar consigo todas as informações de cores e máscaras, resolução, detalhamento e ser integralmente assimilado por todos os softwa-res paginadores:
É um formato de arquivo bastante usado no fluxo de trabalho digital, contém toda a informação PostScript, e ainda pode ser visualizado em tela, sofrer pequenas alterações e ser impresso em:
Qual dos formatos de arquivos abaixo podem comportar imagens bitmaps e vetoriais?
Um driver PostScript tem a função de:
Podemos definir a linguagem PostScrip como:
São funções do software de gerenciamento de fontes, EXCETO:
As fontes destinadas à impressão são denominadas:
As fontes destinadas à visualização no monitor são denominadas:
As Fontes True Type possuem quantos arquivos?
As fontes PostScrip, também denominadas Type 1, possuem quantos arquivos?
Os Softwares Windows e Mac OS são classificados como:
Os Aplicativos Adobe Page Maker, Adobe InDesign e QuarkXpress são classi-ficados como:
Os Aplicativos Corel PhotoPaint e Adobe Photoshop são classificados como:
Os Aplicativos CorelDraw, Adobe Illustrator e Macromedia FreeHand são classificados como:
A camada de Enlace de dados é responsável por:
Os protocolos TCP/IP são utilizados na Internet porque esta é uma rede que utiliza o seguinte tipo de comutação:
A ordem cronológica crescente do desenvolvimento dos sistemas operacionais está indicada na seguinte alternativa:
Responda às questões de números 36 e 37 com base na linguagem C++.
A classe que não pode ser usada para criar objetos é caracterizada como:
Responda às questões de números 36 e 37 com base na linguagem C++.
O conceito de sobrecarga é aplicado aos seguintes termos:
Existem casos em que uma função chama a si própria.
Esta situação caracteriza uma função do tipo:
A notação polonesa reversa correspondente à expressão (X+Y)/(X-Y)*Z é:
No algoritmo abaixo, a passagem de parâmetros da variável A é por valor e da variável B por referência.
No momento da chamada do Procedimento X, as variáveis A e B contêm os valores 10 e 20, respectivamente. O Procedimento X altera o valor 10 para 100 e 20 para 200.
Assim, os valores que o Programa X exibe para as variáveis A e B, respectivamente, são:
Dentre os sistemas operacionais apresentados, aquele que se caracteriza por ter sido originalmente desenvolvido utilizando interfaces gráficas para a comunicação homem- máquina é:
Na implementação da paginação e da segmentação, páginas e segmentos possuem, respectivamente, tamanhos caracterizados como:
O caminho de comunicação da CPU com os diversos circuitos do microcomputador é efetuado pelo seguinte componente:
Um arquivo constitui um meio de armazenamento digital e é formado por um conjunto de registros do seguinte tipo:
Em Sistemas Operacionais, a política não preemptiva é adotada em sistemas do tipo:
Existe uma forma de endereçamento que utiliza um método simples de especificar um operando que fornece o endereço da palavra de memória onde o mesmo está contido.
Este endereçamento é denominado:
Uma das tendências da arquitetura dos computadores atuais é a instalação de todos os elementos funcionais diretamente no seguinte componente:
Observe as afirmativas abaixo, relativas à utilização dos recursos da Internet.
As afirmativas 1 e 2 estão diretamente relacionadas aos conceitos, respectivamente, de:
Responda às questões de números 13 a 15 com base na linguagem Java.
A instrução usada para transformar uma variável em uma variável de classe é:
Responda às questões de números 13 a 15 com base na linguagem Java.
A instrução usada para fazer referência a métodos e variáveis de uma superclasse é conhecida por:
Responda às questões de números 13 a 15 com base na linguagem Java.
Para estabelecer uma classe como subclasse de outra, é usada a seguinte instrução:
Para inicializar o sistema a partir do disco rígido, o Linux utiliza um recurso que funciona com um programa de configuração, gerado automaticamente através do setup.
Este recurso é conhecido por:
Estando no ambiente Windows 2000 Professional, para escolher o Windows Explorer, deve-se acionar Iniciar e o seguinte caminho:
Para implementar o TCP/IP em uma rede, o Windows NT4 disponibiliza um serviço que permite a atribuição dinâmica de endereços IP a estações-cliente.
Este serviço é conhecido pela seguinte sigla:
O tempo necessário para que um computador localize uma posição de memória e tran uma informação para essa posição denomina-se tempo de:
O software básico possui diversos componentes.
Dentre esses, aquele que se comunica diretamente com o hardware denomina-se:
Em relação à memória principal dos computadores, as características da capacidade de armazenamento, velocidade de acesso e custo da cache são, respectivamente:
Os computadores mais recentes utilizam um dispositivo especial de memória denominado cache.
A finalidade deste dispositivo é:
A tecnologia denominada Plug and Play foi desenvolvida com o objetivo de solucionar o seguinte problema de conexão de componentes e periféricos aos microcomputadores:
A tecnologia denominada MMX, foi introduzida pela Intel em seus microprocessadores, em 1997.
Esta tecnologia apresenta a seguinte característica:
A transformação do número 9D8F, que se encontra na base hexadecimal, para a base binária é:
As memórias são classificadas quanto à capacidade de serem apagáveis ou não. O tipo de memória apagável por exposição à luz ultravioleta é:
Considere o trecho de programa na forma de pseudocódigo abaixo

A estrutura "enquanto ... faça", correspondente, está indicada na seguinte alternativa:
Considere o programa em C abaixo.

Após a sua execução, as variáveis a e b terão, respectivamente, os seguintes valores:
Considere o algoritmo abaixo:

O valor retornado por f(5) é:
Observe a figura abaixo, referente a uma arquitetura que consiste em uma grade quadrada de processadores e memória.
Nesta arquitetura, uma única unidade de controle difunde as instruções, que são executadas paralelamente por todos os processadores, cada qual usando o próprio dado de sua memória, carregada durante a fase de inicialização.

Esta arquitetura é conhecida pela seguinte denominação:
Responda às questões de números 17 a 19, com base na linguagem HTML.
Para criar uma legenda para uma tabela, deve-se utilizar o seguinte comando:
Responda às questões de números 17 a 19, com base na linguagem HTML.
Observe o código abaixo, que representa a montagem de um formulário.

Na execução do código, a tela que é mostrada no browser está indicada na seguinte alternativa
Responda às questões de números 17 a 19, com base na linguagem HTML.
A imagem abaixo é armazenada no diretório UERJ de um computador, sob a forma de um arquivo denominado uerj.gif.

Deseja-se inserir o arquivo em um código e, a partir dele, um hyperlink deverá ser criado para o endereço http://www.uerj.br .
O comando correspondente é:
Considere a listagem abaixo, gerada pelo comando ls do UNIX.

Para listar os arquivos, deve-se substituir o símbolo "?" pelo seguinte parâmetro:
Considere as seguintes afirmativas a respeito de compartilhamento de arquivos.
I- Para o acesso compartilhado em nível de compartilhamento, não precisa existir a identificação do usuário mas apenas uma senha de acesso.
II- Quando o arquivo ou pasta compartilhada possui proteção de escrita e leitura, a senha que permite leitura permite também, obrigatoriamente, a escrita de dados no arquivo ou pasta.
III- Quando o compartilhamento é por usuário, no momento do compartilhamento deve existir um servidor que forneça todos os usuários logados na rede naquele instante.
Quais estão corretas?
Em relação à tecnologia ADO da Microsoft, é INCORRETO afirmar que:
Considere as rotinas em Visual Basic listadas abaixo:

Em uma execução da rotina "Botao_Click", o valor da variável "numero" (linha (a)) após o retorno da chamada à função "metodo" será igual a:
Considere o programa em Object Pascal listado abaixo:

A saída produzida pelo programa ( linhas (a) e (b) ) será:
Considere a seguinte lista de elementos:
I. identificação do servidor SQL (IP ou nome)
II. porta de entrada na máquina servidora
III. identificação da máquina cliente (IP ou nome)
IV. identificação do agente de atendimento SQL no servidor
Para a definição de um Data Source Name, tendo-se por alvo um banco de dados MS SQL Server, além do nome do banco de dados, é necessário especificar pelo menos
O sistema operacional OS/390 gerencia três níveis de memória: memória central, memória expandida e arquivos de paginação em discos. A memória central tem a seguinte organização:
Um diagrama ER tem por objetivo: