391 Q508074
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Observe a charge e considere as afirmações abaixo.

I. A formação de espaços de exclusão social são típicos das grandes cidades do mundo subdesenvolvido, não existindo nos países centrais.
II. As barreiras existentes entre riqueza e pobreza nas cidades nem sempre são materialmente visíveis, mas nem por isso deixam de separar as classes sociais.
III. A urbanização acelerada cria espaços aparentemente distintos, mas que se combinam em um todo coerente para uma sociedade capitalista.

É correto o que se afirma APENAS em

392 Q508046
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Esta visão do processo de urbanização é compatível com

393 Q507647
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Segundo Cavalcanti (1998) o conceito de região: é proposto como tema de estudo em vários programas curriculares e livros didáticos de ensino fundamental. Para a Geografia Crítica, o conceito de região

394 Q507172
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Calcula-se que a poluição tenha provocado um crescimento do teor de gás carbônico (ou dióxido de carbono) na atmosfera da ordem de 25% entre 1830 e 2000. Hoje em dia esse aumento é de aproximadamente 0,1% ou 0,2% ao ano.

De acordo com o texto, identifique a afirmação INCORRETA.

395 Q507170
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Observe o mapa para responder à questão que apresenta áreas com problemas ambientais e relacione-os com os itens a seguir.

Relacione as áreas assinaladas no mapa com a ocorrência dos problemas ambientais a seguir.

I. Ocorrência de chuva ácida.

II. Ocorrência de acidentes com petróleo.

III. Áreas em processo de desertificação.

IV. Desmatamento da floresta tropical.

V. Vazamento de petróleo

Indique a seqüência correta da relação de ocorrência com as áreas assinaladas no mapa.

396 Q506254
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

O texto descreve:

397 Q506252
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A mais recente classificação do relevo brasileiro, proposta por Ross (1989), apresenta três tipos de unidades geomorfológicas: os planaltos, as depressões e as planícies, cada uma delas subdividida em unidades menores. Trata-se de uma classificação que introduz um critério que, nas classificações anteriores, não havia sido considerado ou não tinha um papel relevante. Esse critério é

398 Q506166
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A falta de planejamento na construção de rodovias na região Amazônica do Brasil levou a uma estrutura caótica de ocupação de áreas agropecuárias em todas as partes; loteamentos sob o título de projetos de colonização; empirismo e desajuste no manejo dos espaços desmatados ou queimados; desconhecimento da conseqüência ecológica dos solos e atividades agrárias; invasões de terra indígenas entre outros.

Na tentativa de redirecionar esse processo deveriam ser adotadas precauções e medidas tais como:

399 Q505998
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Observe a figura para responder a questão.

400 Q505908
Geografia
Ano: 2007
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A cada ano, a energia do Sol faz com que um volume de aproximadamente 500.000 km3 de água evapore, especialmente dos oceanos, mas também de outros corpos de água como rios e lagos. Essa água retorna para os continentes e as ilhas, ou para os oceanos, sob a forma de precipitações, chuva ou neve. Os continentes e ilhas têm um saldo positivo nesse processo. Estima-se que eles "retiram" dos oceanos perto de 40.000 km3 por ano. É esse saldo que alimenta as nascentes dos rios, recarrega os depósitos subterrâneos e depois retorna aos oceanos pelo deságüe dos rios.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. A evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.

II. A v...