1831 Q922719
Geografia Geografia Política
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A ONU (Organização das Nações Unidas) é constituída de vários órgãos, entre os quais seis são considerados principais: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Administração Fiduciária, Corte Internacional de Justiça e Secretaria Geral. Acerca do Conselho de Segurança da ONU, analise as assertivas a seguir:
I. O Conselho de Segurança é um dos mais importantes órgãos da ONU, uma vez que suas decisões, como o embargo econômico ou o envio de tropas de paz, podem atingir todos os seus países membros. II. Atualmente são dezesseis os integrantes do Conselho de Segurança. Dez são membros rotativos, escolhidos em votação na Assembleia Geral e seis são membros permanentes e com poder de veto nas decisões tomadas no Conselho. III. O Brasil pleiteia há m...
1832 Q922717
Geografia Geologia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
A porção da Terra com porções fluidas e quentes que promovem a movimentação das placas tectônicas é denominada:
1833 Q922716
Geografia Astronomia
Ano: 2023
Banca: FUNDATEC
Analise as assertivas a seguir:
I. O movimento de precessão da Terra faz com que as referências para norte e sul geográficas sofram alterações. II. Os movimentos de rotação da Lua combinados com sua tradução ao redor da Terra fazem com que ela tenha sempre a mesma face voltada para a Terra. III. Devido à força de Coriolis, a curvatura na trajetória do ar em curvatura no hemisfério norte se dá para a direita e no hemisfério sul ocorre para a esquerda.
Quais estão corretos?
1834 Q922655
Geografia Urbanização Noções Gerais de Urbanização
Ano: 2023
Banca: CETREDE
As ilhas de calor são consideradas microclimas urbanos formadas pela aglomeração de construções nas grandes cidades, que ocasiona a retenção de calor quando comparada com o ambiente de regiões periféricas, como cidades menores e zonas rurais.
A afirmativa está
1835 Q922651
Geografia Geografia Física Hidrografia
Ano: 2023
Banca: CETREDE
Considerada a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira, estamos falando da Bacia
1836 Q922650
Geografia Amazônia
Ano: 2023
Banca: CETREDE
A Floresta Amazônica é uma das principais formações de floresta do mundo e enfrenta diversos problemas ambientais em razão do avanço das atividades humanas, especialmente a agropecuária e a mineração.
A Amazônia Legal, por sua vez
1837 Q922648
Geografia Meio Ambiente na Geografia Impactos e soluções no meio urbano
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Ao longo dos anos, inúmeras cidades brasileiras cresceram rapidamente e sem planejamento adequado, o que levou ao mau uso, à degradação e à redução das áreas verdes. Essa situação contribui diretamente para acentuar os seguintes problemas urbanos:
I. Alagamentos e enchentes. II. Deslizamentos de terra. III. Proliferação de pragas, como roedores e insetos.
Está(ão) CORRETO(S): 
1838 Q922573
Geografia Cartografia Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Com o objetivo de fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar especialmente a região amazônica, o ________ é o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação, junto com o CBERS-4 e o CBERS-4A. 
1839 Q922572
Geografia Geografia Física Vegetação
Ano: 2023
Banca: OBJETIVA
Considerando-se os biomas brasileiros e suas características, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Bioma Caatinga. (2) Bioma Cerrado. (3) Bioma Mata Atlântica.

(_) Predominância de clima tropical sazonal, duas estações bem definidas (uma chuvosa e a outra seca).
(_) Clima semiárido, vegetação adaptada para suporte aos longos períodos de seca.
(_) Distribuição ao longo da faixa litorânea, de sul a norte do país.
(_) Segundo maior bioma em extensão territorial. 
1840 Q922563
Geografia Geografia Física Hidrografia
Ano: 2023
Banca: CETREDE
Recurso hídrico, por sua vez, é toda água proveniente da superfície ou subsuperfície da Terra, e que pode ser empregada em um determinado uso ou atividade, podendo também passar a ser um bem econômico. Assinale a alternativa que NÃO se refere a um recurso hídrico superficial.