2431 Q631828
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)

Os estágios da deglutição são divididos em 4 fases que se subdividem em voluntária e involuntária. Relacione as fases e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Voluntária.

2. Involuntária.

( ) Preparatória Oral.

( ) Oral.

( ) Faríngea.

( ) Esofágica.

2432 Q631827
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP)
Assinale a alternativa em que NÃO há correspondência do tipo de voz com a impressão transmitida pela mesma.
2433 Q631826
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

A Triagem auditiva neonatal universal (TANU) é um direito do recém-nascido, garantido pela Lei Federal nº 12.303 desde 2010. É uma estratégia que deve ser realizada em todos os recém-nascidos para a identificação daqueles com grande possibilidade de terem nascido com uma deficiência auditiva. Em relação à triagem auditiva neonatal, analise as afirmativas a seguir:

I. O procedimento de triagem deve ser aceitável, confiável, seguro, válido e eficaz.

II. Recomenda-se usar métodos eletrofisiológicos, tais como Emissões Otoacústicas Evocadas por Transientes (EOAET) e Pontencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).

III. Deve ser realizada na Alta Hospitalar, para identificar a perda auditiva antes de completar um ano de idade para iniciar a interv...

2434 Q631825
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

A eficácia do diagnóstico da perda auditiva infantil depende da competência da equipe multiprofissional, do uso de protocolos e procedimentos adequados para cada criança, respeitando o nível de linguagem e de comportamento de cada uma. Relacione os procedimentos abaixo indicados às características descritas em seguida:

1- Audiometria de respostas comportamentais

2- Audiometria de reforço visual

3- Audiometria lúdica

A grande importância desse procedimento é a possibilidade de observar o desenvolvimento da função auditiva que demonstra a maturação das vias auditivas.

É um procedimento possível de ser aplicado em crianças a partir de dois anos de idade, por meio de condicionamento com brinquedo de encaixe.

Permite, a partir do qu...

2435 Q631824
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Uma mulher de 35 anos apresenta queixa de dificuldade de ouvir. Realizou a audiometria tonal liminar que apresentou resultado indicando perda auditiva condutiva em grau moderado bilateralmente. A mulher apresenta história familiar de perda auditiva e sua queixa apareceu após o nascimento de sua filha. Diante desse caso, a hipótese etiológica e o resultado esperado da imitanciometria são:
2436 Q631823
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
As estruturas da orelha que possuem propriedades acústicas que ampliam o efeito da “sombra sonora” da cabeça e realçam a sensitividade para determinados sons são:
2437 Q631822
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Souza (1998) classifica a Paralisia Facial (PC) de acordo com as alterações motoras apresentadas pelo sujeito. Relacione os tipos de PC às suas características.

1 – Espástica

2 – Extrapiramidal

3 – Atáxica

Apresenta incoordenação motora de origem cerebelar e é um quadro raro em PC.

Apresenta lesão nos núcleos da base, o que é evidenciado pela presença de movimentos involuntários.

Apresenta tônus muscular aumentado, o aparecimento de deformidades é frequente e é o quadro mais comum em PC.

Essas características referem-se respectivamente a:

2438 Q631821
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Os pacientes com doenças neuromusculares, de uma forma geral, apresentam a fraqueza muscular como uma queixa comum, porém sua evolução, características clínicas e gravidade estão relacionadas ao sítio topográfico lesado da unidade motora. Considerando a Síndrome de Guillain-Barré (SGB), analise as afirmativas a seguir:

I. A SGB é um processo inflamatório desmielinizante das raízes e dos nervos periféricos caracterizado por fraqueza muscular simétrica, rapidamente progressiva.

II. A fraqueza respiratória é a complicação mais grave na fase aguda da síndrome e requer ventilação mecânica em aproximadamente 33% dos casos.

III. Durante o atendimento terapêutico, o paciente deve ser monitorado com a oximetria de pulso e a gasometria.

Assinale:

2439 Q631820
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)
Uma criança de 10 anos sem alteração de inteligência com baixo desempenho escolar, apresenta as seguintes manifestações: dificuldades em decodificar palavras isoladas; déficit no componente fonológico que se apresentam de maneira inesperada em relação à idade e às outras habilidades cognitivas e acadêmicas. Trata-se de um caso de:
2440 Q631819
Fonoaudiologia
Ano: 2017
Banca: FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

As habilidades perceptivas dos bebês são mais apuradas do que os pais acreditam e melhores do que a maioria dos médicos e psicólogos acreditavam há anos atrás. Avalie se um bebê recém-nascido, apresenta as seguintes capacidades:

I. Focalizar os olhos no mesmo local, sendo a distância de 24 cm a melhor distância.

II. Ouvir sons da voz humana, sendo a da mãe a primeira a ser reconhecida.

III. Sentir os quatro gostos básicos (doce, azedo, amargo e salgado).

Assinale: