"Pesquisadores, professores e alunos estão mergulhados, hoje, num elevado nível de informação proveniente do mundo inteiro, transmitida por poderosos aparelhos de comunicação de massa. Assim, no atual contexto, não é mais possível uma atitude de omissão, negação ou mesmo de desprezo por parte do professor em relação à imprensa periódica. A ele cabe o papel de decodificador de mensagens e informações, incorporando-as ao processo de ensino e aprendizagem, no dia-a-dia da sala de aula." (Fonseca, 2003). Quanto à relação entre mídia impressa e educação, pode-se afirmar que:
Considerando que a busca de um ensino de história que estimule a autonomia e proporcione a produção de conhecimento, por parte dos alunos, envolve a promoção de formas de avaliação pertinentes, é INCORRETO afirmar que:
Em relação à temas e conteúdos escolhidos, atividades propostas e materiais didáticos selecionados, é importante que o professor de História:
No processo de avaliação é importante considerar uma série de critérios, mais abrangentes ou mais específicos, e dentre eles assinalamos
"A questão do tempo é fundamental no ensino da História. Para os estudiosos que se dedicam a entendê-lo, existe uma série de questões a serem consideradas", entre elas destacamos:
No processo de apropriação e produção do conhecimento, o professor de História torna-se ou é o responsável por:
A História (como das humanidades em geral), tem suma relevância nos dias atuais e o professor de História deverá estar preparado para ocupar o seu espaço dentro desse contexto. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO condiz com a afirmação anterior. Assim, o professor precisa:
"Estamos assistindo, na sociedade moderna, à crise dos modelos: a crise do modelo de Estado, do emprego, da família, enfim, a crise do homem moderno." Diante de tantos desafios, o papel do educador, do professor de História é:
"Sabendo que o ensino é algo dinâmico e necessita adaptar-se às diversas realidades dos alunos, o professor pode e deve renovar o ensino da História, tanto numa abordagem tradicional como na implantação de eixos temáticos." (Freitas Neto, 2003). Para que isso se realize, o professor de História deve estar atento, entre outros tantos pontos, para o constante da alternativa: