Quando o cliente de um banco acessa sua conta corrente através da internet, é comum que tenha que digitar a senha em um teclado virtual, cujas teclas mudam de lugar a cada caractere fornecido. Esse procedimento de segurança visa evitar ataques de
O emprego da criptografia nos meios digitais tem como principal objetivo:
Em relação aos conceitos de segurança da informação e criptografia, julgue os itens subsequentes.
Na criptografia de chave simétrica, a mesma chave é usada tanto pelo emissor, para criptografar os dados, quanto pelo receptor, para decriptografá-los.
Julgue os itens seguintes, relacionados a conceitos de organização, de segurança e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas.
No Windows 7, é possível usar criptografia para proteger todos os arquivos que estejam armazenados na unidade em que o Windows esteja instalado. Nesse caso, os arquivos que forem adicionados a essa unidade serão automaticamente criptografados.
Suponha que o usuário U deseja enviar pela Internet o seu número de cartão de crédito para o servidor S de forma segura. Considere que tanto U quanto S possuem, cada um, um par de chaves assimétricas de 256 bits, e que as respectivas chaves privadas são mantidas de forma secreta.
Assinale a alternativa que descreve corretamente um procedimento através do qual a comunicação entre U e S pode ser feita de forma a tornar inviável computacionalmente que um atacante A, que intercepte a mensagem, consiga decifrá-la.
Julgue os itens a seguir, a respeito da segurança da informação.
A criptografia é um processo de segurança de dados que faz com que eles fiquem inacessíveis, sendo possível acessar o conteúdo apenas a partir de uma chave de criptografia equivalente.
Com relação aos conceitos e às tecnologias de segurança da informação em ambientes eletrônicos, julgue os itens que se seguem.
A criptografia é uma solução indicada para evitar que um arquivo seja decifrado, no caso de ele ser interceptado indevidamente, garantindo-se, assim, o sigilo das informações nele contidas.
Acerca de conceitos de informática e de segurança da informação, julgue os itens a seguir.
Chave criptográfica é um termo que se refere a um parâmetro (ou conjunto de parâmetros) variável do algoritmo criptográfico que interfere diretamente no processo criptográfico. Para cada chave distinta (valor de chave), o algoritmo gera um criptograma diferente para uma mesma mensagem, que só poderá ser decifrado pelo usuário que conheça o valor em uso. Dessa forma, a segurança lógica é garantida, mesmo que o processo criptográfico se torne público, desde que a chave seja mantida secreta.
A criptografia utilizada para garantir que somente o remetente e o destinatário possam entender o conteúdo de uma mensagem transmitida caracteriza uma propriedade de comunicação segura denominada
Em relação à utilização de criptografia do próprio Windows, num ambiente com Windows Server 2003, Active Directory, estações de trabalho Windows XP e Windows Vista, é correto afirmar:
Com relação a gestão da informação e do conhecimento, assinale a opção correta.
Considerando o endereço http://www.saia.pb.gov.br/index.html, assinale a opção incorreta acerca de Internet e intranet.
Técnica de segurança em que, por meio de um software específico, podemos transformar um texto da sua forma original para outra ilegível, que possa ser conhecida apenas por seu destinatário , o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Essa técnica é conhecida como
Uma assinatura digital é um(a):
Com relação ao uso da criptografia na troca de informação pela Internet, julgue os seguintes itens.
I A criptografia de chave única utiliza uma mesma chave tanto para codificar quanto para decodificar mensagens.
II As criptografias de chave pública e chave privada utilizam duas chaves distintas, uma para codificar e outra para decodificar mensagens.
III É possível realizar transações seguras por meio da Internet, utilizando-se tanto métodos de criptografia de chave única quanto os de chave pública e chave privada, estabelecidas entre o navegador de um usuário e um sítio de Internet.
Assinale a opção correta.
Para trafegar informações pela Internet de forma segura, garantindo a integridade e sigilo, devemos fazer uso de:
Determinada organização, após a realização de cópia de segurança dos dados do servidor de compartilhamento de arquivo da empresa, na qual existiam projetos importantes, contratou uma transportadora para levar as fitas a um banco, onde seriam guardadas em cofre forte. Durante o trajeto, a transportadora perdeu as fitas e, dias depois, os principais projetos da empresa em questão foram divulgados por concorrentes.
Considerando a situação hipotética acima, é correto afirmar que, para proteger os dados do backup, poderia ter sido utilizada a técnica
Acerca da comunicação institucional e da segurança da informação, julgue os itens que se seguem.
A assinatura digital, por meio de um conjunto de dados criptografados associados a um documento, garante a integridade e confidencialidade do documento.
Julgue os itens a seguir, com relação a conceitos de correio eletrônico, Internet e intranet.
O maior problema na utilização dos recursos da Internet é a segurança das informações. Esse problema pode ser totalmente resolvido instalando-se hardware de criptografia.
Julgue os próximos itens, considerando os conceitos de correio eletrônico, Internet e intranet.
Assinatura digital permite encaminhar e-mail com garantia de autenticidade, integridade e privacidade.
Acerca da comunicação institucional e da segurança da informação, julgue os itens que se seguem.
A assinatura digital é um exemplo de controle lógico.
Quais princípios da segurança da informação são obtidos com o uso da assinatura digital?
Julgue os itens seguintes, relativos a informática.
A assinatura digital consiste na criação de um código de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.
Criptografia é a técnica de converter uma mensagem ou mesmo um arquivo utilizando um código secreto. Com o propósito de segurança, as informações submetidas a essa técnica não podem ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.
Acerca de conceitos de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.
Criptografia é uma técnica por meio da qual é feita a conferência da assinatura digital do usuário.
Analise as afirmativas abaixo, em relação a estratégias de criação de senhas.
I. Cada caractere adicionado à senha aumenta bastante sua proteção. Suas senhas devem ter 8 ou mais caracteres.
II. Quanto maior a variedade de caracteres da senha, mais difícil será adivinhá-la.
III. Qualquer parte de seu nome, aniversário, número de previdência ou informações semelhantes sobre familiares são ótimas escolhas de senha.
É correto o que se afirma em

Julgue os itens seguintes, relativos a informática.
A assinatura digital consiste na criação de um código de modo que a pessoa ou entidade que receber uma mensagem contendo este código possa verificar se o remetente é mesmo quem diz ser e identificar qualquer mensagem que possa ter sido modificada.
Kerberos é:
A Criptografia é um dos mecanismos de segurança utilizados em redes de computadores. Em particular, a Criptografia com Chave Pública é um método bastante difundido sobre o qual podemos afirmar corretamente que:
A respeito de funções de hash, julgue os próximos itens.
Uma função de hash é também chamada de função de única via.
Acerca de conceitos relacionados à Internet e à World Wide Web, julgue os itens que se seguem.
Técnicas criptográficas são, muitas vezes, utilizadas em diversas ferramentas que permitem a transmissão de arquivos tal que, caso estes sejam interceptados ou indevidamente recebidos por terceiros, torna-se muito difícil que os receptores consigam ter acesso, efetivamente, à informação contida nesses arquivos. A ciência da criptografia avançou tanto nas últimas duas décadas que nenhum código criptográfico desenvolvido nos últimos 20 anos foi quebrado.
Acerca dos conceitos de segurança da informação, assinale a opção correta.
Considere as assertivas abaixo sobre criptografia:
I. Criptografia é o conjunto de técnicas matemáticas utilizadas para embaralhar uma mensagem.
II. Na criptografia simétrica a mesma chave é utilizada para encriptar e decriptar uma mensagem.
III. Na criptografia assimétrica são usadas duas chaves, uma privativa e uma pública.
Estão corretas:
Nas transações com cartão de crédito, em que se utilizam navegadores na Internet, para certificar-se de que as informações transmitidas estejam criptografadas e dificultem o acesso de hackers, normalmente é preciso:
Trata-se, simultaneamente, de um programa de computador e um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Realiza a conexão entre o cliente e o servidor por meio criptografado.
Uma Assinatura Digital é uma informação
A função Hash é utilizada no seguinte processo de segurança de informática:
Uma mensagem enviada de X para Y é criptografada e decriptografada, respectivamente, pelas chaves
Assinale a única alternativa correta com relação à criptografia, sendo que é utilizada na segurança de informações:
Quanto aos conceitos básicos de Segurança da Informação é correto afirmar que a criptografia simétrica
Uma assinatura digital é um meio pelo qual

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue os itens seguintes, relacionados a conceitos de Internet.
Por ser do tipo wireless, na tecnologia WiMAX, o uso de criptografia nos sinais transmitidos permite evitar contaminação da informação por vírus de computador.O controle técnico, com base na tecnologia para controlar o acesso e o uso de dados críticos por meio de uma rede, entre outras, pode utilizar a medida de segurança
O processo de cifragem e decifragem são realizados com o uso de algoritmos com funções matemáticas que protegem a informação quanto à sua integridade, autenticidade e sigilo. Quanto aos algoritmos utilizados nos processos de cifragem, decifragem e assinatura digital é correto afirmar que
Diversas técnicas são usadas para prover segurança criptográfica em sistemas de informações. Acerca das principais técnicas criptográficas aplicadas à segurança de dados, julgue os itens seguintes.
Em transmissões de grandes volumes de dados confidenciais entre dois usuários de uma rede de comunicação, o uso de criptografia assimétrica é computacionalmente ineficiente, quando comparado ao uso de criptografia simétrica. Assim, é comum utilizar-se criptografia assimétrica apenas para gerenciamento de chaves de sessão, que são usadas como segredo criptográfico em comunicações cuja confidencialidade é protegida com criptografia simétrica.
As técnicas criptográficas oferecem importantes ferramentas para obtenção de proteção contra diversas ameaças em um ambiente de segurança de sistemas de informações. No referente a sistemas criptográficos, julgue os itens a seguir.
O protocolo conhecido como DH (key exchange protocol) utiliza o algoritmo DH (Diffie-Hellman) para o estabelecimento de uma chave secreta entre dois usuários. A segurança desse sistema é fundamentada na intratabilidade do problema de computar um logaritmo discreto. Sua vantagem em relação ao esquema RSA para troca de chaves (RSA key exchange) é que o DH não está sujeito ao tipo de ataque conhecido como homem-no-meio (man-in-the-midle).
As técnicas criptográficas oferecem importantes ferramentas para obtenção de proteção contra diversas ameaças em um ambiente de segurança de sistemas de informações. No referente a sistemas criptográficos, julgue os itens a seguir.
A cifração baseada em identidade (CBI) ou IBE (identity based encryption) é uma técnica moderna de gerar um par de chaves — públicas ou privadas — a partir de uma cadeia qualquer de caracteres. Por outro lado, a criptografia de chaves públicas tradicional baseia-se em chaves formadas por cadeias binárias difíceis de serem memorizadas por um usuário humano. Dessa forma, a CBI facilita o uso de chaves públicas, permitindo que se envie uma mensagem cifrada para um usuário antes mesmo d...
As técnicas criptográficas oferecem importantes ferramentas para obtenção de proteção contra diversas ameaças em um ambiente de segurança de sistemas de informações. No referente a sistemas criptográficos, julgue os itens a seguir.
Um único sistema criptográfico, denominado sistema de chave única, é considerado matematicamente inquebrável. Esse sistema tem o inconveniente de ter de dispor de uma chave secreta distinta, imprevisível e de, pelo menos, mesmo tamanho que a mensagem, para cada mensagem a ser cifrada. Todos os demais sistemas são, em princípio, quebráveis.
O método de criptografia por chave assimétrica, entre dois pontos em comunicação, baseia-se somente na utilização de


Considerando as informações apresentadas e as características da Internet, julgue os itens seguintes.
Quando as áreas A1, A2 e A3 são clicadas com o mouse, algumas informações criptografadas trafegam entre o computador do usuário e o computador cujo nome é www.security.cespe.unb.br.
As técnicas criptográficas oferecem importantes ferramentas para obtenção de proteção contra diversas ameaças em um ambiente de segurança de sistemas de informações. No referente a sistemas criptográficos, julgue os itens a seguir.
Protocolos de conhecimento-zero (zero-knowledge protocols) são protocolos criptográficos em que uma parte pode provar a uma segunda parte que detém o conhecimento de um determinado segredo, sem revelar o segredo.
As técnicas criptográficas oferecem importantes ferramentas para obtenção de proteção contra diversas ameaças em um ambiente de segurança de sistemas de informações. No referente a sistemas criptográficos, julgue os itens a seguir.
Diversos modos de operação são definidos para cifradores de bloco. Entre eles, tem-se destacado ultimamente o modo contador, que permite implementações de alta velocidade por meio de paralelização e(ou) pré-processamento, mas que apresenta a desvantagem de ser menos seguro em relação a outros modos, pois o conhecimento do valor inicial do contador simplifica a determinação da chave utilizada.
As técnicas criptográficas oferecem importantes ferramentas para obtenção de proteção contra diversas ameaças em um ambiente de segurança de sistemas de informações. No referente a sistemas criptográficos, julgue os itens a seguir.
O sistema Kerberos, um sistema de autenticação e distribuição de chaves simétricas em ambiente de rede, é embasado no compartilhamento de uma chave secreta distinta entre um servidor Kerberos e cada usuário. Nesse sistema, o conhecimento da chave secreta é equivalente a uma prova de identidade.
As técnicas criptográficas oferecem importantes ferramentas para obtenção de proteção contra diversas ameaças em um ambiente de segurança de sistemas de informações. No referente a sistemas criptográficos, julgue os itens a seguir.
Funções de hashing são elementos importantes em diversas aplicações criptográficas. Em particular, funções de hashing são utilizadas em procedimentos de geração de assinaturas digitais para impedir que um oponente possa tomar conhecimento do documento assinado, já que essas funções devem ter a propriedade de serem não-inversíveis.
As técnicas criptográficas oferecem importantes ferramentas para obtenção de proteção contra diversas ameaças em um ambiente de segurança de sistemas de informações. No referente a sistemas criptográficos, julgue os itens a seguir.
Os denominados sistemas simétricos são mais adequados para processamento online ou de grandes quantidades de dados, enquanto os sistemas assimétricos são mais adequados em protocolos usados no estabelecimento seguro de chaves em sistemas simétricos.
Diversas técnicas são usadas para prover segurança criptográfica em sistemas de informações. Acerca das principais técnicas criptográficas aplicadas à segurança de dados, julgue os itens seguintes.
Em algoritmos criptográficos simétricos do tipo cifradores de bloco, os dados a serem cifrados são segmentados em blocos de tamanho predeterminado, que são processados, um a um, pelo algoritmo criptográfico. Cada bloco é processado repetidas vezes por um mesmo algoritmo. A segurança do algoritmo está no número de vezes (estágios) que um bloco é processado, já que a chave criptográfica é idêntica em todos os estágios.
Diversas técnicas são usadas para prover segurança criptográfica em sistemas de informações. Acerca das principais técnicas criptográficas aplicadas à segurança de dados, julgue os itens seguintes.
Em algoritmos criptográficos simétricos do tipo cifradores de fluxo, a chave criptográfica é usada para gerar uma seqüência pseudo-aleatória de período longo. Assim, os dados são cifrados seqüencialmente (em fluxo), chaveados pelos elementos da seqüência gerada. A segurança do algoritmo reside, portanto, no processo de geração da seqüência.
Diversas técnicas são usadas para prover segurança criptográfica em sistemas de informações. Acerca das principais técnicas criptográficas aplicadas à segurança de dados, julgue os itens seguintes.
Algoritmos criptográficos podem ser usualmente classificados em simétricos ou assimétricos. No primeiro caso, o segredo (chave) criptográfico é o mesmo na cifração e na decifração, enquanto no segundo caso, o algoritmo de decifração utiliza uma chave criptográfica matematicamente diferente da chave criptográfica utilizada na cifração.
O emprego sistemático de diversas técnicas de segurança da informação resolve, ou pelo menos atenua, boa parte das vulnerabilidades existentes nesse contexto. Entre as técnicas mais efetivas utilizadas para fornecer segurança da informação, incluem-se a criptografia, a esteganografia e as funções hash. A respeito de tais técnicas e do seu emprego adequado, julgue os itens de 111 a 117 a seguir.
O algoritmo DES (data encryption standard) efetua exatamente as mesmas operações durante o processo de cifração e o de decifração. A única diferença percebida entre os dois processos está na ordem de aplicação das chaves parciais (chaves de round).
Na criptografia de chave pública existe uma regra para cifrar (C) e uma para decifrar (D). Assim podemos afirmar que:
No processo de assinatura eletrônica ou digital, supondo que um usuário A envie uma mensagem ao usuário B, a mensagem é codificada com a chave
Em um ambiente de segurança de informações, senhas e chaves criptográficas devem ser imprevisíveis e, preferencialmente, geradas de forma totalmente aleatória. Todo sistema criptográfico apresenta o conhecido problema de gerenciamento de chaves, que trata da geração, da distribuição, do armazenamento e da troca das chaves utilizadas. Costuma-se considerar que a segurança de um algoritmo criptográfico está na segurança das chaves utilizadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Ao comparar sistemas criptográficos simétricos e assimétricos, conclui-se que aqueles facilitam a geração e a troca das chaves, enquanto estes facilitam a distribuição e o armazenamento das mesmas.
Em um ambiente de segurança de informações, senhas e chaves criptográficas devem ser imprevisíveis e, preferencialmente, geradas de forma totalmente aleatória. Todo sistema criptográfico apresenta o conhecido problema de gerenciamento de chaves, que trata da geração, da distribuição, do armazenamento e da troca das chaves utilizadas. Costuma-se considerar que a segurança de um algoritmo criptográfico está na segurança das chaves utilizadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O algoritmo RSA é um conhecido e popular algoritmo assimétrico. A segurança do algoritmo RSA é dada pelo tamanho das chaves utilizadas, da ordem de 1 kilobits, o que torna impraticável a determinação da chave pela ex...
Em um ambiente de segurança de informações, senhas e chaves criptográficas devem ser imprevisíveis e, preferencialmente, geradas de forma totalmente aleatória. Todo sistema criptográfico apresenta o conhecido problema de gerenciamento de chaves, que trata da geração, da distribuição, do armazenamento e da troca das chaves utilizadas. Costuma-se considerar que a segurança de um algoritmo criptográfico está na segurança das chaves utilizadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Um tipo de função essencial para uso em ambiente criptográfico é a das denominadas funções unidirecionais. Uma função unidirecional é uma transformação fixa (sem chaves) para a qual é impraticável se determinar a ent...
Em um ambiente de segurança de informações, senhas e chaves criptográficas devem ser imprevisíveis e, preferencialmente, geradas de forma totalmente aleatória. Todo sistema criptográfico apresenta o conhecido problema de gerenciamento de chaves, que trata da geração, da distribuição, do armazenamento e da troca das chaves utilizadas. Costuma-se considerar que a segurança de um algoritmo criptográfico está na segurança das chaves utilizadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O algoritmo DES é considerado inseguro por possuir um espaço de chaves de apenas 56 bits, sendo, portanto, susceptível a ataques por exaustão das chaves, utilizando-se recursos relativamente modestos com a tecnologia...
Em um ambiente de segurança de informações, senhas e chaves criptográficas devem ser imprevisíveis e, preferencialmente, geradas de forma totalmente aleatória. Todo sistema criptográfico apresenta o conhecido problema de gerenciamento de chaves, que trata da geração, da distribuição, do armazenamento e da troca das chaves utilizadas. Costuma-se considerar que a segurança de um algoritmo criptográfico está na segurança das chaves utilizadas. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Para um determinado sistema criptográfico que utiliza chaves de 128 bits, optou-se por selecionar como gerador de chaves a saída do algoritmo MD5, tendo por entrada os seguintes parâmetros: a data/hora do sistema qua...
Um sistema criptográfico é constituído por uma tripla (M,K,C), em que M é o espaço das mensagens, K é o espaço das chaves, e C é o espaço dos criptogramas. Associado a esses, tem-se um algoritmo criptográfico, o qual transforma qualquer mensagem m 0 M em um criptograma c 0 C, de forma controlada por uma chave k 0 K. Podese representar essa transformação por c = Ek(m), que corresponde à operação de cifração, e por m = Dk(c), a operação inversa, de decifração. A respeito de sistemas criptográficos em geral, julgue os itens subseqüentes.
Uma técnica eficiente para tornar um sistema criptográfico mais forte é se utilizar um algoritmo de compressão de dados após a cifração.
Um sistema criptográfico é constituído por uma tripla (M,K,C), em que M é o espaço das mensagens, K é o espaço das chaves, e C é o espaço dos criptogramas. Associado a esses, tem-se um algoritmo criptográfico, o qual transforma qualquer mensagem m 0 M em um criptograma c 0 C, de forma controlada por uma chave k 0 K. Podese representar essa transformação por c = Ek(m), que corresponde à operação de cifração, e por m = Dk(c), a operação inversa, de decifração. A respeito de sistemas criptográficos em geral, julgue os itens subseqüentes.
O único sistema criptográfico matematicamente inviolável é o denominado sistema de chave única. Todos os demais sistemas, para utilização em condições reais de aplicação, são teoricament...
Um sistema criptográfico é constituído por uma tripla (M,K,C), em que M é o espaço das mensagens, K é o espaço das chaves, e C é o espaço dos criptogramas. Associado a esses, tem-se um algoritmo criptográfico, o qual transforma qualquer mensagem m 0 M em um criptograma c 0 C, de forma controlada por uma chave k 0 K. Podese representar essa transformação por c = Ek(m), que corresponde à operação de cifração, e por m = Dk(c), a operação inversa, de decifração. A respeito de sistemas criptográficos em geral, julgue os itens subseqüentes.
Diz-se que um sistema criptográfico tem segredo perfeito quando, dado um criptograma c, a incerteza que se tem em relação à mensagem m que foi cifrada é a mesma que se tinha antes de conhec...
Um sistema criptográfico é constituído por uma tripla (M,K,C), em que M é o espaço das mensagens, K é o espaço das chaves, e C é o espaço dos criptogramas. Associado a esses, tem-se um algoritmo criptográfico, o qual transforma qualquer mensagem m 0 M em um criptograma c 0 C, de forma controlada por uma chave k 0 K. Podese representar essa transformação por c = Ek(m), que corresponde à operação de cifração, e por m = Dk(c), a operação inversa, de decifração. A respeito de sistemas criptográficos em geral, julgue os itens subseqüentes.
Sistemas criptográficos são ditos simétricos ou de chave secreta quando a chave utilizada para cifrar é a mesma utilizada para decifrar. Sistemas assimétricos ou de chave pública utilizam...
Um sistema criptográfico é constituído por uma tripla (M,K,C), em que M é o espaço das mensagens, K é o espaço das chaves, e C é o espaço dos criptogramas. Associado a esses, tem-se um algoritmo criptográfico, o qual transforma qualquer mensagem m 0 M em um criptograma c 0 C, de forma controlada por uma chave k 0 K. Podese representar essa transformação por c = Ek(m), que corresponde à operação de cifração, e por m = Dk(c), a operação inversa, de decifração. A respeito de sistemas criptográficos em geral, julgue os itens subseqüentes.
Em um determinado sistema criptográfico, para cada mensagem possível m, existe apenas um criptograma possível, c, que será o resultado da cifração de m com determinada chave k. Não obsta...
As técnicas de criptografia constituem os recursos básicos para implementação de boa parte das ferramentas que disponibilizam serviços de segurança para os níveis de rede, sistema e serviços (aplicações). Assim, os riscos para cada serviço de segurança estão muitas vezes associados aos riscos de quebra dos sistemas e algoritmos criptográficos utilizados. Acerca de técnicas de quebra de sistemas e algoritmos criptográficos e seus riscos, julgue os itens a seguir.
Sistemas que utilizam assinaturas digitais para provisão de serviços de autentificação e não-repúdio são também imunes a ataques de negação de serviço por repetição (replay).
As técnicas de criptografia constituem os recursos básicos para implementação de boa parte das ferramentas que disponibilizam serviços de segurança para os níveis de rede, sistema e serviços (aplicações). Assim, os riscos para cada serviço de segurança estão muitas vezes associados aos riscos de quebra dos sistemas e algoritmos criptográficos utilizados. Acerca de técnicas de quebra de sistemas e algoritmos criptográficos e seus riscos, julgue os itens a seguir.
Chaves criptográficas consideradas seguras contra ataques de força bruta, para os padrões de processamento atuais, devem possuir pelo menos 128 bits, tanto para criptografia simétrica quanto para criptografia assimétrica.
As técnicas de criptografia constituem os recursos básicos para implementação de boa parte das ferramentas que disponibilizam serviços de segurança para os níveis de rede, sistema e serviços (aplicações). Assim, os riscos para cada serviço de segurança estão muitas vezes associados aos riscos de quebra dos sistemas e algoritmos criptográficos utilizados. Acerca de técnicas de quebra de sistemas e algoritmos criptográficos e seus riscos, julgue os itens a seguir.
Em uma infra-estrutura de chave pública (ICP), a quebra do certificado (violação da chave privada) de uma autoridade certificadora (AC) invalida todos os certificados assinados por esta AC. Assim, toda a segurança da ICP depende da segurança da chave p...
As técnicas de criptografia constituem os recursos básicos para implementação de boa parte das ferramentas que disponibilizam serviços de segurança para os níveis de rede, sistema e serviços (aplicações). Assim, os riscos para cada serviço de segurança estão muitas vezes associados aos riscos de quebra dos sistemas e algoritmos criptográficos utilizados. Acerca de técnicas de quebra de sistemas e algoritmos criptográficos e seus riscos, julgue os itens a seguir.
Um princípio básico para a utilização de senhas em serviços de segurança, tais como autentificação e controle de acesso, consiste em não armazenar a senha diretamente pois o acesso a tal entidade de armazenamento poria em risco toda a segurança do sist...
As técnicas de criptografia constituem os recursos básicos para implementação de boa parte das ferramentas que disponibilizam serviços de segurança para os níveis de rede, sistema e serviços (aplicações). Assim, os riscos para cada serviço de segurança estão muitas vezes associados aos riscos de quebra dos sistemas e algoritmos criptográficos utilizados. Acerca de técnicas de quebra de sistemas e algoritmos criptográficos e seus riscos, julgue os itens a seguir.
A quebra de sistemas criptográficos simétricos sempre depende da descoberta da chave secreta utilizada no processo criptográfico.
A principal utilidade da criptografia é
Sobre os sistemas de criptografia, analise as seguintes afirmativas:
I. Nos sistemas de criptografia baseados em chave secreta, todas as partes envolvidas devem possuir a chave para codificar e decodificar mensagens.
II. PGP ou Pretty Good Privacy é um software de criptografia multiplataforma de alta segurança utilizado para troca de mensagens eletrônicas.
III. Nos sistemas de criptografia baseados em chave pública, a chave privada deve ser conhecida por todas as partes envolvidas para codificar ou decodificar mensagens.
Estão CORRETAS as afirmativas: