3111 Q517246
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx

Sobre a História Social, analise as afirmativas e marque a opção correta.

I. No âmbito do conceito, o termo social tem sido empregado na perspectiva de contemplar a diversidade das ações humanas, sobretudo no que se refere aos usos, aos costumes e à vida cotidiana.

II. A história social surgiu para referir-se às classes inferiores e aos seus movimentos.

III. A história social é um compartimento da história e seus objetos de estudos devem ser analisados isoladamente.

3112 Q517244
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx

Sobre a democracia na Grécia Antiga, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

I. A democracia grega era exercida diretamente pelos cidadãos, com votações realizadas em praça pública.

II. O sistema representativo era o adotado pela democracia grega antiga.

III. Nem todos os cidadãos tinham direito de falar nas assembleias, mas apenas os representantes.

3113 Q517242
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx

“Tudo tem história”, afirmou Haldane. Assim, tudo tem um passado que pode ser reconstruído. Com base nessa afirmativa, analise as proposições abaixo sobre a Nova História e marque a resposta correta.

I. A Nova História, herdeira direta do marxismo, nasceu como opositora ao paradigma historiográfico tradicional.

II. O movimento conhecido por “história vista de baixo” atribui importância decisiva à participação de pessoas comuns quando da reconstituição do passado.

III. Devido à sua aproximação com outras ciências sociais, a Nova História inaugurou uma escrita despreocupada com os problemas de método e de interpretação.

3114 Q517240
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx

Sobre o trabalhismo brasileiro, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. Foi uma política restrita ao Partido Trabalhista Brasileiro, que via na sua prática a saída para a implementação de reformas sociais e econômicas.

II. O trabalhismo, apesar do seu aporte paternalista, correspondeu a um programa de reformas sociais, nacionalistas e desenvolvimentistas.

III. Constituiu-se em uma doutrina cujas características podem ser sintetizadas em um projeto de cidadania bastante específico, no qual se misturaram elementos da social-democracia e do assistencialismo do governo.

3115 Q517238
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx
A Constituição de 1937 fundou uma fase política que ficou conhecida como Estado Novo. Assinale a única opção que reúne duas características políticas do período.
3116 Q517236
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx
O Regime Parlamentarista, que vigorou entre setembro de 1961 e janeiro de 1963, foi a solução encontrada pelos partidos conservadores (UDN e PSD) para impedir que João Goulart assumisse com plenos poderes a Presidência da República. Sobre o parlamentarismo nesse período, assinale a resposta correta.
3117 Q517234
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx
A passagem da monarquia à república envolveu a ação de classes, grupos profissionais e corporações diversificadas que, após um largo período de disputas, fizeram prevalecer a nova forma de governo no Brasil. Analisando o momento histórico em pauta, marque a única opção que contém somente atores sociais ou agentes políticos que contribuíram para a proclamação da forma republicana de governo.
3118 Q517232
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx

Analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.

I. A Constituição brasileira de 1824, esquivando-se do federalismo, estabeleceu o sistema monárquico unitário para o País.

II. A Confederação do Equador, cujo centro de gravidade foi a Província de Pernambuco em 1824, foi um movimento de reação ao processo de centralização comandado por D. Pedro I.

III. A Constituição de 1824, outorgada pelo Imperador, foi facilmente aceita pelas regiões, pois eram frágeis as aspirações localistas naquele contexto político da história brasileira.

3119 Q517230
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx

O Estado português moderno estabeleceu o sistema de sesmarias na América a partir do século XVI. Com base na bibliografia sobre o tema, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

I. A instituição da sesmaria procurou atender àqueles que já tinham a posse da terra na colônia.

II. O Regimento dado pelo Rei D. João III ao primeiro governador geral determinou que a concessão de sesmarias nas margens dos rios deveria ser feita apenas a pessoas que possuíssem recursos para construir engenhos.

III. A concessão de sesmaria não podia ser revogada, independente do aproveitamento das terras pelos sesmeiros.

3120 Q517228
História
Ano: 2013
Banca: EsPCEx
A transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808 teve efeitos imediatos importantes no cenário do Império como um todo e no contexto particular da colônia. Assinale a única opção que contém dois desses efeitos.