3401 Q588079
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

“A crise da Geografia clássica coincidiu com uma grande rediscussão do conceito de região. Aos poucos, o estabelecimento de regiões passa a ser uma técnica da geografia e não mais um produto final do trabalho de pesquisa. Ganha então relevo uma abordagem conhecida como análise regional, de inspiração neoclássica, que enfatiza os estudos das chamadas regiões funcionais.”

(Adaptado de: GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. Em: CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.)

Para estudar as regiões funcionais, a partir da perspectiva da análise regional, é necessário considerar

3402 Q588078
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

“Seu projeto de transformação da epistemologia geográfica envolvia a assimilação da lógica formal positivista, enaltecendo assim o rigor do modelo científico das ciências físicas e a expressão exata da linguagem matemática, erigida como a linguagem universal da ciência. O método hipotético-dedutivo adotado sobrepõe a hipótese (a teoria) ao empírico, estabelecendo-a como ponto de partida (e de chegada!) no processo de conhecimento.” (HAESBAERT, R. (Org.) Territórios Alternativos. São Paulo: Contexto, 2011.)

Assinale a corrente do pensamento geográfico que condiz com o projeto epistemológico da Geografia descrito no fragmento acima.

3403 Q588077
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

O gráfico a seguir apresenta as pirâmides etárias dos migrantes da Região Sudeste do Brasil de 2000 e 2010. Nele, é possível observar o aumento da proporção de

3404 Q588076
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Com relação aos efeitos da difusão das redes de telecomunicações e da intensificação dos fluxos de informação na dinâmica territorial brasileira, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir.

I. Alguns centros urbanos que extraíam sua força dos laços de proximidade geográfica foram marginalizados.

II. A comunicação entre parceiros econômicos por meio das novas redes foi acompanhada de seletividades espacial.

III. As diferentes regiões do país se tornaram mais homogêneas quanto ao seu conteúdo e às suas vantagens locacionais.

Assinale:

3405 Q588075
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Mesmo passados mais de 120 anos da sanção da Lei Áurea, decisões de organismos governamentais, para atender às demandas territoriais no país, são conflitantes e mesmo contraditórias, como no caso dos quilombos. Com relação ao trecho acima, analise as afirmativas a seguir.

I. Há um deliberado “esquecimento” das comunidades e dos territórios derivados de antigos quilombos, sítio geográfico estratégico onde se agrupavam pessoas de origem africana.

II. A situação dos quilombos contemporâneos, apesar das disposições constitucionais de 1988, tem sido tratada com ações episódicas e fragmentárias.

III. Os quilombos são associados a algo do passado, como se não fizessem parte da vida nacional contemporânea.

Está correto o que se afirma em

3406 Q588074
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
A área mínima necessária para a garantia de um metro de canal de escoamento em uma bacia hidrográfica é
3407 Q588073
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Leia a seguinte notícia.

O problema relatado está relacionado com:

3408 Q588072
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Especialmente em áreas urbanas, os movimentos de massa são responsáveis por sérios prejuízos materiais e de vida à população e, por esse motivo, estes constituem objetos de estudos de grande interesse para pesquisadores e gestores. O Brasil, por suas condições climáticas e geomorfológicas, está sujeito a esses danos. Em razão da relevância dos movimentos de massa no planejamento urbano, é correto afirmar:
3409 Q588071
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

A figura a seguir ilustra uma comparação do escoamento superficial entre os sistemas de floresta e pastagem para o período de agosto de 1988 a fevereiro de 1992 na região do Apiaú, Roraima, Brasil.

Com base na análise do gráfico e no conhecimento a respeito do impacto do uso da terra e da cobertura vegetal no escoamento superficial, é correto afirmar que

3410 Q588070
Geografia
Ano: 2016
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Uma Unidade de Conservação está sendo planejada nos arredores de uma área intensamente ocupada. É correto afirmar que, tendo em vista a finalidade de minimizar os impactos negativos do entorno sobre a unidade,