4441 Q764485
Geografia
Ano: 2018
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Observe o climograma a seguir.

 “Predomina nos planaltos e serras do Sudeste. É o clima das áreas com altitude acima de 1.000 m, que abrange o Sul de Minas Gerais e do Espírito Santo e partes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Neste clima verificam estações bem definidas, marcadas por um verão ameno e chuvoso e inverno frio e seco.” O clima descrito é:

4442 Q764484
Geografia
Ano: 2018
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

As massas de ar de maior extensão e influência nos diversos tipos de clima recebem os nomes associados aos ambientes em que se formaram. Na América do Sul atuam as seguintes massas de ar: Polar Atlântica e Polar Pacífica; Tropical Continental; Tropical Atlântica e Equatorial Pacífica; e, Equatorial Continental. Relacione as massas de ar às suas respectivas características.

1. Polar Atlântica e Polar Pacífica.

2. Tropical Continental.

3. Tropical Atlântica e Equatorial Pacífica.

4. Equatorial Continental.

( ) Quente e úmida, forma-se sobre a região da Amazônia.

( ) Frias, originam-se sobre as geleiras da Antártida e do Oceano Glacial Antártico.

( ) Quentes e úmidas, originam-se sobre os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamen...

4443 Q764483
Geografia
Ano: 2018
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Analise as afirmações que tratam sobre o efeito estufa.

I. É o processo que só ocorre devido a ações do homem em relação ao uso de combustíveis fósseis e que provoca acúmulo de CO2 na atmosfera, levando ao aumento da temperatura média do planeta. Estudos comprovam que a intensificação do efeito estufa tem afetado a vida de diversos organismos no planeta.

II. O aumento do efeito estufa tem levado a uma aceleração do ciclo hidrológico em nosso planeta e, como resultado desse processo natural, fenômenos climáticos e meteorológicos extremos se tornaram mais frequentes nas últimas décadas.

Baseado no consenso da maior parte da comunidade científica é correto afirmar que:

4444 Q764482
Geografia
Ano: 2018
Banca: EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias
Pela classificação climática de Koppen, o tipo climático principal “temperado” é representado pela:
4445 Q764481
Geografia
Ano: 2018
Banca: Banca não informada

Diariamente, os telejornais e os jornais, em seus serviços de previsão do tempo, mostram imagens de satélites onde se veem as posições das frentes frias e quentes e das áreas de instabilidade, acompanhadas de informações de interesse meteorológico. A cada dia a situação muda, e mesmo dentro de um mesmo período de 24 horas podem ocorrer alterações significativas, exigindo uma observação permanente para entender e, se possível, prever a variação dos elementos que compõem o complicado mecanismo do clima. São elementos constitutivos do clima:

I - Temperatura.

II - Umidade.

III - Pressão atmosférica.

IV - Maritimidade.

Estão CORRETOS:

4446 Q764480
Geografia
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
A morfoestrutura e a morfoescultura do Ceará são reflexos da morfogênese e da morfodinâmica geológica e geomorfológica do Nordeste. Esses elementos são bem importantes para os estudos e diagnósticos geoambientais integrados. Considerando a compartimentação topográfica do Estado do Ceará, assinale a opção cujas unidades apresentadas NÃO servem de interpretação de paisagens.
4447 Q764479
Geografia
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Acerca das características regionais e da produção do espaço no Ceará, é verdadeiro dizer que
4448 Q764478
Geografia
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Sobre sistemas de projeção cartográfica é correto afirmar que
4449 Q764477
Geografia
Ano: 2018
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Observe o tipo de representação a seguir.

Trata-se de:

4450 Q764476
Geografia
Ano: 2018
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

O professor de Geografia solicitou que um dos alunos fosse ao quadro para resolver duas questões de escala.

Com base na análise dos exercícios de escala, assinale a alternativa correta.