História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada
A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de enormes proporções, ocorrido entre 1914 e 1918, que envolveu quase todo o continente europeu e várias outras regiões do mundo. Sobre esse conflito é correto afirmar que
História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada
Nas décadas finais do Séc XX, a União Soviética passou por uma série de transformações que levaram ao fim do socialismo. Essas mudanças foram marcadas por:
História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a sequência correta.

História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada

Sobre o Egito Antigo, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.

I. Mesmo no período conhecido por pré-história, o Egito já possuía uma civilização desenvolvida.

II. Achados arqueológicos no vale do Nilo mostram que já existia agricultura antes mesmo do sexto milênio a.C.

III. Os achados arqueológicos apontam que em fins do IV milênio a. C já se observava uma estratificação social que deu origem ao Estado egípcio.

História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada
Sobre a Mesopotâmia, é correto afirmar que:
História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada
Durante muito tempo, a unificação egípcia em um único Estado foi explicada pelos estudiosos em função de um fator natural. Assinale a opção que contém essa explicação.
História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada

Sobre as cidades-Estados gregas, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.

I. O surgimento da polis decorreu do aumento demográfico, fator que causou uma rápida urbanização.

I. As cidades-Estados não se formaram em toda a Grécia Antiga.

III. No fim da época arcaica, Esparta já havia abolido todas as aldeias rurais, pois elas representavam um entrave ao desenvolvimento das cidades- Estados.

História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada
Foi uma característica do Principado Romano:
História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada

Sobre as estruturas sociais dos últimos séculos do Império Romano, analise as afirmativas e assinale a resposta correta:

I. O patrocinium constituía-se em um laço de dependência entre um camponês e um grande proprietário, mediante a entrega de terras camponesas para um latifundiário que arcasse com os tributos.

II. A aristocracia senatorial teve o seu poder reduzido a partir das reformas de Diocleciano (284-305), posteriormente reiteradas por Constantino (306- 337).

III. Os trabalhadores livres urbanos tiveram o direito à vitaliciedade e hereditariedade de suas funções cassadas pelo Estado que, assim, liberavaos para o trabalho no campo.

10 Q630305
História
Ano: 2011
Banca: Banca não informada

Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I. As Cruzadas, inseridas no processo de reformas gregorianas, tiveram como um dos seus objetivos mais destacados, o fortalecimento do poder da Igreja sobre a cristandade.

II. O movimento cruzadista objetivava submeter infiéis, cismáticos e hereges ao poder da Igreja.

III. Nos séculos finais da Idade Média, o poder da Igreja limitava-se ao julgamento dos clérigos, pois a sua autoridade não se estendia à população civil.