Questões sobre História e Geografia do Estado de São Paulo

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História e Geografia do Estado de São Paulo

“[...] o início do processo de descentralização de matrículas do ensino fundamental no Estado de São Paulo é diferente daquele de outras Unidades da Federação, principalmente as localizadas nas regiões Norte e Nordeste, que começaram, mais de uma década antes, a transferir matrículas do nível estadual para o municipal. O estado permanece como um dos menos municipalizados do País, mesmo que algumas ações no sentido de compartilhar, ou simplesmente transferir, responsabilidades relacionadas à educação já tivessem sido implementadas antes de 1995. Um dos aspectos que não se discute em relação à transferência de matrículas do estado para os municípios no Estado de São Paulo é o de que ela teve efetivamente início político, ideológico e operacional na gestão Mário Covas [...].”
Fonte (adaptada): BECSKEHÁZY, Ilona. Gestão local e indicadores de qualidade. In: Barjas Negri; Haroldo Gama Torres; Maria Helena Guimarães de Castro. (Org.). A Educação Básica no Estado de São Paulo: avanços e desafios. 1ªed.São Paulo: Seade/FDE, 2014, p. 279.
Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA. 

A respeito da contribuição dos estudos históricos escolares para as finalidades educacionais e culturais do Currículo da Cidade de São Paulo, analise as afirmativas a seguir.
I. Consolidar vínculos identitários nacionais, permitindo o reconhecimento do pertencimento a um coletivo marcado por aspectos linguísticos, étnicos e culturais comuns.
II. Investigar quais entendimentos são necessários para dimensionar as questões contemporâneas em perspectivas históricas.
III. Identificar problemas enfrentados pela sociedade na atualidade e no passado e intervir na organização da sociedade em que se vive, na perspectiva de sua diversidade.
Está correto o que se afirma em

Com o objetivo de promover um debate acerca das transformações urbanas da Cidade de São Paulo no passado e no presente, o docente disponibiliza dois documentos aos estudantes.
I. “Fiquei sem o terreiro da escola / Já não posso mais sambar / Sambista sem o Largo da Banana / A Barra Funda vai parar Surgiu um viaduto, é progresso / Eu não posso protestar / Adeus, berço do samba / Eu vou-me embora / Vou sambar noutro lugar”. Geraldo Filme, “Vou sambar noutro lugar” (1974).
II. Imagem associada para resolução da questão
                             Cartaz do movimento “Estação Saracura/Vai-Vai” (2022).
Assinale a afirmativa que avalia corretamente a estratégia pedagógica do docente, considerando o uso das fontes em função do objetivo da aula. 

No que diz respeito à temática do cartograma e de seus desdobramentos naturais e sociais, julgue o item.


Os milhares de pontos de altíssimo risco de desastre e o fato de o Brasil ter milhões de pessoas morando nessas áreas, que não são devidamente assisti das, são alguns dos motivos de o ocorrido no litoral paulista ser noticiado como tragédia iminente.



Internet: <www.bbc.com>.



No que diz respeito à temática do cartograma e de seus desdobramentos naturais e sociais, julgue o item.


A principal e única causa das dezenas de mortos no litoral de São Paulo foi o fato de a quantidade de chuvas ocorridas na região ter sido mais que o triplo em relação aos índices pluviométricos registrados nas últimas décadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis