Assinale a alternativa que possui um fonema com as seguintes características: Ponto de articulação: Linguovelar/ Modo de articulação: Plosivo/ Saída de ar pela boca: Oral/ Traço de Sonoridade: Surdo.
A respiração que melhor permite que o ar contribua para a manutenção da temperatura corporal é:
A possível presença de úvula bífida e qualidade vocal predominantemente nasal são características de:
É a mais comum das alterações vocais, com qualidade vocal do tipo ruidosa:
Lesões na orelha interna são características de perdas auditivas do tipo:
É resultante da falta de fusão dos processos palatinos entre si e com o septo nasal a fissura:
São causas de desequilíbrio da articulação têmporo mandibular (ATM), todas as abaixo, exceto:
Em relação à gagueira, analise as proposições a seguir:
1. A fluência refere-se ao fluxo contínuo e suave de produção da fala.
2. A gagueira pode ser definida pelas rupturas involuntárias do fluxo da fala.
3. São características da gagueira: repetições de sons e de sílabas, prolongamento de sons, bloqueios, pausas extensas e intrusões nas palavras.
4. A gagueira neurogênica ocorre em decorrência de um dano cerebral de origem vascular ou traumática, e acomete falantes já disfluentes.
Está (ão) correta (s):
Mãe chega ao consultório fonoaudiológico com seu filho de 3anos de idade. A queixa é “troca de letras na fala”. A criança éfilho único, faz uso de mamadeira e de chupeta, e tem história de otites de repetição. Após uma conversa espontânea percebese a falta de domínio dos fonemas “S” e “R” em final de sílabas, “rr”, “lh” e ausência de encontro consonantal (Ex: “pr”, “br”, “cr”, “pl”, “gl” etc).
Esta criança receberá como hipótese diagnóstica:
Em relação à afasia, analise as seguintes afirmações:
1. É uma alteração da comunicação adquirida em conseqüência de lesão neurológica (geralmente, AVC), de déficits sensoriais, intelectuais e psiquiátricos.
2. Pode ser classificada, conforme visão anatomoclínica, em: Broca, Wernick, condução e transcorticais motor e sensorial.
3. As alterações da linguagem oral podem vir acompanhadas de alterações da leitura e da escrita.
4. O tempo decorrido e a evolução do quadro não interferem em sua apresentação.
Está (ão) incorreta (s):